Programa Startup Farm Cria e Acelera Startups em 30 dias
Pegue 9 anos de experiência em aceleração de empresas de base tecnológica. Junte com metodologia de empreendedorismo vivencial, que vem sendo aplicada com sucesso em todo o Brasil e América Latina. Acrescente mentores experientes na cena digital brasileira. Junte tudo isso com um time de 50 empreendedores excepcionais e coloque todo mundo num espaço de c0-working para colaborar por 30 dias. Yes! Você tem o Startup Farm, um programa de aceleração que gera startups espetaculares em um mês de imersão.
Organizado pelo Instituto Inovação, que há nove anos promove a inovação no Brasil por meio de suas empresas Inventta e Insee, o projeto é uma imersão empreendedora que ativa e aprimora pontos fundamentais que rodeiam a rotina de um empresário. O Startup Farm, é um novo modelo de programa de aceleração feito sob medida para o mercado brasileiro. A ideia é criar e acelerar startups digitais em 30 dias. A primeira edição ocorrerá em São Paulo, que já está com inscrições abertas.
O programa reúne até 50 empreendedores em um espaço de co-working (trabalho colaborativo), que durante um mês, vão expor suas ideias e desenvolvê-las, com ajuda de mentores com experiência no mercado digital.
Em São Paulo, o programa será realizado no The Hub, espaço de trabalho compartilhado que fica no bairro da Consolação. “Tudo começa num sábado, quando são formadas as equipes, e termina 30 dias depois, com uma apresentação das startups para uma banca formada por investidores”, explica Felipe Matos, sócio do Instituto Inovação, realizador do programa e facilitador-líder do Startup Farm.
Podem participar empreendedores de todas as idades, que desejam criar ou já possuem uma startup em fase de conceito (estágio inicial, sem geração de receita). Felipe explica: “buscamos empreendedores com áreas de formação e experiência complementares. Queremos mesclar o perfil mais técnico, com pessoas da área de gestão, uma grande carência nesse tipo de empreendimento”.
Alguns temas de interesse geral serão abordados, como lean startups, formação de equipes, estudo de mercado, modelagem de negócio, teste de conceito, elaboração de protótipo, relação com investidores e capital de risco, além da elaboração de “pitches” para apresentação da ideia.
O Startup Farm foi baseado em programas de aceleração de startups praticados na região do Vale do Silício, nos EUA. “Estivemos visitando incubadoras e aceleradoras do Vale e trouxemos o modelo para o Brasil, de forma adaptada a nossa realidade. Por aqui, os empreendedores precisam de ainda mais apoio e suporte que lá, onde o mercado é mais maduro”, conta.
A final do programa acontece no dia 19 de setembro, em um evento aberto à comunidade, quando as startups geradas serão apresentadas para uma banca de investidores e especialistas.
Confira na imagem abaixo como funciona o programa Startup Farm:
Como participar
O evento acontece em São Paulo, dos dias 20/08 a 19/09 no The Hub. É possível fazer a inscrição individual ou de grupos com até 4 pessoas. Para incentivar a participação das mulheres, o Startup Farm está oferecendo 3 inscrições voltadas para este público sendo uma 100% gratuita e outras duas com 50% de desconto.
A inscrição no programa pode ser feita pela internet, no www.startupfarm.com.br e custa R$ 2,2 mil por empreendedor e os valores podem ser parcelados em até 18X no cartão de crédito.