Importância da cultura organizacional e seu poder transformador nos negócios
A importância da cultura organizacional e o seu valor foram postos à prova no primeiro semestre deste ano. Investir na criação e no fortalecimento de uma cultura para a empresa se mostrou como uma estratégia fundamental para a resiliência de empresas de diversos portes e setores.
A pandemia de Covid-19 levou CEOs de todo o mundo a buscarem alternativas em tempo recorde para superar as limitações impostas pelo isolamento social. Assim, a transformação digital que em alguns casos demoraria anos para ser efetivada, teve de ser acelerada e decisões duras, porém necessárias, precisaram ser tomadas. Quem tinha DNA forte ou renovou sua cultura nesse período está evoluindo nos negócios mesmo em tempos difíceis.
A importância da cultura organizacional em números
A importância da cultura organizacional não se trata somente de uma opinião da minoria, mas é refletida em alguns estudos recentes realizados.
Uma pesquisa mundial do Institute for Corporate Productivity (i4cp), líder global em pesquisa sobre capital humano, mostrou que 75% dos líderes empresariais viram mudanças positivas na cultura das organizações durante a pandemia e somente 25% tiveram experiência negativa ou inalterada no período.
Outro estudo recente, do National Bureau of Economic Research, aponta que 85% dos CEOs e CFOs globais acreditam que a falta de uma cultura forte leva a comportamentos antiéticos, reforçando que estão atentos a difundir boas práticas e crenças entre seus funcionários para potencializar a imagem das organizações. O mesmo levantamento demonstra que nove em cada 10 CFOs acreditam que melhorar a cultura da empresa agrega valor e aumenta o desempenho dos negócios.
É importante salientar neste caso que nunca é tarde demais para começar! Segundo o próprio i4cp, 51,5% dos CEOs dizem que farão atualizações na cultura no futuro, ou seja, detectaram a importância e querem usufruir dos benefícios.
Com certeza a sua startup está fundamentada em valores e propósitos dos fundadores, que em algum nível são replicados aos colaboradores e ao próprio negócio. Neste caso, a dica é que você sente com seus sócios e organize isso em um documento por escrito, focando naquilo que vocês querem manter como essencial e definindo possíveis caminhos para fazer isso acontecer.
Como a cultura impacta no negócio
Toda ressignificação de cultura tem impacto significativo mesmo em cenários adversos, porque são as pessoas que criam e a mantêm viva na empresa. Se a empresa está estimulando as pessoas a pensarem de uma maneira próspera em relação ao que o negócio é e precisa, é provável que esses comportamentos sejam replicados no dia a dia e haja resultados positivos como um todo.
Nos projetos que lidero com os clientes da Hug, consultoria especializada em cultura, gestão de pessoas e liderança em startups, as renovações de cultura costumam ser pautadas em um diagnóstico organizacional e atividades de interação com as equipes para identificar quais são os ideais da empresa para esse novo ciclo e como colocá-los em prática.
Como elemento neutro e especialista em cultura organizacional, ajudamos as empresas a identificarem onde estão os seus gargalos de cultura, trazemos insights que façam sentido para aquele momento do negócio e tornamos possível estabelecer uma estratégia para medir os impactos dessa nova cultura e torná-la ação permanente ao longo do tempo.
Hoje, 100% dos nossos clientes que tiveram trabalho de cultura realizado perceberam alguns resultados que mostram a importância da cultura organizacional e de seu fortalecimento para o desenvolvimento do negócio. São alguns deles:
- maior engajamento e produtividade do time;
- mais comprometimento;
- mais alinhamento da equipe com relação a visão estratégica do negócio;
- mais alinhamento em relação às lideranças sobre o futuro da empresa;
- estabelecimento de uma comunicação mais clara e objetiva sobre os propósitos da empresa e o que será preciso fazer.
Quero ressaltar aqui que mesmo sem a participação ativa de uma consultoria, estruturar o seu time de gestão de pessoas para avançar com os trabalhos de cultura na empresa pode promover ganhos organizacionais. Tenha sempre em mente a pergunta: “Para onde vamos e o que que vamos fazer para atingir este objetivo?”, e coloque-a em prática diariamente junto ao seu time.
Durante uma semana no mês de outubro foi realizado o Case Startup Summit, maior evento de empreendedorismo da América Latina, e houve debates, entre outros temas, sobre a Cultura como diferencial competitivo, reforçando a importância da cultura organizacional no fortalecimento e crescimento das startups. Para mais conteúdos como este, continue acompanhando o blog do Startup SC e entre em contato com a equipe de especialistas!