Florianópolis: Capital da Inovação
Entidades de TI e do meio empresarial, órgãos de governo, ONGs, e instituições de ensino catarinenses lançam nesta quinta-feira, 18, a marca Florianópolis: Capital da Inovação.
O objetivo é posicionar a cidade e destacar as iniciativas inovadoras promovidas especialmente pelas suas empresas de base tecnológica, mas também por universidades, empresas de serviços, maricultura, dentre outras atividades.
“A marca pretende dar um norte para que todas as atividades econômicas, sociais e culturais da cidade possam caminhar no sentido de buscar constantemente a inovação, seja ela incremental ou radical, buscando a diferenciação”, explica o presidente da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), Rui Luiz Gonçalves.
A entidade será a gestora da marca, conforme definido em convênio com a Secretaria Municipal de Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico Sustentável de Florianópolis.
Entre as ações previstas para os próximos meses estão um portal com informações de como as empresas e entidades poderão fazer uso da marca, as instituições apoiadoras e signatárias do projeto, como também um descritivo e destaque a todas as iniciativas que contribuem para que Florianópolis possa continuar a ser chamada de Capital da Inovação.
R$ 1,5 bilhão
Atualmente somente Florianópolis, sem contar a região metropolitana, possui mais de 500 empresas de base tecnológica que, juntas, faturaram em 2009 cerca de R$ 1,2 bilhões, empregando mais de 5 mil pessoas.
A cidade possui ainda quatro fundos de capital de risco e semente, dez centros e institutos de pesquisa e desenvolvimento e 15 centros universitários.
As companhias da capital foram responsáveis pela captação de 58% dos projetos – cerca de R$ 10,2 milhões – aprovados pela versão catarinense do Juro Zero, programa da Finep de incentivo a inovação.
O faturamento médio das empresas aumentou em média 50% no período de execução do projeto, após a tomada do crédito. A exportação de produtos e serviços também foi destaque entre as empresas participantes, com crescimento de 101%.
Reconhecimento internacional
A Newsweek considerou em 2006 Florianópolis uma das dez cidades mais dinâmicas do mundo e há anos a revista Você S/A tem destacado o município como um dos melhores para se trabalhar e a Exame como uma das melhores cidades para se fazer negócios em todo o país.
A Fundação Getúlio Vargas a destacou como a primeira capital do país em Inclusão Digital e a ONU como a capital brasileira com melhor qualidade de vida. Sem contar as menções da britânica BBC e do italiano Corriere della Sera como o provável Vale do Silício na América do Sul.
Lançamento da marca
O lançamento será às 18h30 no Centreventos Ministro Renato Archer, localizado no Parque Tecnológico Alfa, no prédio do Celta. Além da apresentação da marca, um vídeo sobre a Capital da Inovação será apresentado, como também os números da pesquisa do Juro Zero. As inscrições para participar podem ser feitas pelo site relacionado abaixo.
Fonte: Baguete