Empreendedorismo: universitários catarinenses sonham mais alto que os de outros estados
Pesquisa mostra que 24,6% dos alunos em SC que pensam em empreender esperam ter mais de 25 funcionários após cinco anos de empresa – no país, média é de 11%
A vontade do brasileiro ter seu próprio negócio é muito grande, e isso não é diferente entre os jovens: quase 6 em cada 10 universitários brasileiros pensam em empreender. Apesar de tamanha vontade para abrir um negócio, os jovens não estão pensando em ter empresas que cresçam rápido em poucos anos: entre os 58% dos alunos que indicaram pensar em empreender no futuro, apenas 11% esperam que suas empresas tenham mais de 25 funcionários cinco anos após a abertura. Em Santa Catarina, porém, os universitários sonham mais alto: 24,6% esperam criar empresas de alto crescimento – mais do que o dobro da média nacional.
Esses e outros números fazem parte da pesquisa Empreendedorismo nas Universidades Brasileiras, feita pela Endeavor e pelo Sebrae. Em sua terceira edição, mais de 5 mil alunos e mais de 600 professores de todo o Brasil participaram da pesquisa, que contém resultados quantitativos e qualitativos. A pesquisa também aponta que alunos que consideram suas ideias de negócio mais inovadoras têm expectativa de criar empresas maiores, se comparados com a média da pesquisa. Entre os empreendedores que não consideram suas empresas inovadoras, 21,4% acreditam que sua empresa terá mais de 10 funcionários em 5 anos, número que atinge 47,6% entre aqueles que se consideram inovadores.
Entre os universitários ouvidos em Santa Catarina, 63,8% declararam-se potenciais empreendedores, 12,6% são empreendedores e 20,2% já afirmaram ter alguma experiência na área. Com relação ao ensino em sala de aula, 63% dos alunos disseram já ter cursado alguma disciplina relacionada a empreendedorismo – por outro lado, 16,8% responderam que gostariam de fazer, mas que seus cursos não oferecem. “Se tivermos mais universidades e professores que estimulem seus alunos a inovar, a sonhar grande e a se preparar para enfrentar os desafios de empreender, com certeza o Brasil poderá multiplicar o número de grandes empresas fundadas por universitários”, afirma Pamella Gonçalves, Gerente de Pesquisa da Endeavor.
A íntegra da pesquisa está disponível neste link: http://info.endeavor.org.br/eub2014