Programa da Microsoft oferece consultoria gratuita a pequenas empresas de tecnologia
Contar com a consultoria de uma grande organização e, com isso, ter acesso aos clientes da empresa – que também podem virar seus consumidores -, à sua plataforma de software e ainda ter acesso facilitado à internacionalização parece o mundo ideal para muitos pequenos negócios. Pois foi isso que a Cortex, startup carioca fundada em 2001 e especializada em inteligência competitiva, conseguiu ao fazer parte do BizSpark One, programa de incentivo ao desenvolvimento de startups da Microsoft. Com faturamento projetado de R$ 5 milhões para 2010, a startup de 40 funcionários cruza informações internas dos clientes com dados de mercado por meio de softwares para que as empresas possam tomar suas decisões estratégicas com mais respaldo, explica Daniel Costa, um dos fundadores e sócio da Cortex.
A gerente de desenvolvimento da economia local de softwares da Microsoft, Silvia Valadares, explica que as empresas apoiadas pelo programa podem até possuir falhas, mas se elas têm potencial e são de fato inovadoras merecem a consultoria, que é gratuita. Esse auxílio vem em forma de networking com profissionais estrangeiros, possibilidade de divulgar a marca junto à plataforma Microsoft e passagem pelos centros de inovação da empresa, onde são oferecidos treinamentos. Em contrapartida, a Microsoft espera que a startup cresça, amadureça e ajude a criar um mercado consolidado para seus produtos e softwares.
Além disso, há também encontros entre as pequenas empresas e profissionais da Microsoft, como o ocorrido em 8 de abril em São Paulo, juntamente com pesquisadores e investidores. Atualmente, a iniciativa da multinacional acontece em 10 países (Brasil, Rússia, Índia, Reino Unido, Alemanha, França, Canadá e Estados Unidos). Por aqui o programa teve início em novembro de 2009 e apenas a Cortex foi apoiada até agora. Mas a perspectiva é que esse número chegue a três até junho. Segundo Silvia Valadares, em todo o mundo 55 empresas são atendidas, um número que não é elevado, mas que também não tem a pretensão de ser, uma vez que a característica principal do BizSpark One é mesmo a personalização e interação direta com a startup.
Por participar do programa da Microsoft, os sócios da Córtex foram para o Vale do Silício, berço das empresas de tecnologia nos Estados Unidos. Durante a visita fizeram muitos contatos e, como consequência, a empresa pretende lançar seus produtos e serviços naquele país no segundo semestre deste ano.
Para participar do programa da Microsoft é preciso ser indicado, ou por empresas que já participaram do BizSpark One ou por parceiros da multinacional. No caso da Cortex, a Microsoft foi até a universidade PUC-RJ procurar empresas inovadoras para o início do projeto no país. Lá, tomou conhecimento da startup e então a convidou.
Fonte: PEGN