Semana Global debate sonhos e desafios para se tornar um empreendedor
Evento promovido pela Endeavor levou empresários de alto impacto para inspirar quem deseja abrir um negócio e desenvolver projetos
Uma pequena aula sobre como empreender e os desafios para construir seus sonhos, com relatos de quem já iniciou uma trajetória bem sucedida, marcou o evento de abertura da Semana Global de Empreendedorismo em Santa Catarina, nesta segunda-feira (18), na sede da Fiesc em Florianópolis. Organizada pela Endeavor, a Semana Global trouxe ao estado alguns dos empreendedores de alto impacto que são referência no país, como Mário Chady, um dos fundadores do Spoleto, Rafael Biazotto, da rede catarinense Uatt?, Rogério Salume, criador do portal Wine.com.br, Juliano Mendes, ex-diretor da Eisenbahn e atual Laticínios Pomerode e Valério Gomes, embaixador da Endeavor e presidente da Cidade Pedra Branca. O coordenador da Endeavor em Santa Catarina, Marcos Mueller, reforçou a capilaridade da Semana Global de Empreendedorismo no estado, que promoveu cerca de 100 eventos em 17 cidades de várias regiões.
No encontro que abriu o evento, Juliano Mendes e Rogério Salume mostraram como é possível, com foco no relacionamento com o cliente, iniciar do zero um mercado que muitos achavam que não vingaria no Brasil, como o consumo de vinhos finos e cervejas especiais. A Wine.com.br, um clube gastronômico que também é a maior loja de vinhos do país, conta com 186 mil clientes ativos, dos quais metade já comprou mais de uma vez. “Quando você cria uma boa experiência de consumo, você mantém o cliente”, afirma Salume, cuja empresa cresce 100% ao ano. Mas o crescimento inesperado pode ser um entrave, como lembrou Juliano Mendes. “Em alguns casos, na época da Eisenbahn, seria melhor para a empresa ter aumentado o preço do produto do que ter se endividado com maquinário e infraestrutura apenas para suprir a demanda”, ponderou. Hoje na área de laticínios, ele se dedica também ao blog Diário do Queijo, onde conta o processo de fabricação de queijos finos e posicionamento de marca.
Em seguida, Valério Gomes, da Pedra Branca, mostrou como seu sonho de construir uma cidade sustentável dentro de um loteamento na Grande Florianópolis resultou em um projeto premiado internacionalmente, que foi escolhido com outras 15 iniciativas para compor o Programa Positivo do Clima da Fundação Clinton. O último bate-papo, mediado pelo coordenador da Endeavor em Santa Catarina, reuniu Rafael Biasotto e Mário Chady, que falaram sobre as motivações que os levaram a empreender e as qualidades e ações necessárias para a consolidação de seus negócios.
Para o fundador da Uatt?, o empreendedor sofre de uma inquietude constante, uma espécie de “insatisfação positiva”, mas deve buscar transformar seus planos em ação. Para tanto, o fundador do Spoleto destaca que muitas vezes é preciso fazer o máximo, com o mínimo, prezando pela otimização dos recursos. “É importante também aprendermos com os erros e acertos, saber onde se é fraco e forte e saber se cercar de pessoas que compartilhem dos mesmos valores que você, mas que tenham visões de mundo diferenciadas, e desse modo possam agregar conhecimentos inovadores ao processo”, finalizou.