Os desafios e as oportunidades do setor de tecnologia e inovação são destaques no 28º Meetup
Evento reuniu cerca de mil pessoas em Chapecó
O 28º Meetup do projeto Startup SC, iniciativa do Sebrae/SC e da Secretaria do Desenvolvimento Econômico Sustentável, reuniu mais de mil pessoas no Centro de Cultura e Eventos Plínio Arlindo de Nes, em Chapecó. O evento contou com a parceria regional do movimento Desbravalley, universidades, empresas, entidades empresariais e Prefeitura de Chapecó.
Segundo o gestor do Sebrae/SC, Alexandre Souza, além de discutir o ecossistema e o empreendedorismo, o Meetup visa inspirar jovens que queiram começar o próprio negócio, principalmente no segmento de startups. “Nosso Estado é destaque quando o assunto é este, tanto que a Associação Brasileira de Startups realizou uma pesquisa no final do ano passado, mostrando que Santa Catarina é o segundo maior Estado no país em startups. Observamos que há um crescimento em todas as regiões no número de pessoas que quer começar a empreender com esse modelo de negócio, que tem como diferencial o grande potencial de crescimento”.
A primeira palestra foi conduzida por Théo Orosco, co-fundador e CEO da Exact Sales – empresa com foco para o aceleramento de vendas fundada há mais de três anos, e que hoje tem mais de 1.500 clientes e fatura R$ 20 milhões. O tema foi “O fim do vendedor como artista”, visando desmistificar o processo de vendas e mostrar que a habilidade de ser um bom vendedor pode ser estudada e construída. A intenção foi abordar o assunto desde o planejamento até a parte operacional, com base nos cinco pilares: atração, segmentação, tração e nutrição e retenção de clientes.
“A venda é o grande motor da empresa. Qualquer modelo de negócios tem como premissa básica a parte de vendas e, esse momento, é bacana porque pude apresentar alguns pilares técnicos e comportamentais por meio de 10 lições baseadas no histórico de minhas duas empresas e do mercado como um todo”, observou Théo.
Em seguida, Cristina Bittencourt, co-fundadora e diretora da Agriness falou sobre o “Glamour do Agronegócio” e os desafios de empreender no setor agro — principal atividade econômica na região. A ideia foi falar sobre as oportunidades do setor, os potenciais existentes no mundo atual, como as novas tecnologias impactarão no agronegócio e que oportunidades irão trazer.
A empresária contou sobre sua trajetória na empresa e destacou alguns números focados no impacto do agronegócio na economia do Brasil, lembrando que é o 4º exportador na área de suinocultura e o primeiro em gado e frango. Para finalizar, deixou uma mensagem aos jovens que querem investir. “É fundamental aproveitar momentos como esse para troca de experiências, pois quando queremos empreender somos cheios de incertezas. O importante é gostar do que fazemos, entender do problema que vamos resolver, testar, falhar rápido, validar, aprender e aprimorar”.
Por fim, Rafael Bottós, co-fundador e CEO da Welle Laser, encerrou o evento com a palestra “O desafio de transformar o seu sonho em um negócio de sucesso”, debatendo sobre as etapas que um empreendedor percorre até alcançar o sucesso da sua empresa. Apresentou algumas lições e a trajetória percorrida, juntamente com seu irmão Gabriel nos últimos 10 anos, e mostrou como conseguiram realizar seus sonhos. “Destaquei como olhamos para as oportunidades e como surgiram grandes negócios. De nossas cinco empresas, duas estão entre as que mais crescem no Brasil e isso confirma que acertamos em alguma coisa. Dessa forma, podemos transmitir uma mensagem de esperança, de inovação, de empreendedorismo, de fazer acontecer e essa experiência é importante para motivar”.
Startup Weekend da região Desbravalley
O evento também marcou o lançamento das edições do Startup Weekend da região Desbravalley, ecossistema de tecnologia formado pelas cidades do oeste catarinense. A iniciativa, criada e mantida pela aceleradora americana TechStars, conta com o apoio do Sebrae/SC e outros parceiros. A programação contempla uma edição em Joaçaba nos dias 28, 29 e 30 de setembro, outra em Concórdia nos dias 26, 27 e 28 de outubro e, em Chapecó, nos dias 23, 24 e 25 de novembro.