Sinais de que sua ideia não vai vingar: Quando chega a hora de jogar a toalha?
Como empreendedor, quantas vezes você já ouviu frases do tipo “Não desista nunca!” ou “Insista enquanto puder! O sucesso só vem com a persistência!“. Frases como esta, pregadas em palestras e artigos são muito comuns e realmente servem como ótimas motivadoras em um segmento onde altos e baixos são tão frequentes. Porém você já parou pra pensar se elas realmente fazem sentido para o seu caso? Já se questionou sobre qual seria o momento em que você realmente deve “jogar a toalha“? Quais seriam os sinais de que a sua idéia ou projeto não irão vingar?
Primeiramente é importante deixar claro que não existe uma regra de sucesso universal que possamos seguir. Sinais ruins em um projeto não são garantia do seu fracasso e a literatura de negócios contém milhares de casos que mostram isso. Ainda assim saber identificar quando as coisas não vão bem, assim como saber que armadilhas evitar, podem ser uma ótima maneira de se evitar frustração e desperdício de recursos.
Também é importante frisar que para uma empresa ou projeto que vá mal, não estamos limitados a somente duas opções (vai ou racha). Em um mundo onde a informação é abundante e o acesso a novos mercados e ferramentas é enorme, qualquer empreendedor pode encontrar alternativas ou novos caminhos sem ter que abandonar por completo suas iniciativas atuais. O conceito introduzido no livro Startups Enxutas (Lean Startups) exemplifica isso muito bem ao cunhar o termo “pivotar“ tanto usado hoje nas rodas de empreendedorismo. Portanto como saber que está na hora de mudar?
1 – Seja sincero com seu planejamento
Você esperava que após seis a doze meses estivesse com milhares de usuários ou clientes, mas na realidade recebeu apenas uma fração disso?
Preste atenção, pois aqui a maioria dos empreendedores prefere acreditar que a culpa não é sua e que falta apenas aquele investimento ou parceiro estratégico para as coisas mudarem. Se o seu produto por si só não consegue atrair muitos interessados, acredite em mim, não vai ser um parceiro estratégico ou mais dinheiro pra queimar que vão mudar completamente este cenário. Repense seu projeto/produto e seja honesto com aquilo que planejou, talvez esteja na hora de mudar de negócio.
2 – Navio vazio
Você continua empolgado, apostando tudo que pode no seu projeto, mas seus sócios, funcionários e principais apoiadores começam a desaparecer. Talvez não falem abertamente de sua saída, mas você se vê cada vez mais sozinho em sua empresa.
Está na hora de rever os seus conceitos, pois ainda que você se orgulhe da sua persistência, ser abandonado por aqueles que acreditaram no seu projeto, pode ser sinal de que você é quem está cego a realidade. Lembre-se da famosa frase: Se você não sabe quem é o bobo da sala, então provavelmente é você.
3 – Falta de apoio
Já fez diversos pitches a investidores e não conseguiu investimento, disputou dezenas de competições de startups e sempre ficou com os prêmios de consolação, falou com todos os players de mercado, mas nenhum comprou seu peixe?
Bom, é hora de fazer uma auto-crítica para ver o que pode estar errado. As vezes o pitch está ruim, as vezes o público não te entende, mas na maioria dos casos, essa recorrente recusa é sinal de que problema é mais profundo. Hora de pensar em mudança de rumos.
4 – Seu dinheiro acabou… denovo
Apesar de ser uma das situações mais comuns de qualquer startup (inclusive as de muito sucesso), ver que os recursos que você tem conseguido para o seu projeto continuam acabando sem que ele tenha decolado ou gerado resultados animadores, pode ser um sinal que é hora de buscar alternativas. Muitos negócios realmente consomem muito caixa e demoram a produzir resultados positivos, porém saiba definir um prazo limite para aceitar que a falta de recursos e o fraco crescimento do seu negócio demonstram que é hora de desistir.
Via: Fernando Campos