4 mitos do empreendedorismo que você precisa esquecer
Ser um empreendedor não é nada fácil. Muitos conselhos que são dados àqueles que querem começar sua empresa, mas nem sempre eles devem ser seguidos à risca. Assim, surgem os mitos do empreendedorismo. Muitos deles tornam ainda mais complexa a realidade do empreendedor e somente contribui para dificultar a trajetória de quem quer ter seu próprio negócio.
Para desvendar isso, Rafael Assunção, empreendedor e mentor do Startup SC, selecionou 4 mitos do empreendedorismo que mais escuta nos workshops realizados em sua trajetória. Confira a verdade por de trás deles!
Mitos do empreendedorismo que podem estar no seu caminho
Mito 1: Tenho que fazer apenas o que é escalável
O primeiro dos mitos sobre o empreendedorismo é sobre fazer tudo ser escalável. Claro que todo negócio sonha em ter um crescimento exponencial, e isso vira o objetivo de muitos empreendedores.
Afinal, como apresentado no livro “Organização Exponencial”, de Salim Ismail, e replicado como regra na cabeça de muitos empreendedores, “é preciso crescer o mais rápido possível, senão, não se terá nada”. Isso não está errado e deve ser ignorado, somente deve ser tratado com parcimônia para adaptação ao seu cenário e realidade.
O crescimento da sua startup é muito importante, mas não deve ser o único foco do seu negócio. Muitos empreendedores desejam tanto o sucesso logo que acabam atropelando alguns estágios. Como, por exemplo, comprar uma sala maior, comprar outras empresas, ou até pensar em expansão internacional.
É preciso racionalizar, analisar com cuidado todas as possibilidades e dar um passo de cada vez. Outro ponto importante de destacar aqui é que cada segmento cresce em uma velocidade diferente, então deve-se analisar também este aspecto. Foque em no segmento, e entregue o máximo de valor que conseguir, e depois, vá pensando em outras frentes.
Algumas palestras que aconteceram no CASE Startup Summit 2020, promovido pelo Startup SC em parceria com a Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE) e a Associação Brasileira de Startups (ABStartups), tratam desse tema estão disponíveis! Como a “Histórias de inovação: do perrengue ao crescimento” e “Crescimento na crise: os aprendizados da Liv Up”, entre outras.
Mito 2: Tenho que vender para os pequenos para depois vender para os grandes
Mais um dos altamente disseminados mitos do empreendedorismo é pensar que se sua empresa está começando ela não pode ter grandes negócios como clientes. Não subestime o poder da sua startup. Pode ser que essa tal “empresa grande” esteja procurando e precisando do produto ou serviço que você vende.
É preciso coragem e ousadia para defender o seu negócio e confiança para acreditar no seu potencial perante aos outros empresários. Confira em palestras como a “99: como o primeiro unicórnio brasileiro se tornou um celeiro de startups” e “A empresa de 70 anos e a startup: o match perfeito”, do Case Startup Summit, uma visão de empreendedores de sucesso sobre o início de suas trajetórias.
Mito 3: Tenho que captar dinheiro para escalar
O terceiro entre os grandes mitos do empreendedorismo identificados por Rafael Assunção é acreditar que apenas o dinheiro faz o negócio crescer. Claro que isso é um fator importante, mas, novamente, não pode ser o único.
Empreender é tomar riscos, e isso envolve conhecer, mapear e implementar boas práticas em diferentes áreas para impulsionar a startup. Para aqueles que estão começando, há muitos programas que auxiliam as startups a se estruturarem, como o Programa de Capacitação Startup SC.
Além disso, ter muito dinheiro pode fazer com que o empreendedor escale o negócio antes que seja a “hora certa” e não focar no “agora”. Por isso, o grande problema não é a falta dinheiro, e sim, saber tomar as decisões certas e escolher as melhores estratégias.
Há diversos outros fatores associados ao crescimento do negócio, como conhecer as estratégias certas para o seu segmento, estabelecer uma boa comunicação em todos os níveis, saber direcionar esforços para as áreas que mais necessitam, entre outros pontos.
Voltamos a recomendar o CASE Startup Summit 2020, pois por lá também aconteceram palestras sobre crescimento das empresas. Alguns exemplos são “Como o Duolingo cresceu de 3 a 200 milhões de usuários” e “Produto como máquina de crescimento”, já estão disponíveis para consulta na íntegra, não deixe de conferir!
Mito 4: Tenho que focar em reduzir o CAC
Reduzir custos é uma meta buscada por todo empreendedor, especialmente se estivermos falando do Custo de Aquisição de Cliente (CAC). No entanto esse é mais um dentre o que se consideram mitos empreendedorismo.
Para aumentar os lucros, temos que reduzir as despesas, mas muitos empreendedores acabam focando em ações para obter resultados em curto prazo, e aí pode estar um erro significativo. É preciso olhar os lucros ao longo prazo, pois investir um pouco mais hoje, poderá fazer uma grande diferença no futuro.
Outro ponto importante aqui é que o empreendedor precisa experimentar. Investir em diferentes frentes, e com diferentes números. Isso cria a cultura da inovação na startup, arriscando um pouco e testando diferentes estratégias. Só assim o empreendedor conseguirá achar o caminho certo para seu negócio.
Para quebrar esse mito recomendamos assistir às palestras “Do seed ao series D: 20 mil clientes e a década da Resultados Digitais”, “Customer Experience na Prática – como monitorar a experiência de seus clientes” e “Estratégias de crescimento que vão além de aumentar a base de clientes”.
Ao deixar os mitos para trás você poderá focar em estratégias importantes e que funcionem para o seu negócio e, então, verá o seu negócio crescer.
E aí, algum desses mitos do empreendedorismo já se mostrou como uma barreira para o desenvolvimento do seu negócio? Continue acompanhando nosso blog e também assista ao máximo de palestras do Case Startup Summit que você puder, no seu tempo, em breve estarão todas disponíveis no site.