Histórias do Startup Weekend Floripa GOV
O primeiro Startup Weekend com a temática Governo no Brasil aconteceu em Florianópolis nesse final de semana. O #SWGovFloripa traz uma grande oportunidade para os participantes colaborarem com o setor público e lançar ideias que resolvam problemas reais na esfera governamental, das cidades e das comunidades empoderando o cidadão. Essa edição que teve lotação máxima de 120 participantes foi realizada no Centro de Inovação ACATE Primavera entre sexta e domingo (24 a 26 de Março).
O #SWGovFloripa é o evento ideal para tirar a ideia do papel e colocar ela em prática e os participantes ainda podem contribuir com soluções que aumentem a inovação e beneficiem a sociedade como um todo.
O Startup Weekend utiliza uma metodologia que em 54 horas ao longo de um fim de semana os empreendedores, Desenvolvedores, Designers, entusiastas e nesta edição também conta com a participação de Agentes Públicos se unem para compartilhar ideias, formar equipes e criar startups.
O local do evento disponibiliza toda estrutura necessária com uma ótima localização na Rodovia SC 401 no Km04, dentro do Primavera Garden Center. No valor do ingresso estão inclusas refeições e coffee breaks, e todo o material necessário para o desenvolvimento das ideias, além do suporte dos mentores que utilizam de toda a sua experiência profissional para auxiliar os participantes.
O evento, criado e mantido pela aceleradora americana TechStars, já teve edições em mais de 1000 cidades ao redor do mundo. A edição de Florianópolis teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Sofplan, BRDE, Pipz Automation, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz e Unisul. E como apoiadores grandes empresas no cenário empreendedor de Florianópolis como: o grupo de pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina VIA Estação Conhecimento, WeGov, Code for Floripa, Intexfy, CIASC e a SDS – Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, que juntos colaboraram com os organizadores do evento.
Durante todo o evento são realizadas palestras instrutivas que expliquem para os participantes cada passo que precisa ser tomado para ter uma ideia sucesso, a primeira palestra motivadora foi realizada pelo mentor Tony Celestino, que veio para Florianópolis representando a TechStar do Brasil no evento. A palestra ajudou os participante a entenderem a importância da validação de sua ideia para as Startups. O mentor iniciou a palestra indicando alguns procedimentos básicos para nortear os participantes em seguida foco para a validação das ideias. Para isso, é importante que o processo seja realizado de maneira investigativa, realizando entrevistas com pessoas desconhecidas, segundo o mentor, essa é a melhor forma de saber o que o mercado está precisando. Depois foi a vez do Lucas Prim – Gestor da startup SumOne – falar sobre o MVP (Minimum Viable Product) que é conhecido como uma prática de administração de empresas que busca lançar um novo produto ou serviço com menor investimento possível, para experimentar o negócio antes de aportar grandes investimentos. A última palestra foi com Marcos Buson – fundador da empresa Pinmypet – afirma que o Pitch precisa ser apresentado da melhor forma e da maneira mais convincente e clara possível.
Depois de todas as mentorias as equipes trabalharam duro para desenvolver a ideia e chegar ao nível de apresentação dos Pitchs.
Conheça as ideias finais:
Embarquei
Projeto: Melhorar o tráfico de automóveis entre a ilha e o continente de Florianópolis.
Equipe: Jair Achmitt (Contador, auditor da receita estadual), Wesley Ramos (Desenvolvedor Beckand), João Guilherme Eicke (Estudante de Designer), Gabriela Vieira Loss (Arquiteta), Marina Amaral (Arquiteta ),
Buy Gov
Projeto: Facilitador para encontrar fornecedores e as melhores propostas de orçamento para o governo.
Equipe: Rafael Melo (Desenvolvedor), Alex Torqueto (Negócios), Jorge Dias (Agente Público), André Rigotti (Design), Eduardo Antônio (Agente Público), Fabíola Mello (Negócios), Maurício Silvestre (Desenvolvedor), Kenia Picklei (Negócios)
Selo Saúde Social
Projeto: Plataforma que conecta a população à saúde privada de forma mais acessível.
Equipe: Vanessa Santana Monteiro (Negócios), Caroline Bellan Oliveira (Desenvolvedor), Ricardo Francisco (Negócios), Renan (Analista), Samuel Santos (Desenvolvedor), Paulo Coral (Agente Público)
Plataforma Criativa
Projeto: Plataforma que facilita a conexão de projetos atrelados a eventos culturais com leis de incentivo.
Equipe: Cleisson Barboza (Negócios), Felipe Cardoso (Design), Felipe Balestin (Agente Público), Felippe Stahelin (Design), Roberto da Conceição (Desenvolvedor)
Bem Legal
Projeto: Com sistema automatizado e uma rede de advogados associados, oferece um serviço de qualidade por um valor que cabe no bolso.
Equipe: May (Designer), João Nunes (Designer), Luckas (Designer), Rodrigo Thaeler (Designer), Patrícia Scherer (Negócios)
Desperdício Zero
Projeto: Aplicativo que faz a comunicação dos fornecedores de alimento com as instituições carentes para evitar o desperdício de alimentos que estão prestes a vencer.
Equipe: Maria Cristina (Negócios), Adriana Salomão (Negócios), Lucas Umberto (Desenvolvedor), Sabrina Souza (Negócios), Fernando Taconto (Desenvolvedor), Ana Clara (Design), Eduardo Sousa (Negócios)
Reciclup
Projeto: Revolucionar o mercado de reciclagem do Brasil.
Equipe: Eduardo Oscar (Design), Eduardo Vargas (Negócios), Flávia Vieira (Agente Público), Antonio Arimoteia (Negócios), Alexsander (Desenvolvedor), Fredolibo Becker (Desenvolvedor)
Easy Bus
Projeto: Aplicativo que informa aos cidadãos que utilizam transporte coletivo, dados como o horário, a rota e o tempo de chegada de cada ônibus em tempo real, e consequentemente, irá fornecer informações essenciais para as cias de transporte.
Equipe: Helena Albino (Negócios), Lucas Lopes (Designer), Lucia Telles (Designer), Luciano Michelan (Agente Público), Ricardo Silva (Desenvolvedor), Robson Vermohlen (Agente Público), Rodrigo Bralvo (Desenvolvedor), Tiago Rosa (Negócios)
Banco de Óculos
Projeto: Plataforma de banco de óculos mundial para doação de óculos subsidiados.
Equipe: Rafael Chaves (desenvolvedor), Carlos Edurado Belinroth (Adimistrativo comercial ), Alexis Ligocki ( publicitário), Felipe Lima (Design), Andreas Petroll (Negócios)
Protocolei
Projeto: Padronização entre os ambientes virtuais dos advogados.
Equipe: Gencen (Desenvolvedor), Caroline (Desenvolvedor), João (Desenvolvedor), Thiago (Desenvolvedor), Analise (Design), Karol Casagrande (Negócios), Márcia (Agente Público), Cristina (Agente Público)
Vigília
Projeto: Conecta o cidadão com os agentes de segurança pública.
Equipe: Caio da Graça (Design), Hermeson (Desenvolvedor), Priscila (Design), Rhuan (Agente público), Rodrigo (Desenvolvedor), Thaynan (Negócios)
IES (Identidade eletrônica de Saúde)
Projeto: Plataforma que vai integrar postos de saúde, clinicas e hospitais para poder gerar dados quantitativos relacionados a saúde.
Equipe: Aderbal (Design branding), Edna (Negócios), Fabiano (Design), Francisco (Agente Público), Hélio (Desenvolvedor), Leonardo (Desenvolvedor), Rafael (Desenvolvedor), Sílvia (Negócios)
Inteligov
Projeto: todos os projetos da cidade em um só lugar.
Equipe: Vagner (Agente Público), Eric (Designer), Edipo (Desenvolvedor), Fabiana (Agente Publico), Jaqueline – (Desenvolvedor), Diego (Agente Publico)
Tudo aqui
Projeto: Conexão entre os Órgãos Públicos e a população facilitando a comunicação.
Equipe: Mayara Marin (Negócios), Marcelo Araujo (Negócios), Julia Munhoz (Design), Laís Lopes (Design), Luiza Pedroso (Design), Rogerio Cléle (Agente Público), Douglas Aguirre (Agente Público), Ygor Gasparin (Desenvolvedor)
Às 17h iniciou a apresentação final dos pitchs finais para os jurados: Gabriela Tamura (WeGov), Carlos Chiodini (secretaria do Desenvolvimento Econômico e Sustentável), Moacir Marafon (Softplan), Gabriela Werner (Impact Hub).
E as vencedoras do Startup Weekend Floripa GOV foram:
- 1º Lugar: VIGÍLIA
- 2º Lugar: PROTOCOLEI
- 3º Lugar: SELO SAÚDE SOCIAL
- Menção Honrosa: PLATAFORMA CRIATIVA