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ACATE adota rede social interna para aproximar associados

ACATE adota rede social interna para aproximar associados

Implantado em janeiro deste ano, canal já conta com 16 grupos e cerca de 250 membros

Estabeceler um canal de comunicação mais moderno e eficiente para aproximar seus associados é um dos objetivos da Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) ao adotar uma rede social corporativa. Implantada em janeiro deste ano, a rede interna já conta com 16 grupos e cerca de 250 membros. A iniciativa também pretende auxiliar na gestão das Verticais de Negócios e ampliar a sinergia entre as incubadas do MIDI Tecnológico.

A rede ACATE também foi implantada com o objetivo de criar um mecanismo de aproximação entre os colaboradores da Associação e os profissionais das empresas associadas. “As transformações percebidas estão em várias esferas. As Verticais ganharam grupos específicos, onde podem trocar experiências e documentos. Já os associados podem gerar informações para a ACATE e para outros associados e compartilhá-los na rede. O contato é mais direto e personificado, reforçando o espírito associativista”, destaca o secretário executivo da entidade, Gabriel Sant’Ana. Os polos regionais associados à ACATE, localizados em Criciúma, Tubarão, Blumenau, Chapecó, Rio do Sul, Lages, Jaraguá, Joinville e Três Barras, também estão sendo convidados a participar da rede, criando novos fóruns e grupos de discussão, para trazer demandas localizadas e apresentar oportunidades, tanto para a ACATE, como para os associados, em geral.

Além de ser um novo meio de comunicação, a rede ACATE também é um canal para coletar ideias, expectativas e anseios dos associados de forma menos formal. As associadas podem ficar sabendo de novidades de outras empresas e entrar em contato com elas diretamente, diminuindo processos burocráticos. Segundo Sant’Ana, é possível perceber um crescimento diário na adesão e também no uso cotidiano da ferramenta. “Podemos dar continuidade à discussões que foram iniciadas em reuniões presenciais, podendo explorar muito mais o tema, sem que se tome muito tempo e sem necessitar de uma estrutura física para isso”, completa.

Antes de adotar a rede social interna, a ACATE utilizava o NING como canal de discussão das Verticais, contudo, sua utilização pelos empresários era muito baixa. “Agora, pela facilidade e pelo modo de funcionamento, muito parecido a uma rede social comum, vemos uma participação maior e um engajamento mais frequente dos empresários”, explica o secretário executivo. Para Sant’Ana, a importância da rede social corporativa também está em viabilizar a gestão do conhecimento nas organizações, potencializando o contato e a troca de experiências e informações entre os usuários. “Algumas empresas gostaram tanto da rede Social ACATE que já buscaram informações sobre como implantar também na sua empresa”, destaca.

A plataforma escolhida para ser usada pela ACATE foi desenvolvida pela startup catarinense SocialBase (www.socialbase.com.br), que se destacou por ser considerada completa e com interface amigável e de fácil navegação. As redes sociais corporativas possuem todos os recursos de uma rede social comum, como perfil, grupos, feed de notícias em formato timeline (linha do tempo), chat, grupos temáticos, páginas, opções para curtir e compartilhar conteúdo, entre outros. Essas funcionalidades são adaptadas para a colaboração corporativa, que pode incluir clientes, fornecedores e parceiros.

Sobre o SocialBase

A SocialBase é uma empresa de base tecnológica totalmente focada no desenvolvimento da rede social corporativa que leva o mesmo nome da empresa e que já está consolida em 2,2 mil organizações. Ela foi fundada em julho de 2011 e está baseada em Florianópolis, Santa Catarina. Sua oferta de serviços abrange a consultoria na implantação de rede social corporativa, customização, integração com sistemas legados, suporte e treinamento.

A empresa é uma das startups participantes do projeto Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que visa o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.