Startup catarinense aposta em realidade virtual para conquistar mercado
A Rilix, especializada em realidade virtual, investiu no conceito de RV para conquistar o mercado de entretenimento, com o lançamento do Rilix Coaster.
Santa Catarina tem ganhado espaço entre os polos de tecnologia e inovação do Brasil nos últimos anos devido ao pioneirismo de diversas empresas, produtos e serviços oferecidos. Um dos destaques do último ano no segmento de entretenimento e games é a Rilix (http://rilix.com.br/) – empresa especializada em realidade virtual – que desenvolveu o mais completo simulador de montanha-russa com realidade virtual e o único do gênero no país. Com mais de 6 meses no mercado, o brinquedo já foi vendido para empresários e empreendedores de todas as regiões, do Amazonas ao Rio Grande do Sul.
Devido ao seu grande potencial de crescimento e desenvolvimento de produtos, a startup foi uma das 20 selecionadas para participar da 5ª turma do Programa de Capacitação StartupSC do Sebrae Santa Catarina.
“Participamos de um processo de seleção bastante rigoroso, foram mais de 160 startups inscritas e ficamos entre as selecionadas. Apesar da Rilix ter pouco tempo de mercado nosso produto já faz grande sucesso e achamos muito importante para continuarmos a ter um crescimento saudável e profissionalizarmos ainda mais a gestão”, destacam os sócios proprietários da RILIX Lennon Romano Bisolo e Franco Gonçalves.
Exploração de uma ideia
Lennon é professor universitário do curso de Design de Jogos e Entretenimento da Universidade do Vale do Itajaí (Univali), mestre em Computação e um amante de games desde a infância. Franco é um profundo conhecedor em eletrônica, capaz de construir equipamentos diferenciados e talentoso gestor. Da união de esforços surgiu uma ideia: a de criar um brinquedo totalmente inovador com a utilização de um óculos de realidade virtual de última geração lançado há pouco mais de um ano por uma empresa norte-americana.
A primeira tentativa foi a criação de um simulador de asa delta acompanhado pelo uso dos óculos com realidade virtual. Para isso, os jovens empreendedores foram a campo, buscaram com um instrutor de voos de asa deltas todas as informações necessárias para a utilização do equipamento. Depois de muitas pesquisas, desenvolveram um ousado brinquedo onde o público se dependurava em uma asa-delta real e experimentava todas as sensações através dos óculos.
Esse equipamento totalmente diferenciado foi apresentado em uma feira catarinense e chamou muita atenção. Porém como a sensação de realidade é totalmente imersiva tanto pelo visual obtido através dos óculos como pelas emoções físicas geradas pela asa delta, muitas pessoas que experimentaram o brinquedo não conseguiam concluir o percurso pelo detalhamento técnico necessário para o voo. Além disso, o equipamento por ser muito pesado poderia causar transtornos na hora do transporte.
“Começamos a buscar por um brinquedo que fosse simples de usar, portátil e de fácil operacionalização. Além de ser diferente de tudo o que já havia no mercado, que fosse empolgante e inovador”, contam os empresários.
Após mais pesquisas e estruturação da equipe foi desenvolvido o Rilix Coaster – um simulador de montanha russa completo que alia hardware sincronizado com software de realidade virtual que proporciona 100% de imersão. De fácil manuseio, o equipamento pesa 45 quilos e não precisa de manutenção. A bordo de um carrinho de montanha russa e com a utilização dos óculos, é possível escolher 17 passeios que podem ser utilizados por pessoas de qualquer idade. Para ficar ainda mais eletrizante o carrinho gera vibrações em momentos de alta velocidade, que podem chegar até 140 km/h, o que faz com que as pessoas se movimentem conforme o trajeto realizado. Os cenários vão de nevascas, passando por montanhas tropicais a praias além de guerras e ficção científica. Com o uso dos óculos é possível ver todos os detalhes em 360º.
“Iniciamos as atividades da empresa com uma estrutura bem enxuta em um sistema de coworking. Atualmente concentramos todos os processos (desde a construção dos carrinhos até o desenvolvimento dos cenários) em um só lugar ao transferir a empresa para um espaço com mais de 220 m² em Balneário Camboriú”, ressaltam.
Com a ampliação e a unificação dos departamentos foi possível aumentar a produtividade de 2 a 3 carrinhos por mês para 8 unidades. A expectativa é dobrar esses números e passar a atender em breve o mercado internacional.
Rilix Coaster – um case de sucesso
Rilix Coaster, como é conhecido o brinquedo, foi apresentado ao mercado pela primeira vez durante uma feira de negócios voltada para parques e festas em São Paulo em 2014. O estande teve sucesso absoluto de público e foram comercializados 13 equipamentos que estão instalados em diversos estados do país, como Amazonas, Sergipe, Rio de Janeiro, São Paulo e Rio Grande do Sul. Hoje já estão no mercado 25 unidades.
Para quem deseja investir nessa ideia, o brinquedo custa R$ 44 mil e segundo relatos de clientes, a lucratividade do simulador pode chegar a mais de R$ 30 mil por mês – o que possibilita o retorno do investimento em apenas 2 meses. Os principais compradores são empresas de turismo em geral, buffets infantis e empreendedores que exploram o produto em shoppings, eventos e outros, através da comercialização de tickets.