fbpx

MIDITEC divulga startups aprovadas em processo seletivo

MIDITEC divulga startups aprovadas em processo seletivo

Gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE), incubadora anuncia nomes das oito empresas conscientes e de alto impacto que irão integrar o programa

De um total de 49 empresas inscritas, 15 participaram da banca final e oito foram selecionadas para integrar o time de empresas incubadas do MIDITEC, incubadora de empresas de base tecnológica gerenciada pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE). São elas: Inside the boxKonseliorRoad LabsVibbra e Voltbras, na modalidade residente, e KeepsKm online e Openbox.ai, na categoria de não residentes. A incubadora MIDITEC foi eleita pelo UBI como 5ª melhor do mundo em 2018, e por quatro vezes foi eleita pela Anprotec como a melhor incubadora do Brasil, e registrou faturamento de R$ 270 milhões entre suas incubadas e graduadas em 2018.

Durante quatro meses de duração, o processo seletivo contou com quatro etapas principais: qualificação das propostas, avaliação de especialistas, entrevistas e banca final. Para Natália Ferreira, Gerente de Programas Estratégicos da ACATE, a participação dos consultores e mentores da rede ACATE foi muito importante para o processo. “No total, tivemos 49 empresas inscritas, com grande diversidade de modelos de negócio e áreas de atuação, o que amplia as possibilidades e impõe maiores desafios ao longo do processo de seleção”, afirma Natália.

As etapas do processo seletivo

O processo seletivo para incubação no MIDITEC se deu em quatro grandes etapas. A primeira delas, qualificação das propostas, consistiu na realização de um filtro relacionado ao uso de tecnologia como elemento central do negócio e ao estágio em que se encontravam cada uma das inscritas. No segundo momento, avaliação dos especialistas, foi realizada pela rede de mentores e consultores do MIDITEC uma análise aprofundada das características de cada negócio que, conforme preenchimento de alguns critérios, tinham uma nota atribuída. “Os critérios que adotamos foram: identificação do problema e da proposta de valor; grau de inovação da solução; análise dos concorrentes; tamanho do mercado; modelo de monetização e operação; formação da equipe e estágio de desenvolvimento do produto alinhado ao programa de incubação, a partir dos quais os mentores geraram avaliações e notas finais. Somente as empresas que receberam nota de 7 para cima avançaram para a próxima fase do processo”, acrescenta Natália.

A segunda metade do processo seletivo contou com a participação de apenas 20 empresas, que passaram por entrevistas com duração média de 30 minutos com o objetivo de identificar os perfis dos empreendedores mais alinhados ao programa de incubação e mais engajados com o ecossistema como um todo. “Nesta etapa, foram considerados critérios como a orientação para resultados, a confiança e a cultura de give back presente em cada um dos empreendedores, focando em extrair o máximo possível para entender como eles iriam se adequar ao MIDITEC e sua cultura”, explica Natália. Por último, uma banca avaliadora composta pela rede de mentores e consultores do MIDITEC, pelo Sebrae e pela diretoria executiva da ACATE examinaram algumas características dos modelos de negócio para selecionar os finalistas. “Com todo este processo, gostaríamos de parabenizar as empresas que participaram e também as agora integrantes do MIDITEC”, finaliza Natália.

Conheça um pouco sobre as oito empresas selecionadas:

Konselior: A Konselior é a solução de Data Marketing para negócios de Moda. A startup automatiza e personaliza campanhas de marketing estruturadas a partir de análises de estoque e ciclo de vida de clientes.

Road Labs: A startup tem o objetivo de transformar a infraestrutura brasileira, otimizando o processo gerencial e operacional de grandes infraestruturas com um aplicativo mobile que registra os serviços e fiscaliza as operações em campo.

Vibbra: A Vibbra! é uma plataforma que seleciona profissionais de tecnologia de alto nível, como desenvolvedores web/mobile, designers e product/project managers, e ajuda as empresas na contratação, acompanhamento e pagamento desses talentos no modelo de trabalho remoto.

Voltbras: A Voltbras desenvolveu um aplicativo de gestão de eletropostos que permite ao motorista saber em tempo real onde está o eletroposto mais próximo e sua disponibilidade. Através do celular, é possível utilizar o equipamento, reservar e faturar a energia consumida via cartão de crédito.

Inside the box: A Inside the Box nasceu com o objetivo de melhorar as relações entre indústrias e lojas multimarcas dos mais diferentes segmentos. A plataforma promove aumento de engajamento entre o vendedor da loja multimarcas e a indústria de maneira escalável. Através dela, de maneira rápida a indústria consegue lançar ações para os vendedores da sua cadeia de multimarcas.

Keeps: O Keeps Learn é uma plataforma de aprendizagem orientada por Inteligência Artificial e com ênfase em gamificação, visando melhorar a eficiência e retenção de conhecimento. A startup atua como uma ferramenta que irá garantir o ROI sobre os investimento em T&D.

Km online: Km Online tem por objetivo simplificar o processo de prestação de contas e reembolso de quilometragem, por meio de uma plataforma na nuvem, com acesso a qualquer momento, em qualquer lugar.

Openbox.ai: Plataforma 100% online e intuitiva, com alcance nacional. Através da inteligência artificial para a análise de crédito e fraude, a startup tem o objetivo de deixar o processo mais transparente e justo, acarretando em taxas menores. O principal produto é a antecipação de recebíveis para empresas que precisam de capital, mas a empresa também possui outras soluções de crédito que podem fazer a diferença pro seu negócio.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.