Confira os vencedores da segunda edição do Startup Weekend em Criciúma
Evento encerrou na noite deste domingo (01/10), após 54 horas de atividade. Mais de cem pessoas participaram do evento.
A segunda edição do Startup Weekend em Criciúma movimentou o Plurall Coworking ao longo do último fim de semana. Promovido pela Techstars e Google Entrepeneurs, em parceria com o Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina, o objetivo do evento foi criar em 54 horas uma startup, como são chamadas as empresas iniciantes na área digital.
Alexandre Souza, gestor do projeto Startup SC do Sebrae Santa Catarina e um dos coordenadores do evento, explicou que os grupos (12 no total) receberam orientação de 09 mentores que acompanharam os processos de validação e desenvolvimento de ideias. O objetivo era que os participantes entendessem todo o caminho entre uma ideia de negócio, até a execução final do projeto. Para isso, eles contaram com a ajuda de especialistas em design, desenvolvimento, marketing e administração.
Souza complementou que o foco principal do Startup Weenkend é a educação empreendedora, ou seja, capacitar para a criação de um negócio digital, como aplicativo, site, entre outros. “No entanto, se nascer algum case, ótimo”, enfatizou, destacando que existem vários cases bem-sucedidos que iniciaram a partir da participação no Startup Weekend.
O evento contou com mais de 100 participantes e, no último dia, as três equipes vencedoras foram premiadas. Em primeiro lugar ficou MCA telemetria inteligente, solução de telemetria para sistemas de abastecimento de água. Em segundo, a equipe Adubooo, com uma plataforma de localização de resíduos orgânicos domésticos. Em terceiro, o TripUS, uma rede social que conecta viajantes com os mesmos destinos e interesses. A menção honrosa foi para a equipe Marias, uma solução que visa garantir a segurança feminina, pela evolução durante o Startup Weekend.
Além dos troféus, as equipes foram premiadas com diversas bolsas para cursos patrocinados pelo Academia PME, Angel Eye, Multiverso, Plurall, Inside, e portal StartSe.
Para Rafael Rocha, membro da comissão organizadora do Startup Weekend Criciúma, a realização do evento tem contribuído para o desenvolvimento do ecossistema de inovação do Sul de Santa Catarina, ao conectar os empreendedores com profissionais experientes através de mentorias, que ajudaram a acelerar o desenvolvimento das ideias durante o final de semana.
O Startup Weekend já teve edições em mais de 1.200 cidades ao redor do mundo. A edição de Criciúma teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Governo do Estado de Santa Catarina, Plurall Coworking, SATC, Betha Sistemas, Hotel Ibis, Imepel, Fiesc/SENAI, DigituSul, Engeplus, Ana Terra Café Store, Unisul, Pipz Automation, Sofplan, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz, e portal StartSe.
Segundo Marcio da Silveira, diretor na Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável, e um dos mentores no evento, “Mais do que construir um negócio em 54 horas o Startup Weekend gera oportunidades de melhorar seu comportamento empreendedor. É possível competir, buscar clientes, errar, acertar, desistir do negócio é começar outro. A intenção do Governo em participar do projeto é que Santa Catarina tenha uma rede de empreendedores preparados para gerar novas oportunidades negócios, emprego renda e riquezas para nossa gente.”
Depois dessa edição em Criciúma, o evento prossegue, no próximo final de semana (06, 07 e 08 de outubro) acontece em Florianópolis o Startup Weekend Women.