fbpx

Quando cerveja e empreendedorismo se juntam

Quando cerveja e empreendedorismo se juntam

cervejaNo Japão existe uma modalidade de encontro às escuras chamada gokon. Grupos de homens se encontram com grupos de mulheres, normalmente em bares, sentam-se frente a frente e trocam interesses comuns, bebem, praticam jogos em dupla ou em grupos para quebrar o gelo e, em alguns casos, acabam entrando em um relacionamento.

Imagine essa mesma prática aplicada ao empreendedorismo.

Bem, na verdade ela existe. Se chama “geeks on beer” e junta em um bar empreendedores e investidores dispostos a bancar ou acelerar novos negócios.

Um desses encontros aconteceu na quinta-feira 9 de fevereiro na filial do Bar Brahma em frente ao Anhembi, em São Paulo. Bruno Barazzutti estava por lá: “É bem parecido. Afinal, a relação de entre o empreendedor e o investidor começa com uma cantada. Pode evoluir pra um namoro e quem sabe um casamento, que é o investimento em si”.

Como na versão japonesa que inspirou os encontros, investidores sentam-se de um lado, empreendedores de outro e nos dois casos a cerveja ajuda a encorajar os tímidos.

A diferença é que cada empreendedor tem um tempo limitado para dar o seu pitch – a apresentação curta da sua ideia para o investidor. Quando o tempo se esgota, acontece um “rodízio” para que os investidores ouçam as ideias de todos os empreendedores.

Bruno explica a experiência:

“Eram seis investidores, entre os quais estavam o Yuri Gitahy, da Aceleradora [que palestrou no estande do Sebrae durante a Campus Party] e o Cassio Spina, do Anjos do Brasil. A cada rodada, seis empreendedores se sentavam na frente dos investidores e tinham três minutos para falar do seu negócio. Quando o tempo acabava, acontecia um revezamento”.

Mesmo usando o encontro como um treino para referências futuras, Bruno considera que frutos foram colhidos: “Não fui com pretensão de conseguir um investidor. Ainda tenho coisas a fazer antes de pensar nisso, mas tive alguns feedbacks muito bons.”

Via: Mundo Sebrae

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.