10 dicas de gestão de produtos para a sua startup
Construir uma Startup não é uma tarefa fácil. Desenvolver um produto e um modelo de negócio que permita com que ela se torne lucrativa é ainda mais difícil.
O ambiente de uma Startup é caótico, com muitas mudanças acontecendo a todo momento, seja porque algo deu muito certo ou muito errado. Muitas vezes, nesse turbilhão todo, algumas coisas importantes ficam de lado, mas um erro que você não quer cometer é esquecer de gerenciar o seu produto!
O que é Gestão de Produtos?
Resumidamente, gerenciar um produto (no nosso caso, normalmente um produto digital) significa cuidar de todo o ciclo de vida dele, desde o seu nascimento até a sua morte. Garantido que durante a sua existência você terá um produto que atenda as necessidades de negócio da sua Startup e que ele realmente resolva os problemas do seu cliente final. Idealmente, proporcionando uma boa experiência de uso para o seus usuários durante este processo.
O responsável por gerir um produto é o Product Manager, ou Gerente de Produto. O PM, no ínicio de uma startup, pode ser um chapéu do CEO, CTO, um desenvolvedor mais experiente, um designer e por aí vai. Quem irá colocar esse chapéu, no ínicio, não é o mais importante, o importante é alguém ter esse chapéu! Não definir, desde cedo, quem é o responsável por gerir o seu produto pode ser um grande erro. É a velha máxima de que um “cachorro com dois donos morre de fome”. Alguém tem que ser responsável por de fato gerenciar o produto e ter a autonomia necessária para tomar as decisões difíceis quando o momento chegar.
No futuro, quando a sua Startup crescer, a função de gerenciar o seu produto deve, idealmente, deixar de ser um chapéu e passar a ter um Product Manager dedicado na sua empresa, alguém que estará o tempo todo pensando no seu produto e gerindo todo o seu ciclo de vida. Mas, até lá, é importante que você, ou alguém na sua startup, entenda minimamente como gerir um produto adequadamente. Pensando nisso, eu deixo aqui 10 dicas para você gerenciar o seu produto:
1. Defina uma visão
O primeiro passo para gerir um produto, e ter um embasamento mínimo para tomar as decisões necessárias, é saber muito bem qual é a visão de futuro do seu produto, ou seja: o que você quer que ele seja quando crescer? Para responder essa pergunta será necessário garantir o alinhamento da visão do seu produto com a estratégia de negócio da sua startup. Além disso você vai precisar de muita pesquisa sobre o negócio onde você está inserido, o seu mercado e a sua concorrência, entre tantas outras coisas. Mas sem uma visão clara do seu produto, todos os esforços daqui em diante estarão sendo criados sobre uma fundação que pode desmoronar a qualquer momento.
2. Saiba dizer “Não”
Um Product Manager poderia ser chamado também de “No” Manager, de tantos “Nãos” que ele precisa dizer ao longo do tempo. Esse “Não” pode ser para adicionar uma nova funcionalidade, alterar um comportamento, customizar determinada parte do produto, focar em determinado mercado e por aí vai. Dizer “Sim” para qualquer uma dessas situações é muito caro, ainda mais em uma startup, onde os recursos (dinheiro, pessoas, tempo, etc) normalmente são bem limitados. Nesse ambiente, uma decisão ruim pode facilmente te colocar em uma situação complicada. Esse é um dos motivos pelos quais você precisa que alguém assuma formalmente as rédeas do produto, para saber o momento certo de dizer “Sim” ou “Não”.
3. Tenha foco no sucesso do seu cliente
Poucas coisas são tão essenciais em uma empresa quanto clientes. Você pode ficar sem escritório, sem funcionários, sem sócios e até sem dinheiro… tudo isso é extremamente complicado, eu sei. Mas sem cliente, meu amigo… vai dar caca! O seu cliente é a sua razão de existir e você tem que lembrar disso todos os dias! Dito isso, nada mais justo que o seu produto reflita esse pensamento. Você precisa realmente ajudar os seus clientes a terem sucesso através do seu produto. A única coisa que realmente vai fazer você manter o seus clientes atuais e conseguir novos clientes é o sucesso deles! Seja obcecado por isso!
4. Tudo é sobre problemas
Gerentes de Produto são Problem Solvers, eles vivem de resolver problemas. Se a sua startup e o seu produto não tem problemas para serem resolvidos o seu PM vai morrer de fome, literalmente. Mas se o seu produto não tem problema, a sua startup com certeza tem! Como eu citei no item anterior o seu mantra deve ser fazer o seu cliente ter sucesso e para o seu cliente ter sucesso você precisa resolver, pelo menos, um problema pra ele… e esse tem que ser o seu foco. Toda nova funcionalidade do seu produto, toda alteração de comportamento e etc tem que ter um problema por trás. Se você for fazer uma alteração no seu produto e essa alteração não estiver resolvendo um problema real, pare! Você provavelmente está fazendo algo muito errado!
5. Benchmark, alguém já resolveu os seus problemas antes
Agora que você já entendeu que para entregar sucesso para o seu cliente você precisa resolver problemas reais vem a pergunta: como resolver esses problemas? A minha dica é: Benchmark! Exceto pela raríssima situação onde você está construindo um negócio extremamente inovador e sem nenhum paralelo com algo atualmente existente, todos os seus problemas já foram resolvidos por alguém antes, e isso é um fato! Oras, se alguém já resolveu os mesmos problemas que você tem, porque não estudar como eles foram resolvidos? Pois é, por que não?
Não estou dizendo que você não deva ficar quebrando a cabeça para pensar em soluções diferentes, fazer brainstormings e etc… mas não fazer benchmark e olhar como a sua concorrência está resolvendo os seus problemas pode fazer você perder muito tempo! Uma vez que você tenha o seu benchmark, aí sim é o momento de pensar em como adaptar as soluções que você encontrou ao seu negócio e, preferencialmente, em como fazer melhor do que a sua concorrência! Qualquer solução que você defina antes disso vai fazer com que você corra um sério risco de falhar espetacularmente!
6. MVP, teste, teste e teste
Como já citado algumas vezes nos itens anteriores, você, como Product Manager, precisa garantir que está tomando as melhores decisões para o seu produto. No entanto, isso não quer dizer que você vai estar sempre certo, afinal, somos humanos! Então, no fundo, o seu papel é mitigar os riscos ao máximo e só tem uma maneira de fazer isso: aprendendo constantemente!
Se você fez o seu dever de casa, definindo corretamente a visão do seu produto, identificando claramente qual o problema precisa ser resolvido e feito um bom benchmark de como os outros produtos estão resolvendo os problemas semelhantes ao seu, com certeza você já começou a desenhar na sua cabeça uma solução para esse problema. Ai você me pergunta: então agora já posso desenvolver essa solução no meu produto? E eu te respondo: Não, cara pálida! Agora é a hora de você testar e validar a sua hipótese de solução. E a melhor maneira de fazer isso é através do nosso bom e velho amigo MVP!
E lembre-se, um MVP é muito mais um processo do que um produto propriamente dito, isso quer dizer que o seu objetivo é aprender com esse processo e não entregar um mini produto perfeito! Se tudo correr bem com o seu MVP e você realmente conseguir comprovar as suas hipóteses com ele, aí sim, está na hora de você desenvolver esta solução no seu produto!
7. Entregue uma experiência completa
Quando você chegar nesse ponto isso significa que nós vamos finalizar uma fase chamada de Product Discovery para entrar em uma outra fase, chamada de Product Delivery, onde você irá, de fato, desenvolver a solução para o seu problema. Mas mais do que uma solução você precisa entregar uma experiência! Essa experiência passa por aplicar todo o aprendizado que você adquiriu ao longo de todo o processo, para realmente criar uma solução eficaz, mas não só isso.
Neste ponto você precisa se preocupar com a usabilidade da solução que será desenvolvida (supondo que esta solução passa por uma alteração no seu produto), se preocupar também com como o seu usuário vai aprender a utilizar essa solução e como você irá lançar e comunicar essa solução para a sua base de usuários. Ou seja, apenas desenvolver algo e disponibilizar uma atualização no seu produto está longe de ser suficiente. Tenha sempre em mente a ideia de entregar uma experiência completa e nunca se esqueça do seu objetivo maior, que é entregar sucesso para o seu cliente!
8. Educação faz toda a diferença
Usuários são… usuários! E eles levam uma certa fama por isso. Mas se eles não conseguem usar determinada feature corretamente ou se tentam fazer algo que parece não fazer tanto sentido, adivinha só, a culpa é do seu produto e não deles! Você, como Product Manager, tem a obrigação de educar a sua base de usuários para que eles tirem o melhor proveito da feature que você acabou de lançar! Você precisa pensar em todos os cenários possíveis, como vai ser da primeira vez que o usuário entrar nessa feature? Como vai ser na centésima vez? O que ele pode e o que ele não pode fazer? Por que? Enfim… as perguntas a serem respondidas são inúmeras.
O ponto central aqui é: não esqueça de educar a sua base! Você pode fazer isso através de emails de lançamento, cases, central de ajuda e etc, mas, principalmente, através do seu produto! O seu produto precisa ser o mais auto-explicativo possível, mesmo que eventualmente você tenha uma área de Customer Success, Gerentes de Conta, Suporte ou que seja. A responsabilidade de fazer que os seus usuários utilizem o seu produto da melhor forma possível é do seu próprio produto e de ninguém mais!
9. Fale com o seu cliente
Poucas dicas são tão simples e valiosas quanto essa. Falar com o seu cliente é fundamental, mas muita gente falha nesse ponto. Um Product Manager precisa ser a voz do cliente dentro da sua startup. Ele precisa defender as necessidades do cliente, entender como os usuários pensam e, mais uma vez, buscar o sucesso de cada um deles! Para que isso tudo aconteça, falar com o seu cliente constantemente, colher feedbacks e escutar o que eles tem pra dizer é o mínimo que você precisa fazer. Sendo assim, nunca perca uma oportunidade de falar com o seu cliente e, se essas oportunidades não aparecerem, crie elas! Isso fará toda a diferença.
10. Métricas, você não é nada sem elas
Solução lançada! E agora, acabou? Não, só começou! =) Lançar uma nova funcionalidade é só o começo da jornada. Agora é que a brincadeira começa a ficar séria de verdade! Por mais cuidadoso que você tenha sido durante todo o processo de Product Discovery e Product Delivery provavelmente algo lhe escapou ou, no mínimo, pode ser melhorado. Como foi a adoção da sua nova funcionalidade? E a retenção dela, está boa? Você conseguiu entregar sucesso de fato para os seus clientes? A experiência de uso está legal? Para responder essas e tantas outras perguntas só uma coisa pode realmente te ajudar: métricas!
Ter um bom dashboard para acompanhar as métricas de utilização do seu produto é essencial para qualquer Gerente de Produto. É através dessas métricas que você vai conseguir identificar se a sua solução foi eficaz, onde estão os seus problemas e em que parte do produto você precisa prestar mais atenção. É claro que se a sua startup ainda está dando os seus primeiros passos o seu dashboard vai ser muito mais simples, pois seus principais feedbacks são qualitativos e não quantitativos. Mas ainda assim, ter um dashboard logo no início vai fazer bastante diferença, principalmente na medida que você conquistar mais clientes!
Não pare por aqui
Se você chegou até aqui tenho certeza que já entendeu bastante coisa do papel de um Gerente de Produto e porque a sua startup precisa ter um desde o Day 1. Também fica claro que com o passar do tempo essa posição é tão importante e consome tanto tempo que realmente precisa de alguém dedicado para pensar nisso em tempo integral. E até mais do que isso, em organizações maiores você precisa criar um “pensamento de produto” em toda a sua equipe. Por que muitas das atividades que citei anteriormente vão ser executadas por desenvolvedores, designers, QAs e etc.
Se você ainda tem dúvidas sobre o que é e o que faz um bom Product Manager eu recomendo que você leia este post, tenho certeza que vai lhe ajudar a responder várias perguntas. Seja como for, não pare por aqui. Gestão de produtos é algo complexo é que exige bastante estudo, esse post foi uma introdução a este assunto, mas pesquisando sobre esse tema você encontra bastante material de qualidade. Como ponto de partida indico o Mind The Product, o Ship it (Blog de produto da Resultados Digitais) e o meu blog pessoal.
Falando em Resultados Digitais, se você realmente se interessou por esse assunto e gostaria de aprender a gerir um produto de sucesso na prática, estamos com várias vagas para Product Managers abertas na RD! Não tenho dúvidas que você terá uma experiência fora de série! A RD tem hoje um dos times mais maduros de gestão de produtos do Brasil, comparável com qualquer startup do Vale do Silício. Se ainda assim você estiver com dúvidas, fique a vontade para entrar em contato comigo!
Autor: Alexandre Spengler, Product Manager na Resultados Digitais