Empresa revoluciona modelo de acesso a notícias na internet
Tempo de recebimento das notícias, formato de entrega e preço justo. Esses são apenas alguns dos diferenciais do NewsStream, sistema criado pela catarinense Knewin Inteligência em Recuperação de Informação. A ferramenta, que está sendo lançada no mercado nacional, é um coletor de notícias na nuvem e ‘varre’ jornais, revistas e blogs eletrônicos por notícias e posts.
Para o diretor da Knewin, Lucas Nazário, o objetivo é oferecer o serviço a um preço acessível para levar benefícios mais imediatos às empresas que já consomem notícias, como, por exemplo, clipadoras, empresas de inteligência e de análises setoriais, além de promover, em médio e longo prazos, um ecossistema de aplicativos que utilizam informações, ainda não existente hoje, visto que as soluções atuais pecam na qualidade e abusam no preço”, avalia.
Nazário está tão confiante com a superioridade na qualidade e no modelo de negócio do NewsStream que não exita em dizer que o mercado, composto por pessoas brilhantes, criativas e com boas ideias, fomentará uma série de aplicativos sobre essa solução.
Vantagens
Com o NewsStream, as notícias ficam disponíveis aos clientes cerca de 20 minutos após serem publicadas na fonte original, seja jornal, revista ou portal. Apesar do curto tempo, a empresa já trabalha para diminuir ainda mais esse prazo e a intenção é chegar a cinco minutos, independentemente do número de fontes coletadas.
Outro diferencial da ferramenta é a entrega das notícias. Segundo Nazário, as soluções genéricas encontradas no mercado disponibilizam notícias em horários pré-definidos, apenas pela manhã ou à tarde, e isso não é o ideal para clientes em que tempo é dinheiro. “O NewsStream mitiga esse tipo de cenário, pois está acessível 24 horas por dia e sete dias por semana aos clientes que podem buscar por novas notícias a cada poucos segundos, em qualquer lugar, basta acessar a internet, nem precisa de sistemas específicos”, explica.
Apesar de todas as vantagens citadas, talvez o modelo de negócio seja o grande atrativo. “A concorrência pratica preços impensáveis com os clientes e cobra de um jeito errado, ou seja, por fontes ou por palavras-chave. Isso é extremamente danoso para quem está consumindo notícias com o objetivo de agregar valor ao seu negócio. Existem jornais que publicam 500 notícias em uma semana e passam outras três publicando 50 e o valor para o serviço é o mesmo, o que é uma injustiça”, destaca. O NewsStream não limita palavras-chave, permitindo ao cliente flexibilidade na busca por notícias e conferindo vantagens significativas ao negócio.
A ideia da Knewin não é a de cobrar somente pelas notícias entregues ao cliente e um um valor justo por cada notícia. “Temos convicção de que com a ferramenta as empresas poderão empregar seus recursos financeiros em outras atividades também relevantes ao negócio e nós seremos um grande parceiro nesse sentido”, conclui.
Como funciona
O NewsStream, automaticamente, ‘varre’ jornais, revistas e blogs eletrônicos por notícias e posts, estrutura cada um em nome da fonte, título, subtítulo, autor, data de publicação, conteúdo exato e armazena tudo em uma estrutura que torna as notícias passíveis de busca pelos clientes.
Depois de coletadas e armazenadas, as notícias podem ser facilmente acessadas por meio de um serviço web altamente configurável. Assim, o cliente recebe somente aquelas notícias que são do seu interesse. Por exemplo, é possível buscar por todas as notícias publicadas ou coletadas num período definido de datas, por notícias publicadas por uma determinada fonte, por palavras-chave, pelo idioma das notícias etc.
Por fim, as notícias chegam corretamente estruturadas ao cliente que pode fazer o que bem entender com elas. Ele pode, por exemplo, criar um mecanismo de busca de notícias, inserir notícias no seu site web, gerar relatórios etc.
Perfil
A Knewin (www.knewin.com) foi criada em 2011 e possibilita aos consumidores ter acesso a informações da internet de maneira rápida e fácil por meio de projetos de coleta e disponibilização de informações e notícias de acordo com a necessidade do cliente.
A empresa está incubada no MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Sebrae-SC e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate).