Sebrae busca startup para desenvolver solução com Inteligência Artificial e Data Science
Inscrições para desafio de criar ferramenta de obtenção de respostas técnicas estão abertas até 18 de junho
Startups brasileiras com expertise em Inteligência Artificial e Data Science tem até 18. de junho para se inscrever em Chamada Pública realizada pelo Sebrae. A instituição busca empresas capazes de criar um serviço digital que permita às micro e pequenas empresas obterem as melhores, mais adequadas e compreensíveis respostas, para dúvidas técnicas sobre seus negócios. A solução funcionará como uma interface de respostas técnicas para o segmento. A ideia é que os empreendedores possam solucionar suas questões com um serviço de respostas inteligente, baseado em bancos de dados mantidos ou suportados pelo Sebrae.
De acordo com o edital, a ferramenta precisa apresentar as seguintes características e funcionalidades: usabilidade, com uma UX amigável, interface própria, sendo adaptável à identidade visual do Sebrae, para que possa ser disponibilizada no Portal e em outros canais de atendimento. Integração, com a possibilidade de ser acessada no Portal Sebrae, no App do Sebrae, no Sebrae Respostas e no Serviço Brasileiros de Respostas Técnicas (SBRT). Higienização de bases, com sistema intuitivo que descarte respostas ultrapassadas. Fontes de referências, indicando a origem das respostas disponibilizadas e linguagem analítica e integrativa. Além das respostas dos bancos de dados já ofertados inicialmente, é desejável que a plataforma possa incluir respostas de outras instituições, como INPI (marcas, patentes, etc), por exemplo.
Também é necessário que a startup desenvolva um modelo de negócio e monetização próprios, a fim de obter sustentabilidade econômica, com condições de se manter em funcionamento no mercado, após a criação da solução proposta na Chamada Pública. Em relação às questões técnicas, a ferramenta apresentada pela startup deve ser responsiva, passível de ser embedada em outros canais, com versão de aplicativo para móbile, usar recursos de machine learning e PLN, além de ser desejável o uso de chatbots e uso de login. O modelo proposto deve ainda ter versões livres, com acesso gratuito e a possibilidade de versões premium.
Agnaldo Dantas, analista da Unidade de Inovação, explica a relevância desta iniciativa: “Essa é a primeira chamada de subvenção econômica que o Sebrae realiza com vistas a fomentar o desenvolvimento de uma solução por uma MPE baseada em um desafio tecnológico do próprio Sebrae e que, além disso, não será de propriedade do Sebrae – mas sim da vencedora do edital. É o Sebrae promovendo a inovação aberta baseado em seus próprios desafios tecnológicos utilizando-se dos instrumentos do novo marco legal de inovação do país”.
Seleção
O processo de seleção será dividido em três etapas. Na primeira, as startups candidatas devem apresentar uma proposta de inovação. Na sequência, cinco empresas integrarão a segunda fase, quando haverá a apresentação de um MVP e avaliação por banca examinadora. Por fim, a startup escolhida iniciará o desenvolvimento da solução com apoio de recursos oferecido pelo Sebrae. A expectativa é que o processo todo dure oito meses.
Para participar, o empreendedor deve fazer sua inscrição, preencher um formulário eletrônico e enviar a proposta inicial. Serão avaliados critérios como coerência, grau de inovação, experiência da empresa, equipe técnica e valor do subsídio proposto. O Sebrae pode investir até R$ 800 mil no projeto. As startups candidatas devem ser empresas de pequeno porte, com receita bruta igual ou inferior a R$ 4,8 milhões. Acesse este link para conferir o edital completo.