Dez projetos são apresentados no encerramento do Laboratório de Empreendedorismo Digital
Especialistas avaliaram produtos desenvolvidos por alunos da Udesc Esag.
Uma plataforma de gerenciamento de trabalhos acadêmicos, outra que agencia a produção de apresentações corporativas em powerpoint; um gerenciador de eventos científicos e acadêmicos e uma ferramenta que seleciona jovens talentos para grandes empresas; um site para agendamento e pagamento de serviços de beleza e bem-estar e um clube para colecionadores de camisas de times de futebol.
Esses foram alguns dos dez projetos – muitos já em execução – apresentados na noite desta terça-feira, 2, no encerramento do Laboratório de Empreendedorismo Digital (LED), curso extracurricular exclusivo para alunos do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag), da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), promovido em parceria com a incubadora de startups Whapp.
Com início em maio, a edição inaugural do LED culminou com um “demo day” no auditório na Udesc Esag, com os alunos apresentando os produtos que desenvolveram para uma banca de representantes do mercado, além de professores, acadêmicos e demais convidados.
Integraram a banca Rodrigo Ventura de Oliveira, da empresa BZPlan; Marcos Mueller, do escritório da Endeavor em Santa Catarina; Rodrigo Gregory, do fundo de investimentos Criatec; e Alexandre Souza, do Sebrae/SC.
Alexandre divulgou na ocasião as inscrições para a segunda turma do programa de capacitação Startup SC, do Sebrae/SC, abertas até 21 de julho. Na primeira, que será encerrada em agosto, uma das vinte empresas selecionadas foi a Decora.do, idealizada nas salas de aula da Udesc Esag.
Prática com startups
No evento desta terça, o professor da Udesc Esag Nério Amboni, um dos articuladores da iniciativa, destacou a participação dos acadêmicos de Administração Empresarial Gustavo Tremel e Paulo Orione (também sócios-fundadores do Decora.do) como principais entusiastas na efetivação do curso.
Iniciativa inédita em instituições de ensino superior no Brasil, o LED visa proporcionar aos alunos a experiência prática de transformar ideias em empreendimentos digitais, acrescentando à formação acadêmica o contato com as melhores práticas na criação de startups.
Resultado de uma parceria entre a Udesc Esag e a incubadora Whapp, articulada por meio da coordenação do curso de Administração Empresarial, o curso tem uma segunda edição prevista para o segundo semestre.
Mais informações no site do Laboratório de Empreendedorismo Digital.