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Integração de dados: como utilizar para melhorar a experiência do cliente na construção civil

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Integração de dados: como utilizar para melhorar a experiência do cliente na construção civil

Com a evolução da tecnologia, é difícil pensar em áreas de atuação que desenvolvam atividades do dia a dia sem o uso da internet, aplicativos ou softwares. Neste contexto, a integração de dados passou a ser essencial para nutrir e manter operações em todos os setores da economia. 

No caso da construção civil, o foco do nosso conteúdo, não foi diferente. Se antes o objetivo era apenas a venda, atualmente as construtoras e incorporadoras devem pensar também no pós-venda.

Acompanhar a satisfação do usuário é essencial para todo negócio. Para ajudar, existem algumas dicas e aplicativos que podem facilitar essa interação. E quando este é o assunto, a Predialize, construtech integrante da 11ª turma do programa de capacitação Startup SC, é referência. 

A empresa oferece uma plataforma completa para construtoras e incorporadoras que querem fazer uma transformação digital no seu pós-obra. Isso traz maior eficiência para a operação das construtoras e contribui para melhorar a experiência dos clientes através da integração de dados.

Continue a leitura e conheça mais sobre esta área de atuação e como a Predialize operacionaliza essa experiência!

 

Integração de dados na construção civil

 

A expectativa para 2021 é boa no mercado da construção civil. Isso porque há a estimativa de o setor crescer 4% neste ano, uma das porcentagens mais elevadas desde 2013. Os dados são da Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC).

E, para atender a tantas famílias em busca da casa própria ou de um espaço para abrir uma empresa, a integração de dados tem um papel crucial. 

Algumas das mudanças que já fazem parte da rotina das construtoras e incorporadoras são:

 

  • a transformação digital e o uso de tecnologias no atendimento pós-venda;
  • o levantamento e análise de informações;
  • os atendimentos virtuais;
  • e a implementação de uma cultura data driven, que embasa a tomada de decisões em dados.

 

Todas essas atividades que envolvem a digitalização do setor demandam a existência da integração de dados. Através dessa convergência e centralização das informações, é possível analisar históricos, prever tendências e comportamentos e, como resultado, atender cada vez melhor aos clientes.

 

Como abordar a experiência do cliente

 

Como é possível identificar por este cenário de evolução, o atendimento ao cliente também está se transformando. Agora, não basta somente vender o imóvel ou espaço ideal: é preciso acompanhar toda a experiência. 

Da mesma forma que ocorre em outros setores, o consumidor leva em consideração diversos fatores antes de fechar um negócio. Sendo assim, utilizar a integração de dados para coletar as diferentes informações e necessidades importantes de cada indivíduo, ajuda a pensar em uma experiência única e otimizada.

 

Cuidando da experiência do cliente no pós-obra

 

Como já mencionado, cuidar da experiência do cliente é fundamental em todos os setores. No caso da construção civil, é importante mencionar que esse acompanhamento deve ser mantido mesmo após a finalização da obra e a venda.

Essa ação faz parte do conceito de customer experience, ou seja, a experiência do cliente que inclui toda a vivência com a marca. Por mais que muitos ainda não percebam, essa tem sido uma demanda constante do mercado. Por isso, as empresas estão investindo cada vez mais em soluções para cuidar da experiência do consumidor. 

Na construção civil, existem algumas etapas do pós-obra, esta etapa tão importante no cuidado com o cliente, que precisam ser contempladas. Confira mais detalhes:

 

Pós-venda

 

Sabemos que o mercado da construção civil está cada vez mais competitivo. Sendo assim, existem alguns diferenciais que podem colocar as construtoras ou incorporadoras à frente dos concorrentes. Um deles é o pós-venda

Vale ressaltar que esse é o momento correto para acompanhar e medir como foi a experiência do cliente, e se foi possível obter o resultado desejado. Além disso, é o momento de entregar todos os itens previstos para o comprador. 

Em alguns casos, uma opção pode ser entregar mais itens do que o combinado, realizando o overdelivery. Esta prática está despertando o interesse de muitos empreendedores e, se for viável para o negócio, pode ser cotado para análise, desde que sempre embasado na integração de dados.

 

Manual interativo do proprietário

 

Esse é um dos documentos que não podem faltar no pós-obra: o manual interativo do proprietário. O objetivo é apresentar ao proprietário, ou ao condomínio, as principais informações sobre o imóvel, além de ser uma fonte segura de checagem. 

Vale ressaltar que existem dois modelos: o tradicional e o interativo. No segundo caso, é possível aproveitar a tecnologia para interagir com o usuário como um serviço, diferentemente dos modelos em PDF ou impresso.

Lembre-se de que no modelo interativo é mais fácil conseguir atualizar as informações. Este fator pode contribuir com a integração de dados e a sua apresentação no dia a dia da construtora e dos moradores.

 

Manutenções preventivas inteligentes

 

É fato que todos os imóveis precisam de manutenções preventivas. Seja para evitar problemas futuros, ou para resolver complicações já existentes.

Entretanto, nem todos estão cientes dessa responsabilidade, o que pode ocasionar sérios problemas. Portanto, é essencial que a construtora ou incorporadora seja capaz de orientar o comprador

Por meio da integração de dados, a manutenção preventiva inteligente consegue detectar e antecipar necessidades, facilitando o diálogo entre os envolvidos.

 

Gestão inteligente da assistência técnica

A gestão inteligente da assistência técnica também é um fator primordial quando o assunto é a experiência do usuário. 

Isso porque muitas instituições acabam deixando de lado um dos itens mais relevantes nessa relação com o cliente: a assessoria necessária em caso de danos. A ausência desse auxílio pode afetar a imagem da empresa diante do consumidor, ao não proporcionar uma boa experiência.

Se a construtora ou incorporadora está enfrentando dificuldades nessas etapas, a Predialize pode ajudar! A plataforma oferece manuais interativos, portal do cliente, gestão dos chamados de assistência técnica e gestão de preventivos. Tudo para melhorar o relacionamento de construtoras e incorporadoras com os compradores. 

“Queremos melhorar a experiência do cliente da construtora, fornecendo inteligência de dados para uma gestão mais estratégica e eficiente”, resume Jean Sacenti, CEO da Predialize. A junção das experiências do pós-obra, mais enriquecidas pela integração de dados, contribui muito com este propósito, segundo o empreendedor.

Com o cenário apresentado neste artigo, fica evidente que a integração de dados passou a ser um mecanismo relevante e que precisa fazer parte do cotidiano das empresas. Só assim será possível conhecer o cliente e receber o feedback sobre a experiência com a instituição.

Sobre isso, Jean acrescenta sua visão sobre a importância de conhecer a fundo a dor do cliente, quando o assunto é melhorar a sua experiência. “Eu sou engenheiro e já atuei profissionalmente em construtoras, vivenciando na pele a dor do nosso atual cliente. Essa experiência aliada à tecnologia, é o que nos permite trazer uma solução que faça sentido para o nosso mercado”, finaliza.

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Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.