Após crescimento de 300% em 6 meses, primeira startup de marketing de conteúdo do Brasil renova a marca
A meta da Contentools é expandir os serviços no Brasil até o fim de 2014 para atuar em outros países já no próximo ano.
A Contentools, primeira empresa de marketing de conteúdo digital do Brasil, mudou de marca, mas manteve sua essência: qualidade na produção, rapidez na entrega e material personalizado para os clientes. Após um crescimento expressivo de 300% em apenas seis meses, a meta agora é ultrapassar o território nacional e investir em um nicho de mercado: a produção de conteúdo para empresas estrangeiras.
A ideia da empresa surgiu há cerca de dois anos com a experiência da jornalista Emília Chagas, que já atendia clientes com demanda de conteúdo variada. Criada em outubro 2012 como Tex.do, começou como um crowdsourcing de textos. Durante os processos de pesquisa e validação da startup, descobriram-se novas oportunidades de mercado.
Um dos motivadores foi a participação no programa StartupSC, do Sebrae/SC em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), por meio do programa Nova Economia@SC, no início de 2013. Na época, a Tex.do foi selecionada para participar de uma missão ao Vale do Silício e iniciaram-se alguns relacionamentos com parceiros. “Percebemos que nossa proposta de valor precisava ir além. Nossos clientes demandavam uma solução completa de marketing de conteúdo. Surgiu então a base para a Contentools”, explica Emília.
Além dos conteúdos para blogs corporativos e redes sociais, a empresa passou a oferecer ebooks, infográficos, roteiros para vídeos e outros produtos de alta demanda. Em paralelo, criou uma plataforma que auxilia nos processos de produção de conteúdo, publicação e distribuição. As funcionalidades exclusivas facilitam o dia a dia dos redatores e clientes. Um exemplo é a aprovação via email (o cliente recebe uma mensagem e pode avaliar o conteúdo sem fazer login no sistema) e os “redatores favoritos”, que permite a criação de uma rede de profissionais prioritários para cada empresa.
Hoje a Contentools une empresas que precisam gerar conteúdo de qualidade para atrair visitas em seus sites a redatores profissionais que buscam por oportunidades de trabalho remoto. Além do StartupSC, a Contentools está participando atualmente do programa Seed/MG e também foi aprovada para a segunda turma do Startup Brasil.
Segundo Elton Miranda, sócio da empresa com sede em Florianópolis (SC), a meta atual é continuar tornando-se referência no país, mas iniciar a expansão para fora do Brasil ainda em 2014. “Muitas empresas de tecnologia que vêm para o Brasil têm dificuldade de emplacar seus produtos ou serviços. Isso acontece porque nosso perfil de consumo é diferente do americano. No Brasil não temos a cultura do self-service, precisamos entregar parte do serviço para os clientes. Para muitos isso é um problema. Para nós é uma oportunidade de unir de forma singular tecnologia e serviço”, explica.
Como funciona a plataforma Contentools
A plataforma da Contentools automatiza processos de criação de conteúdo online, publicação e distribuição, unindo redatores e empresas, sempre com foco em qualidade.
Funciona assim: o redator cadastrado recebe a oferta de produção, sempre nas áreas em que têm experiência. São posts para blog, ebooks, social posts ou roteiros, elaborados dentro do sistema, na área de trabalho dele na plataforma. Depois, é feito o controle de qualidade para avaliar se cada conteúdo está de acordo com a proposta do cliente.
Por fim o produto é enviado para aprovação final do cliente que pode pedir quantas revisões achar necessário. Ele também tem a opção de escolher a funcionalidade de autopublicação, para que os conteúdos aprovados sigam diretamente para o site, blog corporativo e redes sociais. Como tudo é feito dentro da plataforma e os processos de envio, aprovação e revisão são automatizados, a entrega é mais rápida e a praticidade dinamiza a produção.
Sobre Marketing de Conteúdo
Marketing de conteúdo é qualquer forma de marketing que envolva a criação e compartilhamento de conteúdo para adquirir e educar clientes. Este conteúdo pode assumir diversas formas como notícias, vídeos instrutivos, whitepapers, ebooks, posts de blog, guias, artigos, quizes, podcasts, entre outros.
De acordo com a jornalista Emília Chagas, esse conceito não se resume a adquirir leads ou contatos, converter clientes e vender diretamente. Significa conquistar familiaridade, simpatia e confiança do cliente. “Nesse movimento, as marcas tornam-se elas mesmas veículos de mídia especializada, em seus próprios sites, blogs, portais e redes sociais. No momento da compra, seus clientes terão um relacionamento real, um nome a lembrar,” resume.