Sebrae prepara ações voltadas à inovação
Para falar de startups é preciso transcender tudo o que se sabe sobre empreendedorismo no ambiente tradicional, como modelo de negócios e relações trabalhistas rígidas. Estes são conceitos que não se encaixam no mundo destas empresas, dedicadas à inovação, de rentabilidade elevada, baixo custo e ideias testadas antes de chegarem ao mercado.
O termo startup ganhou força com a expansão das companhias de tecnologia que atuam na internet, as chamadas pontocom. Mas o conceito extrapola o universo dos computadores e se estende a todo empreendimento que estabelece um padrão de negócios até então desconhecido.
O Sebrae já promove ações voltadas exclusivamente para esse segmento, visando ao desenvolvimento do ecossistema das startups digitais. A atuação da entidade está baseada em três linhas de ação: capacitação, destinada à disseminação do conhecimento específico; ações de inovação, para potencializar as metodologias e adaptar os modelos de negócios; e ações de mercado, que preveem a preparação dos empreendimentos.
Segundo Marcio Brito, analista do Sebrae, a instituição leva em conta os momentos distintos de cada empresa. “Identificamos quatro estágios. O inicial está direcionado à busca de informações a respeito de startups. O segundo estágio é de identificação das ideias que podem ser transformadas em negócios. A etapa seguinte é aquela em que a proposta já foi validada e a empresa está pronta para o mercado. Por fim, temos as empresas que se tornam casos de sucesso e exemplos para outras startups”, conta Brito.
As startups não possuem histórico operacional que sustente um plano de viabilidade convencional. Na busca pelo novo, elas não só podem desenvolver uma solução inédita de negócio e tornarem-se líderes do mercado por causa disso, como também podem ser precursoras de um setor inteiramente novo.
Um dos diferenciais destas empresas é a capacidade de ganhar espaço no mercado com estrutura reduzida. Como efeito, pelo menos até a formalização, surge uma relação de trabalho distinta da convencional, que atrai principalmente profissionais jovens.