E-book ajuda a mensurar resultados em redes sociais corporativas
Fala-se muito sobre a importância e os benefícios da comunicação interna eficiente no dia-a-dia das empresas. Ainda assim, visualizar o ROI ou o valor real que as ferramentas em uso para este fim, como as redes sociais corporativas, entregam ao negócios ainda é um desafio. Pensando nesta demanda de mercado, a SocialBase – startup que desenvolve uma rede social corporativa com o mesmo nome – lançou um e-book sobre métricas para redes sociais corporativas. “Como se trata de uma tecnologia relativamente nova, ainda faltam métricas consolidadas para análise do tema. Não existe um modelo único para medir o ROI, pois depende do foco da empresa e da atividade que ela exerce. Este ebook procura mostrar as ações que podem ser medidas”, destaca o diretor executivo da SocialBase, Radamés Martini.
A maioria das decisões dos empresários são baseadas em números, por isso, quanto mais quantificado for o ROI, mais fácil será provar o valor da implantação de uma nova ferramenta. As redes sociais voltadas para a comunicação interna nas empresas contam com alguns indicadores, que poderão mostrar se o investimento feito na solução está dando retorno. “Dessa forma, um gestor poderá contabilizar o ROI (return on investment), ver os benefícios que os sistema trouxe para a companhia e identificar os gargalos que engolem os bons resultados”, explica o diretor executivo da SocialBase, Radamés Martini. O ebook “Métricas para redes sociais corporativas” pretende auxiliar gestores a medir resultados, mostrar as principais barreiras e dar orientações para derrubá-las.
Conteúdo
O conteúdo rico inicia a abordagem mostrando como funciona uma rede social corporativa, abordando aspectos como colaboração, produtividade, armazenamento de informações. “Trata-se de um guia básico para gestores que querem usar essa tecnologia, mas que buscam conhecê-la melhor antes”, afirma Martini. O material também apresenta 17 sugestões de métricas, classificadas por processos de negócios, por etapa de uso da rede social corporativa na empresa, por benefícios a trazer para a empresa.
O ebook traz ainda quatro exemplos práticos de empresas que detectaram melhorias nos indicadores de performance depois de aderir à ferramenta e um passo a passo com todas as etapas que é necessário cumprir para se conquistar as vantagens que a ferramenta pode proporcionar.
O e-book sobre indicadores para redes sociais corporativas pode ser baixado gratuitamente aqui ou acessando a página de materiais educativos da SocialBase: http://blog.socialbase.com.br/materiais/
Sobre o SocialBase
A SocialBase é uma empresa de base tecnológica totalmente focada no desenvolvimento da rede social corporativa que leva o mesmo nome da empresa e que já está consolida em 2,2 mil organizações.
A empresa é uma das startups participantes do projeto Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que visa o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.
Startup SC abre inscrições para segunda turma do programa de capacitação
As inscrições para a segunda turma do programa de capacitação Startup SC estão abertas. Para participar do processo basta acessar o site do projeto (www.startupsc.com.br) e preencher o formulário on line.
Ao todo, 20 empreendedores serão selecionados. As inscrições para o processo seletivo vão até o dia 21 de julho. Já o programa de capacitação começa em agosto vai até outubro. A primeira edição reuniu 204 inscrições e, destas, 20 startups estão chegando ao fim do programa.