Precisa construir um aplicativo para MVP? Inscreva-se no Zero Um Startups e saiba como fazer sem saber programar!
Para o negócio de muitas startups crescer é preciso pensar em construir um aplicativo. Apesar de parecer um processo muito trabalhoso, saiba que é, para o seu MVP (Mínimo Produto Viável), é possível realizá-lo sem saber programar!
Para te ajudar a entender o que é preciso para construir um aplicativo, continue a leitura desse conteúdo. Aqui você verá as etapas que devem anteceder o app em si, e também saberá mais sobre o Programa Zero Um Startups, que ajuda empreendedores nesta fase de validação através do app. Acompanhe!
Etapas antes de construir um aplicativo
Dentro do empreendedorismo tudo acontece de forma muito rápida e com pouco espaço para erros. Ou ao menos é assim que a maioria dos empreendedores pensa. No entanto, antes de partir para a etapa de construir um aplicativo, por exemplo, é preciso ter atenção às etapas anteriores.
Validação
A primeira etapa para começar o seu negócio, e posteriormente poder construir um aplicativo, é a validação do produto ou serviço. Lembre-se de que uma startup começa de uma ideia inovadora que seja escalável e replicável.
Após achar um nicho de mercado que você irá atacar, construa a sua persona. Saiba tudo sobre o seu cliente ideal e como chegar até ele, quais suas dores e como você poderá ajudá-lo. Aqui vale também conversar com o potencial cliente, e saber mais sobre ele, apresentar sua solução e receber feedbacks.
Então, crie o seu MVP, que seria um protótipo do seu produto. Assim, você pode vê-lo no mercado sendo usado e identificar possíveis oportunidades ou pontos de melhoria.
É importante destacar que o MVP deve ser de baixo custo e não deve ser encarado como uma solução terminada: ele pode e deve ser melhorado com o tempo e de acordo com os insights do processo de testes. Um exemplo do que você pode usar para coletar essas informações durante seus testes são formulários online gratuitos para fazer pesquisas com o mercado.
Time
Depois de ter a sua ideia validada, é hora de pensar em contratações para o seu time. Se você já identifica que vai precisar construir um aplicativo, por exemplo, procure montar uma equipe que atenda a essas necessidades. Escolha os profissionais que mais se adequem à cultura organizacional que você deseja na empresa.
Ter um processo de recrutamento coeso é muito importante. Nem todas as pessoas são as certas e se encaixam no perfil da sua empresa. Por isso, é necessário escolher aquelas que tenham os valores e o jeito de trabalhar alinhados com o da startup.
Além disso, com os colaboradores certos, sua empresa terá profissionais engajados e produtivos. E isso pode ser o diferencial para seu negócio se destacar e obter sucesso!
A construção do aplicativo
Com a ideia validada e o time montado, o próximo passo é o planejamento para construir um aplicativo.
Tenha em mente o porquê de estar fazendo, qual será a interface, nome, opções, cores etc. Ele será gratuito? Estará disponível para Android e iOS? Você deve saber também quem serão os usuários desse aplicativo. Quais são as necessidades deles? Como seu app vai atendê-las? Por onde eles irão encontrá-lo?
Faça uma pesquisa de mercado e busque responder algumas dessas perguntas. Desenhe como você imagina esse aplicativo, com base em todos os objetivos para ele planejados. E então, você estará pronto para construí-lo.
Após ter o planejamento todo pronto é hora de pôr a mão na massa. Os aplicativos fazem parte da vida cotidiana e as pessoas utilizam muito mais do que um por dia, por isso, é um mercado bastante movimentado.
Assim, o primeiro passo para começar a construir um aplicativo para a sua startup é saber quais os tipos de aplicativos existem:
- Nativo: desenvolvidos especificamentes para uma plataforma, com uma linguagem de programação pré-definida pelo fabricante;
- Webapp: um site responsivo para o smartphone;
- Híbrido: usam um código fonte único usando algum framework. Pode ser para Android e iOS.
Construir um aplicativo sem saber programar, através de plataformas intuitivas etc., pode ser um ótimo caminho para você validar a sua ideia de negócio! Esta opção possibilita que os próprios empreendedores tirem a ideia do papel e coloquem em prática, dando a sua cara e trazendo a sua visão. No entanto, um app para ser comercializado deve receber um nível de atenção mais aprofundado.
Posteriormente, com os testes já executados e a ideia pronta para rodar de forma comercial, recomendamos que seja feita a contratação de um bom desenvolvedor para seu time. Outra opção é terceirizar o desenvolvimento do seu aplicativo através de empresas especializadas, vale analisar cada cenário para entender os prós e contras da terceirização e internalização.
Programa Zero Um Startups
Para ajudar a sua equipe com todos esses processos para construir um aplicativo, conte com a parceria do Startup SC e da 49 Educação! O Programa Zero Um Startups é uma realização conjunta destes players que tem como objetivo auxiliar empreendedores de todo o país a validarem suas ideias, de forma totalmente gratuita e online.
São três dias de aulas, sendo que primeiro dia é realizada uma apresentação com as definições, características e oportunidades do mercado de startups. No segundo dia, são apresentados conteúdos sobre os primeiros contatos, criando relacionamento com os clientes e como identificar suas dores.
No terceiro dia é abordado sobre a possibilidade de construir um aplicativo sem precisar saber programar. Além disso, o Programa Zero Um Startups ajuda os empreendedores a montarem um ótimo MVP, através do aplicativo, construído para validação da ideia no mercado. Além de ser falado sobre a construção do time e cultura da empresa. A terceira edição aconteceu nos dias 04, 05 e 06 de Maio de 2021.
Assim, o empreendedor que está começando receberá uma grande ajuda para validar suas ideias e conseguir construir um aplicativo sem saber programar. Começando, então, a sua jornada no mundo do empreendedorismo. Para mais novidades, acompanhe outros conteúdos no blog do Startup SC!