Dia da Inovação Brasil Portugal aproxima players dos dois países
Assinatura do memorando entre Sebrae e IAPMEI, pitches, Demo Day e apresentação do case Rock in Rio foram alguns dos destaques da agenda.
Inovação. Parceria. Conexões de novos negócios. Fontes de financiamento. Trocas de boas práticas. Dicas de softlanding. Tudo isso marcou o terceiro dia da missão do Sebrae em Portugal. Nesta terça-feira (1), o Dia da Inovação Brasil Portugal, realizado em Lisboa, teve como tema central a força da inovação no empreendedorismo com vistas a potencializar o conhecimento do ecossistema de inovação dos maiores e mais relevantes players lusitanos. A iniciativa foi realizada pela Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex Brasil), Sebrae, Embaixada do Brasil em Portugal e o Ministério de Relações Exteriores do governo brasileiro.
Em sua fala, o Embaixador Augusto Pestana, presidente da Apex Brasil, destacou a força latente dos empreendedores brasileiros: “O Brasil é um país extremamente inovador com mais de 22 mil startups espalhadas em mais de 800 cidades de norte a sul”. Ele salientou também que “Portugal é uma plataforma de acesso aos mercados da Europa, África e Índia. Por isso a presença do Sebrae em Portugal é estratégica para a promoção do empreendedor brasileiro”.
A natureza empreendedora e vencedora do brasileiro foi reforçada por Carlos Melles, presidente do Sebrae, que destacou a importância estratégica da missão empresarial. “Fizemos uma análise interna e percebemos que temos que ser uma ponte. Nesse momento especial do ponto de apoio do Sebrae no WTC Lisboa e da parceria com o IAPMEI devemos explorar de forma positiva as forças que temos com Apex Brasil, Ministério das Relações Exteriores e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) para gerar novos negócios em outros países de língua portuguesa e ajudar a promover o desenvolvimento sustentável em diversos países africanos. Acredito que esse será nosso melhor gesto de gratidão ao povo africano”.
Durante o evento foram assinados dois termos de cooperação. Um entre o Sebrae e a Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) com foco no benchmarking em ecossistemas de inovação, a promoção de conexão entre ecossistemas de inovação, a modelagem de estratégias de softlanding para startups, o intercâmbio acerca de investimentos e o estabelecimento de rede de negócios inovadores. Outro termo de cooperação foi assinado entre o Sebrae e o Fórum de Integração Brasil Europa (FIBE) visando facilitar a troca de conhecimentos, boas práticas e tecnologias voltadas ao aprimoramento de políticas públicas em prol dos pequenos negócios.
Conexões valiosas no mercado português
As 270 startups brasileiras que desembarcaram em Lisboa para a missão de internacionalização do Sebrae tiveram uma agenda riquíssima de aprendizados. O grupo aprofundou conhecimento sobre o ecossistema de empreendedorismo de Portugal, o financiamento para startups, o investimento cross border e suas vantagens, como se posicionar internacionalmente com dinamismo e elevar o valor de mercado, além de como usar a língua portuguesa para escalar uma startup.
Também foram realizados pitches de diversas empresas e atores com atuação no mercado português para que que os empreendedores brasileiros possam estabelecer parcerias e realizar abertura de mercado. Outro ponto alto do evento foi o Demo Day, quando 10 empresas selecionadas da trilha de investimentos da missão Web Summit demonstraram o potencial da inovação brasileira representando o empreendedorismo do Brasil com startups de insuretech, edutech, healthtech entre outras.
Ao final, os participantes puderam conhecer um caso de sucesso 100% brasileiro e de renome internacional: o Rock In Rio. Agatha Arêas, vice-presidente de Learning Experience, relatou o caminho trilhado pelo evento, que tem continuamente explorado a inovação para ser uma das marcas mais fortes do entretenimento mundial. Para tal, o festival de música criou uma área de educação. Segundo ela, “o mundo é uma escola. Aprendemos o tempo todo, em família, na escola e no trabalho. Basta ter mentalidade de crescimento, estar disposto a assumir riscos, inovar e utilizar a comunicação como ferramenta de transformação social”.
Trocas valiosas para os brasileiros
Cesar Griebeler, um dos empreendedores da missão, é sócio da SpinCare, startup de Santa Catarina com presença em todo Brasil que inovou ao diminuir a ocupação de hospitais oferecendo um bom atendimento ao público em suas casas. A empresa está pronta para escalar e reconhece a parceria do Sebrae. “O Sebrae foi fundamental em vários aspectos porque nos deu uma noção de equilíbrio por meio da capacitação em diversas áreas, como financeira, custos, conhecimento de mercado e trocas valiosas para atingirmos voos maiores”. A SpinCare acaba de ser selecionada pelo IAPMEI para iniciar a internacionalização em Portugal.
Aparecido Carvalho e Hermínio Carneiro, sócios da Inovaed, de Goiânia, criaram um questionário que usa a psicologia e antropologia colocando tudo dentro de um programa de inteligência artificial para ajudar empresas a encontrarem o talento ideal. Para eles “é muito importante a oportunidade de estar em Lisboa porque o Sebrae porque permite fazer conexões estratégicas que possam permitir a internacionalização de nossa empresa”.
Já Ricardo Marques, fundador da Hylaea, de Rio Branco (AC), integra o Inova Amazônia e está desenvolvendo insumos farmacêuticos a partir da biodiversidade da Amazônia por meio da substância ibogaína. O produto ajuda no tratamento de dependência química, depressão e doença de Parkinson. “Participar dessa missão do Sebrae é uma grande oportunidade de mostrar ao mundo a riqueza da biodiversidade em fármacos. Quem sabe, no futuro, teremos uma representação em Portugal e venderemos para toda a Europa. Participar do Inova Amazônia foi um divisor de águas em minha vida e fez o meu sonho se tornar uma realidade”.