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Mínimo produto viável: entenda a importância de desenvolver o seu

Mínimo produto viável: entenda a importância de desenvolver o seu

 

Desenvolver o mínimo produto viável (MVP) na sua empresa é fundamental para obter melhores resultados, independente do setor ou modelo de negócio. Essa é uma metodologia muito utilizada no começo de uma startup para testar hipóteses.

O conceito diz sobre uma versão mais simples de um produto com as mínimas características necessárias para ser colocado no mercado. Para entender mais sobre o MVP, sua importância, seus benefícios e dicas de como fazê-lo, continue a leitura deste conteúdo. 

 

O que é mínimo produto viável?

 

O mínimo produto viável, ou do inglês Minimum Viable Product (MVP), é a aplicação das características básicas de uma solução para que ela seja comercializada, seja ela um produto ou um serviço. 

Estruturar um MVP exige menos recursos e tempo, mas isso não significa que ele será inacabado: ele serve para montar e testar uma ideia de produto antes de simplesmente produzir em larga escala e disponibilizar no mercado. 

O grande objetivo por trás disso é poupar recursos e otimizar a produção. Isso porque é produzido em menor quantidade, são feitos testes que orientam as melhorias necessárias e essas implementações são realizadas de forma incremental até alcançar a satisfação completa do cliente final que irá consumir aquela solução.

Por isso, o mínimo produto viável não está relacionado a uma solução fracassada, e sim, a um início. Muitas pessoas têm a ideia errada de que o mínimo produto viável é a construção do produto ou serviço por partes. Porém a analogia correta é a de que se trata de desenvolver uma versão preliminar, com as funcionalidades e características básicas necessárias para atender a carência do público-alvo através da sua operação, sem desembolsar valores tão altos. 

Assim, o mínimo produto viável é uma fonte muito boa de feedback para melhorar o produto.  É um protótipo que será testado por um grupo real de clientes, para a empresa ver como ele funciona na rotina dessas pessoas e poder saber onde melhorar.

 

Por que o mínimo produto viável é útil?

 

Ter um MVP ajuda muito no desenvolvimento da sua startup como um todo por diversos motivos.

Primeiro que ele permite que sua empresa entenda melhor as dores do cliente, com o produto que pode ajudá-los. Segundo, facilita na identificação de possíveis falhas na solução antes mesmo do seu lançamento integral, o que possibilita a realização de correções e ajustes.

Esses dois benefícios se destacam principalmente porque, com a aplicação do mínimo produto viável, você poderá ver o produto interagindo com o ambiente externo. Além disso, utilizar o mínimo produto viável permite que o empreendedor possa estar atento para eventuais mudanças de demanda de mercado, antes mesmo de sua concorrência.

Confira a seguir um resumo dos principais benefícios de realizar o MVP na sua empresa:

  • Validar hipóteses: mesmo com muito estudo, pesquisas e conhecimento de mercado, testar seu produto na prática vai ajudar a validar as hipóteses que você levantou na etapa de planejamento;
  • Analisar o mercado: com o mínimo produto viável você pode ver como seus clientes reagem àquilo que você pretende vender e oferecer como solução ao mercado futuramente. Isso ajuda a gerenciar possíveis riscos, e dá a chance de fazer ajustes que só foram perceptíveis com a prática;
  • Evitar desperdícios: é possível economizar tempo, recursos e dinheiro com o MVP para chegar no produto final já tendo uma solução validada e alinhada aos interesses e necessidades do mercado;
  • Obter feedbacks: receber os comentários dos clientes sobre o MVP pode ser poderoso para entender mais sobre o comportamento do cliente, podendo direcionar sua solução cada vez mais a este entendimento;
  • Corrigir problemas: colocar a etapa do MVP no processo de criação de um produto possibilita perceber ajustes necessários antes do lançamento e já agir para solucionar o que for possível;
  • Otimizar sua taxa de sucesso: com todas essas vantagens juntas, a velocidade e segurança no processo de criação aumentam. Dessa forma, a taxa de sucesso que seu produto terá será cada vez mais alta, pois você testou e analisou ele com o público antes.

 

Como estruturar um mínimo produto viável?

 

Existem alguns passos principais envolvidos na estruturação de um mínimo produto viável, e é importante entender que eles também variam em cada caso. Não há uma regra absoluta para o desenvolvimento de um MVP, mas algumas etapas genéricas que você pode adaptar ao seu negócio. Confira!

 

Entender a dor do cliente

O primeiro passo na estruturação do seu mínimo produto viável é descobrir qual a dor do seu cliente, e o que o produto pretende resolver. Para isso, é preciso fazer uma análise de mercado e estudar o comportamento do consumidor.  Você pode descobrir várias respostas, e deve organizá-las numa ordem de prioridade para, então, saber qual será o foco do seu MVP.

 

Avaliar enquanto desenvolve

Ao desenvolvê-lo, você deve definir os propósitos do MVP.  A proposta de valor atende ao cliente? Se a resposta foi sim, continue. Então analise o produto para responder se você conseguirá monetizar ele. Qual o custo para entregar a proposta de valor? E quais os canais de distribuição para o cliente? Para isso, você pode contar com entrevistas, teste A/B, testes presenciais, entre outros. 

Para auxiliar no desenvolvimento do MVP você pode contar com com o apoio do ecossistema através de programas de capacitação, como Startup SC, por exemplo. Acesse o site e saiba mais!

 

Captar primeiros usuários

Dando sequência às etapas, você terá que chamar atenção dos seus clientes para que eles possam testar o produto, e assim, poder analisar o que acham e orientar melhorias. Para isso, procure canais de comunicação com baixo custo, já que o MVP é algo inicial.

Para ser de forma rápida, você pode criar uma Landing Page, publicar nas redes sociais ou até fazer um formulário online. O importante é divulgar e abrir um canal de comunicação com seu cliente, para poder entender melhor a dor dele e como seu produto resolverá ela.

 

Trabalhar com os resultados

Uma das etapas mais importantes do mínimo produto viável é a de mensurar os resultados obtidos. Escute com atenção o feedback dos clientes e veja o que ficou faltando para que o produto resolvesse a dor deles em 100%. 

Mesmo que tenha total aceitação dos participantes, o seu trabalho não acabou. É preciso sempre estar aprimorando o produto, e melhorando ele para o mercado. Ainda mais com a velocidade que a tecnologia vem se desenvolvendo. 

Por todos os motivos que vimos neste artigo, o mínimo produto viável é tão fundamental para o desenvolvimento do produto ou serviço de uma startup. Para maiores informações e mais conteúdos ligados ao universo do empreendedorismo, continue acompanhando o blog Startup SC!

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.