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Marketing para startups em MvP: o que você precisa saber

Marketing para startups em MvP: o que você precisa saber

A validação de um negócio é um momento delicado para a maior parte dos empreendedores. Tentando equilibrar vários pratos ao mesmo tempo, o marketing para startups não parece ser uma prioridade. No entanto, é preciso entender que o marketing tem que nascer com o produto e o negócio, pois ele será motor para geração de insights e consequente alavancagem da empresa.

Para quem ainda não conhece muito bem, o marketing digital é um universo amplo e repleto de oportunidades. Por meio dele é possível desenvolver estratégias e táticas conforme o objetivo final, que varia de negócio para negócio. Estas estratégias podem ser utilizadas por empresas de qualquer porte, segmento ou estágio de maturidade, o que inclui a fase inicial de validação. Ou seja, startups em MvP devem pensar em marketing e entender seu papel na geração de valor ao negócio.

Saiba mais sobre como incluir esse processo nas suas etapas mais iniciais de desenvolvimento de negócios e quais benefícios você poderá extrair disso.

 

Como pensar em marketing no início da startup

Durante o processo de concepção da ideia é comum que os empreendedores de startups estejam imersos em rotinas extenuantes de elaboração de uma série de aspectos básicos para que a empresa possa rodar. Desde a criação do produto ou serviço em si, passando pela precificação, pela busca por clientes para entrada de caixa, até questões burocráticas jurídicas e administrativas que são necessárias.

O marketing, no entanto, é uma frente essencial que deve estar contemplada nesses ajustes iniciais e que muitas vezes não é assim considerado. Não adianta desenvolver o produto sem entender como utilizar argumentos de venda coerentes para o público que irá comprar; como esta solução chega aos clientes; porque as pessoas compram; e como o produto evolui para se adaptar cada vez mais às necessidades dessas pessoas.

Para colocar isso em prática não é necessário contratar um especialista  para fazer esse desenho inicial. Organizar as funções, dividir os trabalhos e alocar alguém da equipe para pensar em marketing desde o início pode gerar aprendizados, resultados e indicativos de caminhos para evolução.

 

Benefícios do marketing para startups em MvP

Dentre as principais vantagens e motivos da implementação de marketing para startups em qualquer estágio do negócio e nível de maturidade, estão:

  • conhecer o seu cliente;
  • entender como e porque ele chega até o seu produto ou serviço;
  • onde ele se informa e pesquisa para solucionar suas dores;
  • ter consciência dos passos, motivos e gatilhos que o levam até lá;
  • elaborar estratégias de combinação de canais para estar próximo.

 

Conhecer o cliente

Conhecer o cliente é um ponto essencial para qualquer negócio, pois sem o cliente, nada relacionado à sua empresa terá sentido ou razão de existir. Uma forma prática de fazer isso é selecionar três ou quatro pessoas que já compraram de você e conversar com elas para entender quem são.

Identifique perfis de cliente, como quem deixa o maior ticket, quem evolui mais rápido para a compra, quem vem com menos dúvidas e mais preparado, quem já entende a dor que tem e como o produto ou serviço resolve.

Elenque algumas perguntas de contexto que possam traduzir esse nível mais pessoal, de conhecer aquela pessoa. Para ampliar a sua pesquisa, é possível contar com aplicação de formulários em redes sociais para chegar em mais pessoas com perfis semelhantes para entender o cenário de forma mais ampla.  Em estágios mais avançados, este processo integra a criação de personas.

 

Compreensão da jornada de compra

Para entender como as pessoas chegam até a sua empresa, serviço ou produto é importante, além de conhecê-las, mapear os principais passos que as conduzem. Para cada tipo de produto o processo para a tomada de decisão de compra é diferente, e  isso precisa ser compreendido pelas empresas para que possam desenvolver as formas certas de se comunicar.

Para entender que tipos de conteúdo essas pessoas consomem, onde fazem suas pesquisas para se informar e quais os gatilhos que a conduzem à compra, pergunte para aqueles três ou quatro clientes como eles chegaram na empresa, que desafios estavam enfrentando e por que avançaram e de fato adquiriram a solução. Entender como o cliente se sentiu após a compra e os resultados obtidos também ajuda a gerar insights, que é um dos principais benefícios do marketing para startups em MvP.

 

Definição  dos canais de comunicação com o cliente

No marketing diversas táticas e planos podem ser executados por diferentes canais, além de combinar alguns deles conforme o seu objetivo e público. Assim, é fundamental ter clareza de que investir em marketing, mesmo ainda em MvP, é importante para que aos poucos você possa conhecer todas as possibilidades existentes e realizar testes para entender qual melhor se aplica ao seu negócio.

O essencial neste processo é entender que para implementar marketing para startups em MvP não é necessário contar com uma grande estrutura ou orçamento, não precisa elaborar um projeto redondo e somente executar as ações quando ele estiver perfeito. Faça testes, aprenda rápido o que funciona para o seu negócio e coloque ações iniciais para rodar. Com o tempo você vai entendendo os melhores caminhos para aplicar as estratégias na sua startup.

Para mais conteúdos sobre o universo das startups, acompanhe o blog do Startup SC!

Alexandre Souza

Gerente de Inovação do Sebrae em Santa Catarina, organizador da Semana da Transformação Digital para MPEs e Startup Summit.