Brava iTV: A interatividade na TV como você nunca viu
Daniel Castro, em seu blog no R7, traz o resultado de uma pesquisa feita pelo Ibope em março. 5% dos moradores das 11 maiores metrópoles brasileiras já têm acesso à TV de alta definição (HDTV). A pesquisa revela também 67% dos telespectadores conhecem a nova tecnologia, lançada no Brasil no final de 2007.
Pelas estimativas do Fórum do SBTVD, há mais de 7 milhões de receptores HD no mercado, 5 milhões destes vendidos este ano. Se esses números estiverem corretos, quase 12% dos domicílios estão equipados com receptores HD.
Com a TV Digital, mais canais poderão existir, com conteúdo de maior qualidade e com interatividade. Isso já é fator para fomentar a concorrência e melhorar a qualidade da informação e do serviço recebido pela população. Com a concorrência, um determinado canal poderá disponibilizar interatividade rica, com acesso a redes sociais, por exemplo, o que certamente vai atrair audiência e forçar os demais canais a fazer o mesmo.
Brava iTV
A empresa de Joinville, especializada no desenvolvimento de aplicações interativas para TV digital, montou a plataforma que pretende reduzir o tempo entre o momento do anúncio até a compra. Em três passos (“veja, selecione e compre”), o telespectador/consumidor lê as informações sobre o produto, o seleciona e compra com o número do cartão de crédito. O material chega no endereço cadastrado junto à fatura. “A ideia é fazer com que a compra seja rápida”, diz Anderson Nielson, um dos sócios da Brava.
BAND transmitiu aplicação interativa, da Brava iTV, na última Copa
Em linguagem Java, a aplicação roda em todos os televisores e receptores que possuem a Interatividade (Ginga) completa. Transmitida pela rede Bandeirantes de São Paulo e Rio de Janeiro, ficou no ar durante todo o período da Copa 2010.
Usando a aplicação o telespectador pode ver na tela informações gerais sobre a Copa, como história, artilheiros, estádios além de informações ao vivo durante os jogos.
Sobre a Brava iTV
Especializada no desenvolvimento de aplicações interativas para a TV digital, a empresa possui uma equipe multidisciplinar que tem como objetivo entender as necessidades do mercado, o comportamento do telespectador, a usabilidade das aplicações e as possibilidades que a tecnologia oferece. A Brava iTV também investe no desenvolvimento de aplicativos, que permitem a interatividade em programas participativos, advergames (que misturam publicidade com jogos), conteúdo estendido e a própria publicidade com interação do telespectador.
Para os aplicativos que a empresa desenvolve, o público-alvo são os anunciantes de TV, via agências, além das próprias emissoras e operadoras de TV. Já no t-commerce, a Brava irá lançar no segundo semestre uma plataforma para avaliações de uso, com o objetivo de testar alguns modelos de negócio possíveis para esta área. Mais informações sobre a empresa no site www.bravaitv.com.br.
Showcase
Para conhecer mais sobre as soluções da Brava iTV, assista um vídeo de demonstração de uma aplicação interativa no showcase do Startup.NET.