Game reúne diversão e treinamento na Volkswagen
Em vez de um quadro negro, um computador. No lugar de um palestrante, um game. A Academia Volkswagen, mantendo seu perfil pioneiro, apostou em mais um projeto inovador e está treinando sua equipe de colaboradores por meio de um jogo virtual. Trata-se do ‘Missão Space Cross’, que funciona como um adventure point and click, no estilo de jogos de meados dos anos 1990 da Lucas Arts, como Full Throtle, The Dig, Maniac Mansion.
Para Leonardo Tosello, gerente da Academia Volkswagen, a escolha por um game parte do princípio de que a empresa está atenta às mais diversas ferramentas disponíveis para capacitar os colaboradores da Rede de Concessionárias. “O jogo foi uma aposta bem-sucedida para inovar, tanto em termos de navegação e interação, quanto no desenvolvimento e apresentação do conteúdo, que se mostrou muito eficiente, agradando aos usuários e contribuindo para a absorção do assunto”.
O game permite que o jogador comande um personagem por cliques do mouse, possibilitando que ele ande de um lado para o outro, interaja com itens e outros personagens do cenário, resolvendo os problemas. A ação simula uma interação com o público-alvo do produto, utilizando argumentos como forma de resolver problemas.
Segundo João Romão, gerente de projetos e produção da Mobiliza, empresa incubada do Midi Tecnológico, em Florianópolis, criadora do game, o projeto foi inovador. “Os jogos trazem grande resultado, em que é possível treinar algo prático, gerando um empirismo virtual para o aluno. Ele simula uma situação-problema com a segurança que o erro não lhe trará mais danos do que uma nota baixa ou voltar uma parte do jogo, treinando assim o canal cognitivo da resolução de problemas, atenção e aprendizagem”.
Já Tosello garante que o processo como um todo foi um grande desafio devido ao curto prazo para o desenvolvimento de algo completamente novo e parabeniza a Mobiliza, pois a equipe da empresa foi além da produção e realmente agregou muito à criação do conteúdo. “Apesar de pequenas dificuldades, tudo foi desenvolvido com muita competência, desde a etapa de brainstorming até o acompanhamento do desempenho do jogo no LMS, e superou nossas expectativas em diversos aspectos: visuais, de navegação, de elaboração e apresentação do conteúdo”.
O gerente da Academia Volkswagen garante que os avanços tecnológicos abrem um leque de possibilidades muito grande e a importância está justamente em aplicar novas tecnologias para fins de treinamento, adequando-as à realidade do negócio e do público-alvo, sempre dando o próximo passo em relação ao que já vem sendo feito.
Entenda o jogo
O ‘Missão Space Cross’ traz a metáfora de que a fábrica fabricante do Space Cross foi fechada por causa da tentativa de invasão da concorrência. No momento do auto-fechamento, seis chaves artefatos foram espalhadas pelo Brasil e a missão do jogador é recuperá-las. Cada chave artefato contém informações codificadas sobre o automóvel que o aluno/jogador deverá descobrir. O jogo traz também os objetivos educacionais, em que o papel do aluno é aprender sobre o público-alvo e as principais características do automóvel.
Sobre Mobiliza
Desenvolve produtos e serviços como cursos, treinamentos, material didático para o mercado de educação a distância (EaD), entre eles um Editor Colaborativo de Conteúdo e Cursos On-line, que é uma plataforma de autoria de conteúdo instrucional específico para a modalidade de ensino e-Learning.
A empresa está ligada ao MIDI Tecnológico, incubadora mantida pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de Santa Catarina (Sebrae-SC) e gerenciada pela Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (Acate), considerada a melhor incubadora de base tecnológica do Brasil pelo Prêmio Nacional de Empreendedorismo Inovador 2008.
Fonte: Assessoria de imprensa da empresas incubadas.