Start up catarinense cria aplicativo para fidelizar relação entre candidato e eleitor
Projeto participante da 2º Turma do Programa de Capacitação Startup SC do Sebrae cria um rede social exclusiva durante campanha política. Sistema permite que candidato tenha um canal direto com eleitores
Eleição vai, eleição vem e uma das constatações mais recorrentes é a falta de contato entre o candidato e o eleitor ao longo do calendário de campanha. Mais ainda, após a possível eleição. Pensando em apresentar uma alternativa para essa situação, os empresários catarinenses Marcelo Noronha e Patrick Borchardt, de Jaraguá do Sul, idealizaram o “Fideliza Eleitor”, um aplicativo para Android que permite criar uma rede social entre os políticos e cidadãos.
O projeto, concebido em 2012, permite que o contato/relacionamento entre os candidatos e seus possíveis eleitores seja mantido após os eventos, reuniões ou visitas que fazem parte dos três meses de campanha. “Em um processo eleitoral tudo é muito rápido e o tempo é muito curto. Os candidatos chegam a ter de 10 a 15 reuniões em um único dia, tendo contato com até 1000 pessoas diariamente. Então percebemos a importância de resgatar e manter estes contatos e conhecer aquele eleitor que estava presente numa reunião dias atrás”, justifica Noronha. Com a necessidade identificada nasceu o “Fideliza Eleitor”, que dentre uma série de funcionalidade permite que o candidato chame o eleitor pelo nome e tenha conhecimento dos seus anseios e prioridades, através de uma interface rápida e simples.
O eleitor por sua vez, passa a ter um canal direto com o candidato e a partir do cadastro recebe informações, projetos, propostas e ações já realizadas ou a realizar pelo candidato. “O aplicativo cria uma rede social exclusiva entre as partes e através do envio de SMS e e-mails, de forma programada e não invasiva, fomenta este canal de relacionamento entre candidatos e eleitores”, explica. A utilização do aplicativo é liberada após aquisição da licença de uso, na qual o candidato tem liberação para 100 usuários baixem o “Fideliza Eleitor”, desta forma, é possível atingir milhares de eleitores e ter acesso, por meio de relatórios, as todas as informações necessárias para a campanha e para a gestão do cargo que pleiteia caso eleito.
O “Fideliza Eleitor” foi utilizado, em uma versão beta, nas eleições de 2012 por 35 candidatos a prefeito e vereadores, sendo que 66% deles foram eleitos. De acordo com Marcelo Noronha, a intenção do aplicativo não é pedir votos e sim, utilizar-se de um canal permitido pela legislação eleitoral para fortalecer e aproximar ainda mais os eleitores com seus candidatos. “O Fideliza justamente proporcionará o chamado “opt-in” para receber o SMS eleitoral. E hoje é comprovado que as mensagens personalizadas e com assunto relevante são lidas por 94% das pessoas que as recebem, aumentando e muito a fidelização entre os envolvidos”, justifica.
No ano de 2013 o aplicativo foi selecionado no programa Startup SC do Sebrae, que contribuiu para sua viabilidade, inovando no conceito e potencializando a sua usabilidade. Para as eleições de 2014, o objetivo da empresa é atender cerca de 100 candidatos em todos os estados brasileiros. Além de criar esta fidelização entre candidato e eleitor, o Fideliza ainda permite a gestão on-line das equipes de campanha, automatizando os “cabos eleitorais”. Todos os dados, requerimentos e demandas de campanha são acessados por meio de relatórios e com gráficos dinâmicos e informativos.