Os maiores clichés de Empreeendedores
Seja você investidor, seja você empreendedor, sem dúvida você já ouviu um dos mais comuns clichés que startups costumam falar.
Veja abaixo algumas delas e o sinal que você passa ao utilizá-las:
“Eu não tenho concorrentes!”
Não ter concorrentes só pode significar três coisas: 1 – Seu negócio é tão ruim que outros perceberam que não vale a pena, 2 – Você não pesquisou bem o suficiente para encontrar concorrentes existentes ou potenciais e 3 – Você não sabe o significado de concorrência. Lembre-se, qualquer produto ou serviço substituto é um concorrente potencial seu.
“Com apenas 2% do mercado, meu faturamento já é de {insira número absurdo}!”
Claro, e no mundo contabilizamos as coisas assim, em forma percentual. Percentual baixo não significa nada. É a velha história do “rabo de baleia” ou “cabeça de elefante”. 2% de 100 bilhões é muito, prepare-se para explicar como chegou a esse número esotérico.
“No nosso cenário pessimista ainda atingimos {insira cifra da mega-sena} de lucro”
Se seu negócio é tão lucrativo que em um cenário pessimista ele ainda é maravilhoso, você deve ser dono de lotérica, porque em se tratando de startups, em cenários pessimistas sua empresa provavelmente quebra e se você tiver sorte ainda não sai devendo. Cuidado com esses exageros!
“O {Escolha: Facebook, Google, Instagram, Pinterest} fizeram isso e deu certo!“
Isso equivale a dirigir olhando no retrovisor. Não só você está ignorando todas circunstâncias em que estas empresas se encontravam, como você não tem condições de saber exatamente o que foi feito por elas para atingirem este resultado.
“O {Escolha: Facebook, Google, Instagram, Pinterest} tinham valuations muito maiores quando começaram“
Mais uma vez você está ignorado as circunstâncias de cada empresa. Existem inúmeras variáveis que afetam um valuation, e a maioria delas nunca são reveladas ao público.
“Nós somos o {Insira: Groupon, Peixe Urbano, Foursquare, Yelp} do mercado {qualquer coisa}“
Certo, e eu sou o Chuck Noris do Brasil. Usar marcas de empresas de conhecidas para comprovar que seu modelo terá sucesso não só é uma bela distorção da verdade (afinal você ainda não é nada disso) como também parece indicar que de originalidade você não tem nada.
“Nossas barreiras de entrada são altíssimas! Temos patentes de tudo no projeto.“
Patente não é garantia de nada, é no máximo a possibilidade de se processar alguém que possa ter infringido sua patente. Não só patentes em sites são raras e frágeis, como também a maioria das startups não tem recursos para comprar uma briga contra outra empresa. Foque em outros diferenciais e não se apoie somente em patentes como barreira a concorrentes.
Autor: Fernando Campos