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ClicBusiness recebe aporte de Fundo de Investimento

ClicBusiness recebe aporte de Fundo de Investimento

A Paradigma Business Solutions S/A anuncia aporte de R$ 1,8 milhões para impulsionar o início das operações independentes da ClicBusiness Software S/A, uma spin off de seu negócio original dedicado a operação de um portal de serviços de colaboração e integração da primeira rede de negócios que se tem notícias no mercado mundial formada por portais de procurement independentes e suas comunidades de fornecedores.

“A ClicBusiness foi criada em julho/12, com objetivo de dar independência e identidade própria ao novo negócio que a Paradigma vinha desenvolvendo desde 2009, voltado ao mundo de “cloud computing business services”. Esta é uma diversificação importante do negócio original, que traz uma nova opção estratégica para crescimento no segmento de negociações e relacionamento eletrônico que deve ser um dos mais promissores do setor de software nos próximos anos”, declara a presidente da Conselho da ClicBusiness e CEO da Paradigma, Andréa Boudeville.

A empresa já foi concebida como uma sociedade anônima, com regras de governança aportadas em seu estatuto social e no acordo de acionistas celebrado com o novo sócio, FUNDO SC. O FUNDO SC é tem como principais investidores a FINEP, CELOS, SCPAR, WEG Participações, Intelbrás, entre outros investidores em empresas de tecnologia. O fundo é co-gerido por uma parceria realizada entre a gestora catarinense BZPlan e a mineira FIR Capital.

O Conselho de Administração da ClicBusiness é presidido pela experiente executiva paulista Andréa Boudeville e composto por mais três profissionais com especialidades diferentes: Topázio Silveira Neto (presidente da Flex, uma das maiores empresas de contact center do Brasil, empresário e executivo experiente, com passagem por outros segmentos), Marcelo Wolowski (diretor da BZPlan, especializado na análise de empresas e consultoria de gestão e de desenvolvimento de negócios) e Marcelo Villa Nova (executivo de forte perfil comercial que atua com a Paradigma nos segmentos de Energia e Financeiro).

Gérson Schmitt, fundador da ClicBusiness e da Paradigma, executivo com 30 anos de atuação em diferentes empresas e setores econômicos, assume como CEO da nova empresa nos dois primeiros anos para estruturar sua operação, ofertas e fazer um processo de “go to Market” agressivo. Rodrigo Werlang assume como CIO. É um profissional especializado que atua a 10 anos no mesmo cargo na Paradigma. Vai poder orquestrar em posição privilegiada a integração e arquitetura tecnológica de ambas as empresas.

“A ClicBusiness atraiu o FUNDO SC tanto pela inovação e perspectiva de crescimento do negócio que pode gerar uma das maiores empresas Brasileira de TI voltados a ofertas de soluções para os segmentos B2B e G2B, como pela organização do modelo de gestão e do seu business plan. A Cia. já nasce com conselho de administração profissional, um modelo de governança consistente e executivos com experiência setorial e de gestão, declara Marcelo Wolowski, Conselheiro da ClicBusiness e representante do FUNDO SC.

“A nova empresa vai prover soluções de negócio atendidos exclusivamente pela internet no modelo “SaaS – Software as Service”, com baixo custo operacional, atendimento personalizado mas modelo de serviços padronizado para ser facilmente escalável. Ao mesmo tempo que consolida a demanda de portais de procurement associados criando um canal de venda reverso para fornecedores, seus serviços de sourcing têm grande aderência e ganhos de produtividade relevantes na busca e localização de fornecedores, com filtros e informações de perfil, experiência e reputação no atendimento de processos de compra eletrônica de empresas e governo”, completa Gérson Schmitt, CEO da ClicBusiness e presidente do Conselho de Administração da Paradigma.

ClicBusiness – A história e foco da primeira rede de negócios para portais

Este projeto começou a ser planejado em 2008. Seu desenvolvimento foi iniciado em 2009 com a formação de um Grupo de Usuários que passou a colaborar na definição da arquitetura e funcionalidades de um novo serviço para atender as necessidades de sourcing direto e indireto de portais de procurement. A partir de 2011 começou a operação pioneira do portal www.clicbusiness.com.br. Em 18 meses de funcionamento vem evoluindo serviços e acumulando números de negócio surpreendentes. Já atende cerca de 180 unidades compradoras de 17 portais de procurement associados, conectados a uma comunidade de mais de 70 mil fornecedores. Esses portais já movimentaram cerca de R$ 8 bilhões em 150 mil processos de compra.

“O portal www.clicbusiness.com foi concebido para ser o “hub” dos “hubs” de uma rede de portais de procurement de operação independente, mas integrados por uma operação “SaaS” (Software as a Service) de serviços de colaboração e canal comercial para a cadeia de valor, um projeto inédito em todo mundo” , declara Schmitt.

O projeto pode ganhar um impulso adicional com a escolha da TOTVS da plataforma tecnológica da Paradigma WBC Procurement integrada com o serviço de sourcing do ClicBusiness para ofertar uma solução de portal de compras eletrônicas personalizado para seus clientes, denominado TOTVS Marketplace (TMp) – uma solução “SaaS” operada a partir do datacenter da TOTVS. No primeiro semestre de 2012 foram concluídas as integrações nativas com os dois principais sistemas de gestão da empresa e iniciou-se recentemente o processo de venda de uma oferta destinada a uma base de 26 mil clientes de ERP.

“Se até o final desta década a TOTVS tiver êxito em atender pelo menos 40% dos seus clientes com a solução de procurement e sourcing TMp & ClicBusiness, poderá ser alcançada uma comunidade de mais de 1 (um) milhão de fornecedores, de um total estimado de pelo menos 2,6 milhões de empresas que vendem produtos e serviços para a base de clientes da TOTVS”, declara Andréa Boudeville.

A executiva destaca que a TOTVS é a maior empresa de TI do Brasil, a melhor empresa do ano pela Exame e Isto É Dinheiro, a sexta maior empresa de ERP do mundo, e tem de 46% de market share no Brasil. “Estamos com a maior e melhor parceria que poderíamos conseguir no Brasil. Coordeno diretamente esta aliança pela sua importância para a estratégia do negócio”, completa a presidente do Conselho da ClicBusiness.

Considerando a possibilidade de êxito desse cenário, até o final dessa década, o faturamento conjugado da Paradigma e ClicBusiness pode ser 10 vezes maior que a projeção mínima de R$ 50 milhões para cinco anos,” explica Schmitt.

Para Gérson Schmitt, o modelo de operação da primeira rede de negócios e colaboração entre portais de procurement vai trazer produtividade e competitividade para os fornecedores que passam a ter acesso unificado a uma grande demanda da compra consolidada de todos portais associados ao ClicBusiness e a otimização do esforço e processo de localização e identificação do perfil desses fornecedores pelos portais.

Como Funciona o ClicBusiness

Apontado pelo mercado como o “Google dos negócios eletrônicos”, o portal ClicBusiness tem uma arquitetura que conecta automaticamente dezenas de portais associados via um conjunto de web services para a formação colaborativa de um banco de fornecedores, onde todas empresas compradoras podem buscar, sob demanda, novas alternativas de atendimento e parceiros comerciais (sourcing direto). Os portais associados também têm a opção de publicar sua demanda de compras para ser percebida e monitorada por fornecedores da base do ClicBusiness interessados em ser homologados por outros hubs compradores (sourcing indireto). Neste processo de solicitação de credenciamento de novos fornecedores, o ClicBusiness notifica automaticamente as partes e disponibiliza informações cadastrais e de contatos atualizados, identificação dos segmentos que atua cada empresa, suas referências de participação em processos de negociação eletrônica realizados por outros portais associados e sua reputação na opinião do mercado (funcionalidade disponível a partir de novembro/12).

Por apenas R$ 90,00/mês ou R$ 900,00/ano a o Clicbusiness viabiliza a troca de um custo operacional médio da ordem de 10% sobre vendas nos processos comerciais tradicionais de venda (vendedor comissionado, com grandes deslocamentos, veículos e equipamentos de TIC de maior valor, despesas e riscos operacionais com baixa taxa média de êxito), para um custo médio de venda eletrônica bastante inferior a 1%, baseado na automação do monitoramento de novas oportunidades de vendas, na consolidação da gestão da demanda de portais de compra numa única interface inteligente e com “single sign on¨ (o mesmo usuário e senha para acesso simultâneo para todos portais credenciados), além da possibilidade de expansão comercial a partir das facilidades e capilaridade de uma rede de empresarial de negócios, cujo limite é a internet.

Sobre a Paradigma Business Solutions

A Paradigma vem num ritmo de crescimento vigoroso em 2012, a despeito das turbulências internacionais e da redução do crescimento do país. “Projetamos fechar o mês de setembro corrente com o mesmo faturamento de todo ano de 2011 e encerrar o ano com crescimento mínimo de 30%, acumulando um crescimento da ordem de 140% desde 2009”, declara Andréa Boudeville, a presidente da empresa que projeta superar R$ 12 milhões de faturamento em 2012, com cerca de 8% de exportações.

Além do investimento contínuo no ClicBusiness nos últimos três anos, a Paradigma vem implementando grandes evoluções que diferenciam suas plataformas de procurement, SRM (Supplier Relationship Management) e trading energy. Fundada em 1998, a Paradigma atende grandes projetos de negociação e relacionamentos eletrônicos para os setores públicos e privados, com foco principal nos segmentos de energia, governo (federal, estaduais e municipais) e empresas da cadeia de valor. A companhia ainda tem atuação destacada no mercado de capitais brasileiro, atendendo importantes projetos como a BBM – Bolsa Brasileira de Mercadorias e o Tesouro Direto da BM&FBovespa e no mercado atacado e de consumidores livres de energia, onde realizou todos megaleilões dos últimos 10 anos promovidos pela CCEE – Câmara de Comercialização de Energia Elétrica, entidade do Sistema Energético Brasileiro controlado pela ANEEL e Ministério de Minas e Energia.

Com unidades em Florianópolis (SC) e São Paulo (SP), a empresa atua em todo o território nacional e, através de parceiros, também no exterior, com exportações para três continentes. É líder nos segmentos de tecnologia para trading energy e de e-procurement/compras eletrônicas para o setor público e empresas privadas, presente em pelos menos 19 segmentos econômicos. Sua plataforma Paradigma WBC – Web Business Center acumula mais de um milhão de processos de negociações eletrônicas suportados, que resultaram em negócios fechados da ordem de um trilhão de reais.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.