Chatbot para atendimento: como escalar o seu negócio
Muitos negócios estão começando a utilizar o chatbot para atendimento. Esta é uma ferramenta que ajuda as empresas o automatizar algumas tarefas, assim como as tecnologias de machine learning e inteligência artificial. Tudo porque os chatbots são programados para atender e se comunicar com seus clientes de forma rápida e eficiente.
Além de melhorar a comunicação com os clientes, os chatbots reduzem o custo de atendimento. Continue a leitura para entender melhor o que significa o termo, como funciona e quais são suas vantagens.
O que é chatbot para atendimento?
Chatbot é um termo em inglês, e sua tradução livre seria “conversa com robô”. É uma tecnologia que vem sendo muito utilizada e aprimorada, que tem como objetivo gerenciar trocas de mensagens com seus clientes, como se eles estivessem falando com um atendente humano.
Esse programa consegue auxiliar os consumidores, tirando suas dúvidas em questão de minutos. Tudo isso de uma maneira mais próxima possível da conversa real, com pessoas, ajudando a escalar o negócio.
O chatbot para atendimento é uma ferramenta que simula diálogos com seus clientes pela internet, utilizando como principal tecnologia envolvida a inteligência artificial. Normalmente são utilizados pelos aplicativos de mensagens e chat virtuais, através da programação de diferentes respostas automáticas que são disparadas com base em alguns gatilhos da fala dos clientes.
Assim, a intenção é que o chatbot seja programado para compreender elementos da fala humana, seja por voz ou por digitação, e oferecer uma resposta mais próxima possível da que ele precisa. Ao conversar com um chatbot, a sensação é de estar interagindo com outra pessoa. Isso porque, essa ferramenta utiliza uma precisão nas suas respostas.
Atualmente, muitas empresas têm investido no recurso de chatbot para atendimento, e graças à tecnologia de algumas startups isso se torna cada vez mais acessível.
Como é o caso da Globalbot, participante da 9ª turma do Startup SC. Fundada em 2017, a startup era inicialmente uma plataforma para construir chatbots, mas com o tempo e a demanda do mercado, se transformou em uma plataforma SaaS de automação do atendimento.
Assim, o robô faz o primeiro contato, tirando as dúvidas mais comuns. Se surgir uma pergunta mais complexa, a qual ele não consiga compreender, ele passa o atendimento a um ser humano.
No caso da Globalbot, toda essa tecnologia funciona na nuvem, melhorando o tempo de atendimento dos clientes de médias e grandes empresas. A startup já conta com 200 clientes dos mais diversos segmentos.
Como funciona?
Os chatbots têm seu processo dividido em três etapas principais:
- Processar o texto que o cliente escreve;
- Procurar a informação através de palavras, termos ou frases armazenadas no seu banco de dados;
- Enviar a resposta ou realizar uma ação que seja a resposta.
Essa tecnologia pode ter uma variação, dependendo da complexidade do software, por isso, alguns chatbots conseguem respostas mais assertivas que outros. Alguns exemplos de automações já mais difundidas e com melhor capacidade de compreensão são a Siri da Apple, a Alexa da Amazon, ou até a Aura da Vivo.
As diferenças de cada sistema são dadas pelo fato que existem dois tipos de chatbot para atendimento. O primeiro utiliza diretrizes, o que o deixa um pouco limitado pois só pode responder a um número específico de solicitações e entender um vocabulário pré-definido. Já o segundo tipo se utiliza de inteligência artificial, realizando um atendimento cada vez mais inteligente.
Segundo Felipe Volpato, CEO e fundador da Globalbot, o chatbot para atendimento desenvolvido pela startup utiliza inteligência artificial, pois assim consegue interpretar a conversa e a interação com o usuário, respondendo da melhor forma possível. Além de contar com uma experiência omnichannel, disponível 24 horas.
Vantagens do chatbot para atendimento
Agilidade no atendimento
Com cada vez mais pessoas indo para o ambiente digital, o atendimento por chatbot está em alta. Além disso, a pandemia aumentou o número de solicitações online, acelerando a utilização desse software por mais empresas.
E como o chatbot para atendimento funciona de forma automática, isso agiliza ainda mais as respostas, que é um dos pontos de maior atenção com relação aos usuários. Com a oferta de respostas cada vez mais rápidas e diretas, os clientes não precisam esperar muito para sanar suas dúvidas e saírem daquela interação satisfeitos com a empresa.
Redução de custos
Com o chatbot para atendimento, a empresa reduz o custo e tempo das respostas dos clientes – ou pelo menos aquelas mais superficiais. Isso traz um retorno bastante positivo para o negócio, que poderá investir esse valor em outro setor.
Segundo Felipe “os chatbots deixaram de ser ferramentas para grandes empresas e hoje podem ser acessíveis para empresas menores que ainda estão iniciando a adesão. Isso permite a todos otimizar as tarefas das pessoas para que elas possam se dedicar a tarefas mais complexas”, comenta.
Atendimento
Com o avanço da internet, o efeito omnichannel deve estar presente em todos os negócios, até porque começar a compra online e terminar na loja física já é uma prática muito comum.
Com essa tecnologia, além de possuir um atendimento personalizado, já que você pode programar o software para responder com linguagem formal ou descontraída, o chatbot permite um atendimento de qualidade. Com todas as informações salvas no banco de dados, é possível responder em segundos a mensagens de vários clientes ao mesmo tempo.
E, claro, o serviço fica disponível 24 horas por dia, sete dias por semana. Assim, o consumidor terá suas respostas mesmo fora do horário comercial.
Dessa forma, utilizar o chatbot para atendimento da sua empresa trará benefícios não só financeiros, mas também aumento da satisfação do cliente. Confira mais conteúdos como este no blog do Startup SC!