Como a iopoint cresceu 644% em faturamento em 2021 democratizando o relógio ponto
É difícil imaginar que nos dias atuais as empresas ainda não contam com soluções tecnológicas quando o assunto é o relógio ponto. Com as opções de trabalho híbrido e 100% home office, aquela rotina de utilizar o dedo para sinalizar a entrada ou saída é coisa do passado.
Com o crescente número de empresas que não atuam mais no modelo presencial, o mercado foi capaz de identificar uma necessidade, criando soluções de gerenciamento que contemplam diversas modalidades de trabalho.
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A história do relógio ponto, para que ele serve e como funciona as leis trabalhistas
Conhecido por ser o vilão dos que chegam atrasados, o relógio ponto é uma solução muito utilizada em diversas empresas, principalmente naquelas que contam com um número alto de colaboradores.
Essa ferramenta foi criada em 1888, nos Estados Unidos. A inovação foi fruto da ideia de Willard Bundy, que criou a primeira máquina em Nova York. Por aqui, esse dispositivo chegou na década de 30, modificando a maneira de controle da jornada de serviço.
O objetivo do equipamento é simples: registrar o momento de entrada e saída dos colaboradores, acompanhando o tempo de trabalho e calculando o valor que deve ser pago ao profissional.
Ao colocar o dedo pela manhã e depois, no fim da tarde, o equipamento vai registrando os dias trabalhados e as informações são enviadas para uma planilha/software que deve ser acessada pelo RH.
No que diz respeito às leis, vale ressaltar que a Legislação Trabalhista Brasileira caracteriza como obrigatório o uso de relógio ponto para organizações que possuem mais de 20 colaboradores. Essa cláusula pode ser encontrada no artigo 74 da CLT.
Porém, é fato que muitas empresas convivem com dificuldades para manter o registro de ponto em funcionamento, fator que pode comprometer as relações e orientações trabalhistas.
Relógio ponto em nuvem: democratização de dados e transparência
Uma alternativa que está ganhando adeptos, principalmente após as modificações causadas pela Covid-19, é o relógio ponto em nuvem. Com acesso facilitado, a opção pode ser o segredo para evitar os desentendimentos entre o RH e os colaboradores.
Quando falamos da ferramenta habitual, aquela que deve ser marcada presencialmente, vale destacar que muitas empresas esperam o mês terminar para liberar a lista de acessos, fator que ocasiona sério problemas, principalmente nos casos em que as entradas não são registradas.
Nas situações em que há o uso de uma solução em nuvem, esses dados podem ser verificados em um curto espaço de tempo, facilitando o diálogo e minimizando possíveis problemas.
Outra facilidade é que o profissional pode registrar o ponto do próprio celular, realizando a atividade em poucos cliques. A alternativa é ideal para as instituições que buscam democratização e transparência no relacionamento interno, além de ser uma nova cultura nas empresas.
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Quem é a startup especialista em ponto digital? Conheça a iopoint
Se você ficou interessado e está imaginando qual empresa desenvolveu um sistema como esse, chegou o momento de apresentar a iopoint , especialista em ponto digital, com foco em soluções para a área de Recursos Humanos.
O intuito da solução é substituir, integralmente, o relógio ponto, controlando completamente a jornada de trabalho das equipes – sem precisar de um software ou planilhas.
De acordo com Jungles Wegher, CEO e fundador da iopoint , a empresa surgiu a partir de uma demanda de mercado. “Pesquisei alguns mercados e vi que era uma oportunidade empreender nesse segmento, que estava em expansão. Busquei um segmento que tivesse uma dor e que tivesse a chance de ser nacional. Então vimos essa dor com o relógio ponto, já que o relógio não é controlado pelos funcionários – é necessário ter um software para calcular as horas ou o lançamento manual na planilha”.
A lopoint nasceu de uma startup focada na criação de aplicativos para o segmento e hoje é especialista em ponto digital. Vale destacar que em 2021 a organização cresceu 644% em faturamento, saindo de uma equipe com três profissionais para um time com 29 pessoas e 297 clientes.
Agora o objetivo é conquistar outros países, começando por Portugal. “Escolhemos essa nação por ter uma língua parecida com a nossa. Então há facilidade de comunicação, sem contar que as legislações trabalhistas são parecidas. Essa é uma porta para o segundo maior mercado, o segundo maior bloco econômico (Europa)”, menciona Jungles Wegher
Além de participar da primeira edição do Programa Centelha e ser uma das ganhadoras do Acelera SC, a organização também está no Startup SC. De acordo com o CEO, a participação no Programa de Capacitação de 2021 foi essencial para o crescimento. “ Todo sábado tinham os encontros com o melhor profissional de cada área. Esse era o momento de tirar as dúvidas, ter experiências e entrar para o mercado”.
Vale lembrar que a iopoint é homologada pela Portaria MTE 373, do Ministério do Trabalho e Emprego, e contempla todas as jornadas de trabalho previstas no Código de Leis Trabalhistas – CLT.
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