Anunciados contemplados com recursos para inovação
Saiu na quinta-feira (26) o resultado da terceira e última triagem do programa Sinapse da Inovação, programa do Governo do Estado que vai dar cotas de R$50 mil para 100 empresas criarem produtos ou processos inovadores.
Segundo o titular da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), Paulo Bornhausen, a inovação será a chave para o desenvolvimento catarinense nos próximos anos. “A inovação deve ser vista, também, como importante instrumento de enfrentamento de crises. Nesse momento em que Santa Catarina sofre o ataque da Resolução 72, investir em ideias criativas, inovadoras, que darão suporte para a nossa economia torna-se ainda mais importante”, diz o secretário.
Depois de os vencedores do Sinapse da Inovação de 2011 cumprirem as últimas exigências do edital, será marcada a cerimônia de premiação, com a presença do secretário da SDS e do presidente da Fundação de Apoio à Pesquisa Científica e Tecnológica do Estado de Santa Catarina (Fapesc), Sergio Gargioni.
O total de R$ 5 milhões será aportado pela Fapesc e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae/SC). A concessão de subvenção econômica para empresas catarinenses está prevista na Lei Catarinense de Inovação, regulamentada em 2009. Esta verba a fundo perdido será repassada por meio de termos de concessão.
O Sinapse da Inovação foi criado em 2009 para estabelecer uma comunidade de empreendedores e fomentar a discussão permanente de ideias inovadoras geradas em teses, dissertações, trabalhos científicos e tecnológicos de estudantes, professores e outros profissionais dos diferentes setores da economia.