Entrevista com Dan Strougo, country manager da 99designs
Nesta semana a TryPic, startup participante da segunda turma do programa de capacitação Startup SC, teve uma ótima notícia, a equipe agora conta com o Dan Strougo como mentor da startup.
Para quem não conhece, Dan foi um dos fundadores da LogoChef, startup comprada por ninguém menos que a gigante 99designs, a qual hoje, ocupa o cargo de Country Manager no Brasil.
A TryPic fez uma entrevista rápida com o Dan, e agora disponibilizamos aqui no Startup SC. Confira abaixo:
TRYPIC – Nos últimos anos você fundou projetos inovadores na web que ganharam a atenção da mídia. Mas afinal, como você foi parar neste mundo de startups?
Dan Strougo – “Ótima pergunta! Hoje me apresento mais como empreendedor digital do que como designer. Quando fui abrir minha primeira agência de design (LogoChef) percebi que não deslancharia se tivesse uma agência tradicional competindo com outras tantas bem sucedidas e, porque não assumir, talvez com melhores equipes que a minha. A solução foi inovar no modelo de negócios e no meio digital encontramos grandes oportunidades.
Empreender dentro deste conceito de startups digitais é um caminho sem volta. Quando se enxerga o potencial das ideias versus a rapidez em que conseguimos partir da ideia para clientes experimentando nosso produto fica difícil voltar para a ‘economia real.’”
TRYPIC – Seus dois últimos empreendimentos envolveram “Crowdsourcing” e Concorrência Criativa, por quê a escolha deste modelo?
Dan Strougo – “Nem sempre o melhor profissional criativo mora na sua região, bairro ou cidade. Muitas vezes seu designer ou decorador podem estar em outro estado ou país. A web é isso. Acabar com as distâncias de vez. Mas como permitir que uma pessoa encontre o seu designer ideal? Aquele cujo traço ou gosto se aproxime muito do seu estilo?
Reconhecer o designer perfeito através de portfolio é um caminho, mas nem sempre o designer é inteiramente responsável pelo o que vemos em seu portfolio. O modelo de concurso criativo resolve este problema. Ao invés de contratar a promessa de um bom design, contrata-se o designer que já te apresentou a melhor solução. Sendo esta escolha pelo melhor design referenciada por outras dezenas de ideias apresentadas por outros profissionais.”
TRYPIC – A Trypic e a 99designs conectam clientes com profissionais criativos através de briefings online. Quais as principais vantagens para os que participam desse processo?
Dan Strougo – “Para os profissionais criativos é uma grande vantagem não ter mais que se preocupar em sair para vender, perder tempo em reuniões inúteis, redigir propostas comerciais e ficar atrás de cliente para receber o dinheiro de projetos que já entregou. Em oposição ao modelo tradicional, em sites como a Trypic e a 99designs, o profissional faz apenas o que gosta – criar! Ao ver muitos briefings disponíveis ele amplia o poder de escolha do tipo de cliente/negócio que quer trabalhar.
Para os clientes a principal vantagem é ser confrontado com dezenas (às vezes centenas) de ideias antes de definir qual conceito criativo ele se identifica. Além disso, poder estabelecer um orçamento de antemão ajuda aos clientes a se programarem e ficarem dentro do seu limite de gastos.”
TRYPIC – No meio de 2013 você assumiu a função de Country Manager da global 99designs aqui no Brasil. Neste pouco tempo, que diferenças você sentiu entre os clientes brasileiros e os lá de fora?
Dan Strougo – “O cliente brasileiro é incrível. Sempre disposto a agregar e dialogar. Em nossos modelos o feedback e a troca dentro de cada concurso é fundamental e temos tido taxas de sucesso superiores aos de outros países como os EUA.
A desvantagem é a falta de conhecimento sobre a oportunidade que entregamos. O mercado americano, europeu e australiano está mais maduro virtualmente e as pessoas recorrem com mais frequência ao nosso modelo. Esperamos que esta cena mudará em breve!”
TRYPIC – Qual a dica mais importante que você tem para passar aos criativos que participam da 99designs?
Dan Strougo – “Investiguem bem os projetos disponíveis e arrisquem a criatividade de vocês naqueles onde se sente mais confortável em trabalhar. Por exemplo, se eu reconheço que sou um designer mais acostumado a criar para startups digitais, buscarei estes clientes no site e não bandas de música. Este encaixe ajuda muito na conquista de prêmios.”
TRYPIC – Para finalizar, na sua visão como designer profissional, como você enxerga a relação entre a fotografia e o design?
Dan Strougo – “Relação absoluta. As ferramentas são distintas, mas o objetivo de capturar e transmitir uma mensagem, uma sensação, uma reação é o mesmo. Sempre vestidos de um carinho estético acima da curva para encantar os envolvidos na recepção da mensagem. De forma prática existe uma relação direta entre os profissionais, já que os designers gráficos usam recursos fotográficos constantemente para layoutar seus projetos de design e vice-versa.”