Up Points, de Florianópolis, utiliza sistema de monitoramento para avaliar comportamento de consumo
A catarinense Up Points (http://www.uppoints.com) foi escolhida como uma das 10 startups mais promissoras da América Latina pelo portal Pulso Social. As startups foram avaliadas nos quesitos inovação, dinheiro investido e tempo de vida (podiam ter, no máximo, dois anos).
A Up Points é uma startup de tecnologia B2B, fundada pelos amigos Cristian Fernandes e Graciliano Passos, e utiliza redes neurais artificiais para realizar análises do comportamento de consumidores e de produtos em ponto de vendas da indústria e varejo. Isto por meio de inteligência artificial, mais especificamente por deep neural network (sistema que se baseia na aprendizagem de vários níveis de representações), utilizando uma câmera que trabalha 24 horas por dia, sete dias por semana, tirando uma foto por segundo.
Além de eficiente, a plataforma é barata: a instalação custa em torno de US$ 100 e não exige interferências no ambiente original. Basta uma câmera e uma única imagem do produto.
Após ser instantaneamente tratada de forma que a identidade do consumidor seja mantida sob sigilo, cada fotografia que apresenta alteração de cenário (um produto vendido, por exemplo) é enviada ao cliente. Ele pode, ao receber a informação, tomar as medidas necessárias à reposição do item ou, quem sabe, até providenciar uma estratégica mudança de posição do mesmo na prateleira ou nos corredores do estabelecimento.
“Com este sistema, é possível saber quanto tempo uma prateleira ficou sem um produto, quantas unidades foram comercializadas em uma determinada faixa de tempo, quanto tempo o consumidor levou para escolher aquele item e qual a melhor localização para cada mercadoria”, enumera Cristian Fernandes, um dos fundadores da Up Points.
Para explicar a aplicabilidade da técnica na prática, Fernandes usa como exemplo um estabelecimento dedicado à comercialização de cervejas. “A loja pode baixar o preço da bebida na sexta-feira apostando em um maior consumo no final de semana. Os clientes compram o produto muito rápido e ele esgota. Conclusão: o estabelecimento vendeu rápido, mas não vendeu mais, porque não tinha controle de estoque para saber quanto este deveria ser reabastecido, ficando o produto em falta no final de semana”, exemplifica.
A Up Points é uma das startups participantes do programa de capacitação Startup SC, desenvolvido pelo Sebrae/SC, juntamente com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), que visa o desenvolvimento e fortalecimento das startups catarinenses.