fbpx

Investidores anjos são opção para alavancar empresas iniciantes

Investidores anjos são opção para alavancar empresas iniciantes

Investidores anjos são grupos que aplicam capital em empresas iniciantes, conhecidas como start-ups. No Brasil existem quatro grupos desse tipo: o Floripa Angels (em Florianópolis) o Gávea Angels (no Rio de Janeiro), o Bahia Angels (em Salvador) e o São Paulo Anjos (em São Paulo). Cada um dos grupos de investidores é focado em um segmento de negócio no qual busca investir. “Nós buscamos negócios de internet com algum potencial de internacionalização”, explica Marcelo Cazado, fundador e diretor executivo da Floripa Angels.

De acordo com Marcelo, eles buscam empresas que possam crescer sem que a estrutura física e o corpo de funcionários precise aumentar também. “Nossos servidores estão todos na nuvem, utilizamos o conceito de computação em nuvem”, exemplifica Cazado. Se você está interessado em receber capital de investidores anjos, basta enviar o plano de negócio da sua empresa para a Floripa Angels (ou qualquer uma das outras três citadas anteriormente). O processo de seleção é bastante rígido, de acordo com Marcelo, apenas 10% dos planos de negócio enviados são aprovados e passam pelo crivo inicial.

Para esses investidores a lucratividade do negócio não é fator determinante no momento da escolha de investir. “Queremos empreendedores com capacidade de execução e negócios inovadores com potencial de crescimento e lucro”, conta o investidor. Os investimentos variam entre R$30 mil a R$1 milhão são realizados em diversas etapas. Os investidores recebem participação societária em ações preferenciais da empresa.

No caso da Floripa Angels, as empresas devem estar em Florianópolis. “Nós investimos capital financeiro e intelectual nesses negócios. Portanto esse contato inicial é muito importante”, explica Cazado. Um exemplo de empresa que recebeu capital de investidores anjos da Floripa Angels é a Bookess, uma editora e uma biblioteca online, em que o usuário pode criar seu próprio livro ou distribuí-lo em nível mundial. “A empresa não existia quando recebemos o seu plano de negócio, mas acreditamos no potencial de execução do dono da ideia”, relembra Cazado. A Bookes é uma empresa com potencial de expansão para outros países, basta traduzir o site. “São empresas assim que estamos procurando, que tenham forte potencial de expansão para outros países”, finaliza.

Via: Pensando Grande

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.