Nova chamada da Aceleradora – participe!
Estão abertas as inscrições para startups interessadas em se candidatar a receber apoio da Aceleradora.
A organização ajuda empresas inovadoras a desenvolver diferentes aspectos do seu negócio, incluindo gestão, estratégia, marketing, tecnologia, finanças, jurídico e o próprio modelo de negócios.
Para participar da seleção, o empreendedor precisa:
- um canvas preenchido com seu modelo de negócios (leia mais em http://businessmodelgeneration.com ou http://leancanvas.com/)
- (opcional, mas desejável) slides explicando seu projeto e estratégia (veja um exemplo em http://everwrite.com/slide-deck-won-u30k-trip-silicon-valley/)
- (opcional, mas desejável) Um site funcional ou protótipo do seu produto ou serviço, ou um vídeo com pitch e funcionamento
Se você se inscreveu na chamada anterior, vai perceber que os critérios estão um pouco mais exigentes. Caso queira participar, é só preencher o formulário até o dia 15/09/2012.
Como funciona?
A Aceleradora trabalha junto com o time como co-fundadores, criando um plano de trabalho para cada empresa e se envolvendo bem mais nas decisões estratégicas, que incluem coisas como bootstrapping, relacionamento com os melhores investidores e aportes de capital em necessidades específicas.
A Aceleradora investe até R$ 50 mil em troca de 5% a 15% da startup. Isso é decidido caso a caso, junto com o empreendedor, de acordo com o estágio da empresa e com o volume de capital e esforço investidos.
O selecionado tem acesso também ao networking da Aceleradora no Brasil e no mundo. Aprenda mais sobre o processo, veja as startups que eles já ajudaram dentro e fora do programa de aceleração, e alguns dos mentores que apoiam o trabalho.
E as duas aceleradas do início de 2012?
O Youcast andou muito em pouco tempo. Trabalhamos para que o projeto recebesse um investimento do Grupo Telefonica, o que facilitou muito o acesso aos parceiros apontados no BMCanvas criado em conjunto com a Aceleradora – Vivo, Telefonica, Terra, Campus Party. O MVP foi definido, publicado e está sendo continuamente validado: o primeiro grande cliente do Youcast é o Estadão, que publicou 6 notícias geradas via crowdsourcing na Campus Party Recife.
Já a Ledface melhorou muito as métricas de conversão, e começou a validar seu produto B2B para acelerar a obtenção de receita. O time da Ledface é muito competente, e por isso já faturou vários prêmios: o mais recente deles foi o TheNextWeb Startup Awards – Best User Experience. O Horácio e sua equipe estão criando novas funcionalidades para acelerar a criação de respostas e assim deixar usuários esperando menos tempo para obterem o que precisam. E ainda vem muito mais por aí, porque precisamos validar outros modelos de receita já definidos.