BNDES deve lançar Criatec II na próxima semana
Um novo fundo de investimento de capital semente, voltado para empresas emergentes inovadoras, está sendo lançado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Na próxima semana, o banco publica o edital do Criatec II, fundo que nasce com patrimônio de R$ 170 milhões. O novo fundo fará aportes de capital em 36 empresas inovadoras que serão selecionadas por um gestor nacional escolhido pelo banco.
Uma novidade em relação ao Criatec I é que o teto de faturamento das investidas poderá ser superior aos R$ 6 milhões da primeira versão. O capital também será 70% maior.
O Criatec é uma bem-sucedida iniciativa do BNDES envolvendo capital semente. A atuação do Banco nesse nicho é fundamental, tendo em vista a preferência dos investidores privados por fundos de menor risco, como os de venture capital e private equity.
Na sua primeira rodada de aplicação de recursos, já encerrada, o fundo apoiou 42 empresas nascentes inovadoras no Brasil. Uma delas foi a catarinense Cianet, focada em soluções de hardware e software para comunicação de dados de alta velocidade para empresas que transmitem e gerenciam grandes volumes de dados e conteúdo digital.
Fonte: Baguete e Valor Econômico