O que é um ecossistema de startups e qual a importância de fomentar seu crescimento
Quem faz parte do mundo do empreendedorismo já ouviu falar dos ecossistemas de startups. Porém, o termo ainda pode gerar confusão quando o assunto é compreender os agentes envolvidos no processo e qual é a importância de fomentar seu crescimento.
Afinal, o número de novas startups cresce a cada ano e os dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups) comprovam essa realidade. Isso porque entre 2015 e 2019 a média de novos negócios saltou de 4100 para 12700, gerando um aumento considerável.
Sendo assim, compreender os termos e ações que fazem parte do mundo das startups é o primeiro passo para assegurar boas parcerias, não é mesmo? Então confira o conteúdo até o final e saiba o que são os ecossistemas de startups e porque foram criados.
Mas afinal, o que é um ecossistema de startups?
O termo ecossistemas de startups pode deixar muitos empreendedores perdidos, sem saber o que pensar. Mas, a verdade é que na prática todos estamos inseridos neste grupo.
Basta pensar que, para o surgimento de uma nova empresa, diversos setores da sociedade precisam estar em funcionamento. Quando você opta por fundar uma startup, por exemplo, precisa ir em busca de colaboradores capacitados, visibilidade, captação de recursos, conhecimento e até mesmo de um espaço físico.
Sendo assim, diversos segmentos são acionados, criando um ecossistema capaz de contribuir com o crescimento do seu negócio.
Portanto, você já faz parte desde o momento em que decide criar a própria empresa. Ao longo do desenvolvimento do seu negócio também é possível contribuir com outras startups.
Vale destacar que o fortalecimento da rede é primordial para que existam novas soluções e para a atividade econômica de um país, afinal, não é segredo para ninguém que as startups são capazes de gerar inovação, movimentando o mercado.
Essa análise do ecossistema de startups contribuiu com o surgimento da Radiografia do Ecossistema Brasileiro de Startups, realizada pela ABStartups. De acordo com os dados divulgados, 63% dos entrevistados atuam em equipes de até cinco pessoas.
Quem são os agentes num ecossistema de startup?
Já foi possível perceber que diversos grupos e instituições fazem parte dos ecossistemas de startups, não é mesmo? E, para que não haja dúvidas, preparamos uma lista com alguns dos agentes principais. Confira:
- Investidores;
- Mentores;
- Aceleradoras;
- Outras startups;
- Universidade;
- Governo;
- Imprensa.
Esses participantes são primordiais para o desenvolvimento porque contribuem com o crescimento e divulgação das novas startups.
É importante lembrar que o desenvolvimento deve ser pautado em alguns pilares, incluindo: cultura, ambiente regulatório, densidade, talentos, acesso ao mercado, capital, diversidade e impacto.
Portanto, é essencial que os ecossistemas de startups estejam atentos a cada um dos quesitos, priorizando mecanismos que contribuam com o desenvolvimento, além das oportunidades de capital e regularização.
Um dos quesitos que influenciam no crescimento desse grupo é a comunicação, que também pode transformar a sua startups. Quer saber mais? Então acesse o kit de análise e planejamento de marketing.
Qual a importância do ecossistema de startup para quem está começando?
Imagine que você está iniciando uma startup agora. O frio na barriga e o medo fazem parte desse processo. Agora, por onde começar? O que fazer primeiro?
Acredite, muitos empreendedores passam por isso e acabam se perdendo no caminho, seja pela falta de informação ou por não conhecerem a rede de apoio.
É exatamente por isso que os ecossistemas de startups são importantes, porque podem fornecer informação e direcionamento para aqueles que estão no início do processo.
Com orientação, fica mais fácil traçar os próximos passos, levando em consideração o capital que precisa ser conquistado ou até mesmo as normas e leis que existem em cada um dos setores.
Quando o profissional compreende que não está sozinho na jornada do empreender, a troca de experiências e a proximidade com outros mentores pode facilitar o crescimento, gerando novas conexões e até mesmo soluções.
Ou seja, quem ganha com essa proximidade é a inovação, já que diversos produtos e serviços podem ser oferecidos, movimentando o mercado de startups.
Sabemos que os ecossistemas desenvolvidos podem impactar diretamente a economia das cidades e estados, acelerando o desenvolvimento econômico, social e humano de diversas regiões.
Quer saber como melhorar o desenvolvimento do seu negócio? Então baixe o e-book como estruturar seus processos e transformar sua startup em uma máquina de vendas.