Conheça os primeiros passos do relacionamento com os clientes do seu futuro negócio
Para qualquer negócio prosperar é preciso ter um ótimo relacionamento com os clientes. Afinal, são eles que irão pagar pelo seu produto ou serviço, e se forem bem atendidos, recomendarão para outras pessoas.
Além disso, entender a fundo as dores do cliente faz com que você consiga achar o seu nicho de mercado. Esse é um dos primeiros passos para se tornar um futuro empreendedor.
Continue a leitura desse conteúdo para saber mais sobre como ter um relacionamento com os clientes e dessa forma, validar sua ideia para a startup!
Relacionamento com os clientes
Com o avanço das tecnologias, os processos de relacionamento com os clientes sofreram várias alterações. Dentre algumas destas novas configurações do mercado, identifica-se que o consumidor está cada vez mais exigente e crítico. Assim, é preciso ter uma conversa mais personalizada e focada no público-alvo para que realmente chame a atenção.
Isso deve começar pelo entendimento correto sobre as dores do seu cliente. Assim, um dos primeiros passos para tirar uma ideia de startup do papel é investir neste relacionamento desde cedo sabendo quem serão seus potenciais clientes. A partir disso, é preciso identificar suas particularidades, onde se encontram, quais as necessidades que têm e seus desejos.
Quanto mais você conseguir especificar o público-alvo do seu produto ou serviço, melhor será. Dessa forma, você conseguirá direcionar todos os esforços para um nicho de mercado que está interessado e preparado para isso, culminando em resultados positivos.
Assim, a validação de uma startup começa por conhecer o nicho de mercado que você quer atacar e o seu potencial comprador.
Validação da ideia: primeira etapa do relacionamento
Depois de identificar o seu público, é hora de validar a sua ideia junto a ele, iniciando, desde este momento, um relacionamento com os clientes. Só assim você saberá se seu produto ou serviço será aceito, se faz sentido no mercado. Até porque, não adianta querer vender algo se não tiver alguém interessado em comprar.
Na definição da persona, que representa o comprador ideal, deve ter suas dores resolvidas com seu produto ou serviço. Ou seja: saiba escutar o seu cliente. Apenas ele poderá falar o que pensa, o que sente, o que incomoda, etc., e assim você poderá lapidar melhor a ideia, e até seguir caminhos diferentes do que havia imaginado no início. Perguntar e conhecer o seu potencial cliente é o primeiro passo – e o mais objetivo – para desenvolver uma ideia de sucesso.
Para além do relacionamento com os clientes — que ao contrário do que muitos pensam já se inicia, sim, mesmo antes de vender um produto —, é importante que você não se restrinja apenas aos potenciais compradores. Olhe o mercado em geral, alguns concorrentes, peça ajuda de outros empresários de que confia.
Assim, você poderá coletar vários feedbacks sobre sua ideia, e isso é muito fundamental pois permite receber sugestões para melhorar o produto, nas quais você possivelmente nem tinha pensado antes. As críticas construtivas poderão ajudá-lo a diferenciar o seu negócio dos demais.
Além disso, procure mentorias ou programas que te ajudem nesse primeiro contato com o cliente: conheça o Programa Zero Um Startups.
Programa Zero Um Startups
O Programa Zero Um Startups é uma realização do Startup SC em parceria com a 49 Educação. Seu objetivo é auxiliar empreendedores de todo o país a validarem suas ideias, de forma totalmente gratuita e online.
O Programa inicia com a apresentação das definições, características e oportunidades do mercado de startups. No segundo dia, serão apresentados conteúdos sobre os primeiros contatos, criando relacionamento com os clientes, ajudando os empreendedores a identificar suas dores.
Na sequência, seguindo a trajetória natural do desenvolvimento de uma startup, o programa aborda a construção do time e cultura da empresa, a elaboração do Mínimo Produto Viável (MVP) e a construção do aplicativo. Durante o encontro, é possível conversar com outros empreendedores sobre o seu produto, validando antes de lançá-lo. Assim, receberá feedbacks e dicas para melhorar ou ajustar alguns pontos.
Os participantes aprendem sobre a escalabilidade das startups, a partir da metodologia de design de negócios, tendo acesso a talks com profissionais especializados e mentorias. Ou seja, todos os principais pontos para quem está começando. A terceira edição aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de Maio de 2021.
Dessa forma, você terá uma grande ajuda para validar suas ideias e começar um bom relacionamento com os clientes. E assim, iniciar sua carreira de empreendedor. Para mais novidades, acompanhe outros conteúdos no blog do Startup SC!