Empresas escaláveis: 5 tendências de 2022 que garantem a escalabilidade da sua startup
Com o início de um novo ano, as empresas escaláveis já se preparam para conferir as novidades que podem despertar a curiosidade dos clientes, desenvolvendo produtos e soluções viáveis.
E, com o avanço da tecnologia e inovações que podem melhorar a conectividade, 2022 tem tudo para ser um tempo de sucesso! A internacionalização, a hiperautomação, a chegada do 5G, uma experiência Total (TX) e o método de trabalho nas empresas distribuídas são algumas das opções que devem estar em alta.
Quer saber mais sobre o assunto? Então aproveite para conferir o conteúdo completo e saiba quais são as tendências para as empresas escaláveis neste ano!
O que são empresas escaláveis?
Compreender o termo escalável é o primeiro passo para saber quais das novidades podem ou não fazer sentido para a área de atuação da sua startup.
As empresas escaláveis são aquelas que atingem crescimento fora da média em um curto espaço de tempo. Além dos recordes na lucratividade, é fundamental que esse aumento não afete o preço de produção.
Ou seja, pode ser caracterizada como escalável a organização que consegue crescer rapidamente sem aumentar os custos para fazer o produto ou item ofertado. São esses diferenciais que permitem a venda em escala, a notoriedade e a escalabilidade do negócio.
5 tendências para quem quer estar na lista de empresas escaláveis em 2022
Como podemos imaginar, as tendências estão relacionadas com a tecnologia, a forma de trabalho, de consumo e até mesmo com a velocidade de internet oferecida atualmente. Confira a lista completa:
- Internacionalização
É fato que marcas internacionais já estão inseridas no cotidiano dos brasileiros. De acordo com o estudo Trajetórias FDC de Internacionalização das Empresas Brasileiras, feito pela Fundação Dom Cabral, o nível de internacionalização das empresas nacionais saltou de 12,9% para 21,6% em oito anos. A análise leva em consideração os dados entre 2006 e 2018.
A pesquisa também aponta que 89 países já contam com empresas brasileiras, seja com franquias ou lojas próprias. Por outro lado, conhecemos diversos produtos que são ofertados por empresas internacionais e que são consumidos por muitas pessoas.
E, para que essa troca possa ser feita de forma ágil e sem tanta burocracia, foi aprovada a Lei nº 14.195, com o intuito de amenizar a insegurança jurídica e facilitar os trâmites que antecedem o envio ou recebimento de itens e a legalização dos serviços oferecidos.
Portanto, pensar em alcançar o mercado internacional é uma das tendências para as empresas escaláveis em 2022.
- Empresa Distribuída
As evoluções tecnológicas e as consequências da pandemia causada pela Covid-19 intensificaram o processo de home office no Brasil. Algumas empresas já estavam testando o modelo de trabalho, mas muitas adotaram, definitivamente, após a quarentena.
E a ideia é que o modelo permaneça no próximo ano. Com benefícios para as organizações e para os colaboradores, muitos profissionais estão dando preferência para a chance de trabalhar no conforto de casa. Economia nas despesas, aumento na produtividade e flexibilidade são algumas das vantagens das startups que já estão em trabalho remoto.
- Hiperautomação
A automação já é uma realidade no cotidiano de diversas companhias. Responsável pela economia de tempo, assertividade nas tarefas e agilidade, o mecanismo tem tudo para ser uma das principais escolhas para as empresas escaláveis.
Porém, a novidade está na hiperautomação, que consiste em diminuir as atividades humanas nos casos em que as ações podem ser desenvolvidas por softwares ou até mesmo por robôs.
Essa é a solução ideal para quem deseja manter os profissionais focados em assuntos que merecem atenção e análise, deixando a parte burocrática para os sistemas. Já imaginou como esse processo pode facilitar o dia a dia da sua equipe?
Quer conferir quais processos da comunicação podem ser automatizados? Então acesse o kit análise e planejamento de marketing para startups.
- 5G
Essa é, sem dúvidas, uma das inovações mais esperadas para o próximo ano. Isso porque a expectativa é que o 5G seja capaz de melhorar a conectividade no país, oferecendo mais velocidade e instabilidade.
A novidade também será benéfica para as empresas, que poderão manter uma conexão segura e estável em diversos processos internos e externos. Por isso, se você deseja ser uma das empresas escaláveis, é importante aderir o lançamento.
- Experiência Total (TX)
A experiência é a palavra da vez e a TX tem o intuito de agregar várias frentes, incluindo a experiência do cliente (CX), experiência do funcionário (EX), experiência do usuário (UX) e multiexperiência (MX).
A ideia é atingir um grau elevado de satisfação com o público interno e externo, conquistando a lealdade e uma relação duradoura. A base está em promover uma boa experiência, compreendendo o que cada uma das pessoas precisa e como a startup pode contribuir.
Essa é uma tendência que deve alavancar o aumento no lucro e visibilidade das organizações.
Como o Startup SC colabora com as empresas escaláveis
O Startup SC é um projeto do Sebrae que tem como objetivo o desenvolvimento de empreendimentos inovadores em todo o estado. O intuito é fortalecer as startups digitais a partir da difusão da cultura empreendedora, auxiliando na capacitação e inovação desse mercado, sem esquecer das características e oportunidades do mercado de startups.
No projeto são atendidos todos os empreendedores, desde aqueles que estão no início até as empresas que já estão em fases mais avançadas. É possível participar dos seguintes programas:
- Programa de Capacitação Startup SC;
- Meetup Startup SC;
- Startup Weekend;
- Programa Galápagos;
- Missões Internacionais;
- Startup Summit;
- Programa Capital Empreendedor;
- Programa Nascer.
Quer saber como melhorar as etapas internas da sua empresa? Então aproveite para baixar o e-book como estruturar seus processos e transformar sua startup em uma máquina de vendas.