Você tem um negócio e precisa de ajuda para impulsioná-lo? Já imaginou receber até R$ 1,5 milhão para investir em desenvolvimento e pesquisa, fazer um curso de especialização no Vale do Silício e ter a oportunidade de expor o seu trabalho em escala internacional? Esses são apenas alguns dos benefícios oferecidos pelo ‘Energy Start’, o primeiro programa de parceria com startups para o Setor de Energia na América Latina, que injeta carga extra para acelerar o sonho da sua startup.
Através do modelo de Inovação Aberta, o Grupo Enel investe no desenvolvimento de negócios e na criação de um ecossistema de startups em diversos setores. Nossa missão é abrir o universo da energia a novas tecnologias e parcerias em busca de negócios e oportunidades para melhorar serviços, gerar valor para nossos clientes e para a sociedade.
A Chamada de Startups, que inicia em 1º de agosto, tem o objetivo de prospectar Startups, pequenas e médias empresas para estabelecer parcerias com a Enel.
As empresas poderão ser selecionadas em quatro categorias: Pesquisa & Desenvolvimento (P&D), Innovation Hub, Parceria Comercial e Aceleração:
- P&D: as startups passam pelas etapas de seleção, negociação e execução.
- Innovation Hub: passam por um comitê internacional para, na sequência, fazer uma imersão no Vale do Silício, no Hub de Inovação da Enel em Berkeley, onde é realizado curso de especialização de acordo com a necessidade da startup e exposição ao networking local.
- Parceria Comercial: serão indicadas para serem parceiras ou fornecedoras da Enel no Brasil ou no exterior.
- Aceleração: receberão uma consultoria da ACE, uma das maiores aceleradoras de startups da América Latina, além de participar de mentorias com especialistas da Enel e do Google.
Áreas de interesse:
Os negócios inscritos no programa Energy Start são divididos nas seguintes áreas de interesse:
- Digitalização (IoT): Soluções que permitam a adequação da revolução tecnológica ao sistema de energia elétrica, relacionada à conectividade entre equipamentos por meio de redes públicas ou privadas; soluções que permitam a melhoria do dia a dia dentro do lar e indústrias, por meio de conectividade entre objetos, troca e envio de dados, monitoramento e melhoria da utilização energética e bem-estar.
- Energias Renováveis + Armazenamento: novas tecnologias para geração e armazenamento descentralizadas de energia, incluindo novos combustíveis e soluções de integração, instalação, manutenção e gestão dessas tecnologias.
- Desenvolvimento Socioambiental: soluções que permitam trazer acessibilidade tecnológica e desenvolvimento do empreendedorismo social.
- Fintech: soluções econômicas de novas modalidades de pagamento, soluções para clientes não bancarizados e que permitam melhor gestão de seus recursos, envolvendo contratos inteligentes, meios de pagamento, crédito e blockchain.
- Eficiência Energética: soluções alternativas e integradas para otimização do consumo e monitoramento do uso de recursos (energia, água, gás, telefonia e resíduos) em indústrias e comércio.
- Cidades Inteligentes + Mobilidade Elétrica: tecnologias ligadas à melhoria da gestão e monitoramento da infraestrutura urbana e soluções de mobilidade energética. Principalmente que se integrem com a infraestrutura elétrica existente.
Para inscrever o seu projeto no Energy Start e conhecer todos os detalhes do programa, acesse: www.energystart.com.br