Marketing de experiência: o que é e qual a importância de aplicá-lo para a sua startup
A aplicação prática do conceito de marketing de experiência poderá trazer um grande potencial para transformar os clientes em fãs da sua marca. Afinal, uma empresa só é lembrada pelo consumidor quando se faz presente, envolve, conta uma história, inspira uma emoção.
Além disso, essa estratégia faz com que o negócio se destaque no mercado. Mas para isso, é preciso planejar como atrair e engajar os clientes.
Continue a leitura deste conteúdo e saiba mais sobre o marketing de experiência e como aplicá-lo na sua startups. E, ainda, conheça mais sobre a Harmo, startup integrante da oitava turma do programa de capacitação Startup SC, que vem ajudando grandes redes de lojas varejistas a conquistar melhores resultados neste campo!
O que é marketing de experiência?
Marketing de experiência é uma estratégia que tem o objetivo de atrair, engajar e fidelizar os clientes através de experiências incríveis, inovadoras e que envolvem o público – emocionalmente e fisicamente. Através deste estímulo à geração de afeto, a marca terá maiores chances de ser lembrada pelos consumidores.
Para isso, é preciso criar ações que despertem o interesse das pessoas, para que elas se identifiquem com os valores da marca, tornando-se fãs. Um ponto muito importante de ser lembrado: esses movimentos devem ser realizados durante toda a jornada de compra do cliente, e não apenas no momento da compra.
Qual a importância do marketing de experiência?
O perfil de consumidor mudou muito nos últimos anos. Esse público está mais conectado, exigente e repleto de ofertas à sua disposição. Além disso, compartilha e tem acesso a opiniões de outras pessoas nas redes sociais e demais canais digitais. Por isso, é necessário monitorar e investir na sua reputação online e conseguir se destacar no mercado.
Empresas que utilizam o marketing de experiência conseguem fortalecer o seu vínculo com os clientes, tornando esse relacionamento mais profundo. Dessa forma, elas encantam as pessoas, ganhando fãs da marca.
E, assim, os consumidores defenderão e indicarão aquela marca para as outras pessoas, trazendo mais clientes. Além de aumentar a visibilidade da sua empresa no mercado, também ajuda no crescimento do faturamento e do engajamento.
Isso faz com que a marca se torne mais valiosa, tanto para o público quanto para o mercado, já que a satisfação do cliente aumentará, junto com a confiança na sua empresa.
Como aplicar?
O marketing de experiência envolve sentimentos, sensações, ações e relacionamentos. É preciso que a sua empresa se envolva na vida dos clientes, fazendo com que eles falem da marca, produto ou serviço de maneira positiva.
Um caminho recomendado para isso é a exploração a fundo sobre os consumidores, para entender o que eles esperam, o que gostam e o que não gostam. Assim, você saberá como os clientes vêem e interagem com o seu negócio.
Este processo de conhecimento e reconhecimento vem muito do relacionamento com o cliente: desde o primeiro contato até o pós-venda, é preciso fazer com que essas interações atraiam e fidelizem.
Colocar tudo isso em prática pode começar pela realização da sua gestão de reputação online e da aplicação de pesquisas de satisfação junto aos seus clientes. Dessa forma, é possível entender que melhorias podem ser implementadas a partir do feedback do cliente, em todos os âmbitos da empresa.
Como fidelizar o cliente: conheça a Harmo!
Contar com o apoio de especialistas para trabalhar estratégias de marketing de experiência pode ser fundamental. A Harmo é um exemplo, tendo desenvolvido uma plataforma de marketing de experiência que promove gestão de presença digital, reviews e pesquisa de satisfação para clientes. “Nosso principal objetivo transformar os próprios clientes em um canal sustentável e efetivo de fidelização e aquisição de novos clientes”, afirma Santiago Edo, CEO da Harmo.
A startup nasceu em 2020 após a fusão da Reviewr e Gorilla, tornando-se a única plataforma a oferecer esses serviços no Brasil. Através da sua solução é possível criar um relacionamento duradouro e harmônico entre marcas e consumidores.
A empresa coleta todos os reviews públicos e repassa essas informações para o cliente saber o que as pessoas estão comentando sobre ele e os concorrentes. Além disso, é possível responder as avaliações dentro da plataforma e ainda enviar pesquisas de satisfação.
Segundo Santiago, “o cliente compartilha as boas e más experiências na internet, publicamente. O boca a boca agora é digital e ilimitado. Pesquisas indicam que uma única avaliação negativa no Google Meu Negócio, por exemplo, pode afastar até 30 potenciais clientes da sua loja, seja ela física ou online.”
Por isso, aumentar a confiança do consumidor pela marca é fundamental numa estratégia de marketing de experiência. Assim, se faz necessário escutar e entender o cliente para melhorar esse processo.
Além de ser importante ter o conhecimento das avaliações da empresa da internet, para poder melhorar o relacionamento com o consumidor, isso também auxilia no SEO: a indexação de review e comentários também é interpretada pelos motores de busca na oferta de resultados.
Dessa forma, o marketing de experiência é uma estratégia fundamental para atrair clientes e torná-los promotores da marca. E, por isso, é tão importante o conhecimento dos consumidores, para sempre melhorar o relacionamento com eles. Para mais conteúdos como este, acesse o blog do Startup SC!