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Startup catarinense será acelerada pela Techstars

Startup catarinense será acelerada pela Techstars

Navarra Tech, startup acelerada pela Darwin Startups, foi aprovada pela Techstars Energy Accelerator

Com o objetivo de alcançar o mercado global de energia, a startup Navarra Tech, passará quatro meses em Oslo na Noruega no programa de aceleração da Techstars em parceria da Equinor, uma empresa internacional de energia com cerca de 20.000 colaboradores em mais de 30 países pelo mundo. O programa também conta com o apoio da Capgemini e da Kongsberg e investe em soluções que resolvem quatro problemas na área de energia: óleo e gás, novos modelos de negócios, digitalização e energia renováveis. 

A Navarra é uma startup que surgiu no mercado financeiro, desenvolvendo algoritmos de negociação de renda variável na B3 (Bolsa de Valores do Brasil) e em criptomoedas. Em 2018 pivotou o modelo de negócio para trabalhar com o mercado de trading de energia elétrica. Desde então, já desenvolveu MVPs e POCs com grandes players desse mercado. Em Agosto de 2019 lançou a plataforma de trading Navarra Trader, desenvolvida em conjunto com a Votorantim Energia, e o primeiro feature lançado foi o de leilões de energia.

De acordo com Daniel Barra, CEO da Navarra: “O nosso objetivo ao entrar nesse meio é trazer transparência e eficiência aos processos de formação de preço e negociações. Queremos trazer o que conhecemos de tecnologia do mercado financeiro tradicional para melhorar a vida dos traders e dos participantes de mercado. A oportunidade de participar de uma aceleração do nível da Techstars nos deixa bem mais preparados para atingir esse objetivo.”

Experiência sobre o processo seletivo

Centenas de startups aplicam para o processo seletivo e ele conta com algumas etapas. A  primeira é análise do formulário online e a segunda é entrevistas via videoconferência. Na última etapa, são selecionadas as 20 melhores startups e elas vão para Oslo realizar um pitch presencialmente para a equipe responsável pelo programa, incluindo profissionais da Equinor, Techstars, Equinor Ventures, Kongsberg e Capgemini. 

Das 20, 10 são selecionadas para compor o batch e participar das 13 semanas de aceleração. Durante o programa há atividades todos os dias, incluindo duas semanas chamadas “Mentor Madness”, nas quais as startups são colocadas para conversar com 100 mentores, um de cada vez, e depois selecionar os cinco que os acompanharão na trajetória. 

Ao fim das 13 semanas, ocorre o Demo Day – um evento que apresentará as empresas para centenas de pessoas, incluindo investidores do mundo todo. 

Dicas de como receber investimento e aceleração fora do Brasil

Na Navarra, estamos longe do sucesso. As dicas aqui são baseadas na nossa experiência, e não devem ser interpretadas como uma receita do sucesso e sim apenas algumas dicas e aprendizados que funcionaram para nós.

1 – Escolha o programa que se encaixe perfeitamente para sua startup

A Techstars particularmente possui dezenas de programas de várias verticais (energia, fintech, espaço, etc). Entender as particularidades e o funcionamento de cada programa te permite escolher a que melhor se encaixa com sua empresa. Importante ressaltar que essa avaliação não pode ser somente de qual agrega mais pra você, mas também qual o valor que você pode entregar para os parceiros estratégicos. 

2 – O pitch e o processo seletivo tem que ser feito em inglês fluído

Se você não fala um inglês que seja perfeitamente fluído, recomendo treinar ou achar alguém da sua equipe que fale. Por mais que os programas vendam muito a ideia de que são agnósticos à sua origem, eles sabem que a comunicação eficiente influencia muito na sua capacidade de gerar negócios internacionais. 

Nossa sugestão é viajar para algum lugar que fale inglês e tentar captar investimento por 2 semanas. Se você captar, ótimo. Se não captar, passou por uma bateria de tentativas que te deixaram muito mais preparado para um processo seletivo de uma aceleradora. Sei que isso não é viável pra todo mundo, mas para nós foi algo que fizemos e nos ajudou bastante.

3 – Warm intro 

Contatos são tudo e uma boa recomendação te faz pular na frente da concorrência. Nós fizemos via Darwin Startups, nossa aceleradora e investidora, e com isso, passamos direto para a fase de entrevistas. Mas essa não é a única forma. A primeira coisa que nós recomendamos é participar de Startup Weekends, pois te oferece uma experiência incrível tanto para aprendizado quanto para networking.

“A Darwin Startups acredita no poder da comunidade e por isso, tem parcerias estratégicas para dar suporte às suas startups aceleradas a abrirem mercado global e/ou captarem investimento no exterior. Atualmente somos mantenedores da Techstars no Brasil e fazemos parte do Techstars Affiliate Program. Ficamos felizes em saber que a nossa recomendação deu certo e que a rede da Darwin conseguiu gerar valor à Navarra”, comenta André Hotta, diretor de marketing e comunidades da Darwin Startups.

4 – Ache seus pontos de venda chave, use e abuse deles

É importante entender quais são os pontos sobre sua empresa que gerarão uma atenção maior para alguém que não é do Brasil. Para nós foram as POCs e MVPs com as grandes empresa do nosso mercado. Usamos frases como “POCs with two of the top 5 energy companies in Brazil” sempre que podíamos. 

O fato é que os avaliadores veem muitos pitches por dia, e portanto dificilmente lembrarão de mais do que alguns pontos sobre sua empresa. Você tem que garantir que eles lembrem dos que mais te enaltecem.

5 – Pessoas, pessoas e pessoas

Aceleradoras de prestígio pegam empresas de vários estágios. O motivo disso é que elas aprenderam que mais importante do que a ideia ou a tração são as pessoas por trás. Por isso, é muito importante ressaltar o que torna sua equipe única e incrível (se sua equipe não é, você precisa resolver isso o quanto antes). 

Vale também citar exemplos que mostrem que vocês são resilientes, sabem ouvir, estão preparados para investir fundo em algo e entendem quando não deu certo e precisam tentar algo novo. O CEO, em específico, deve mostrar ter sangue no olho pra vencer, aconteça o que acontecer.

6 – Materiais

Tenha disponível materiais prontos para serem enviados. Nós fizemos um one pager (resumão em uma página), um pitch deck curto de 8 slides, um pitch deck de 20 slides e um long deck com 50 e poucos slides. 

Nunca envie de início os materiais longos. Envie coisas curtas e objetivas no começo. Após as conversas, pergunte se interessaria a eles um material mais longo. Caso concordem, você pode usar o “armamento pesado”. Outra coisa que fizemos que é bem atípico até onde eu sei foi uma carta do CEO para investidor. Nela descrevemos algumas histórias que já passamos, o que aprendemos com ela, e tentei passar uma imagem de quem nós somos.

7 – Quem não arrisca, não petisca

Achávamos que íamos passar na Techstars quando nos inscrevemos? Não! Até achávamos possível, mas um mega long shot. O fato é que são muitas variáveis que compõe a decisão dos program managers. Então, não tente fazer futurologia sobre o que vão achar da sua empresa. Caso não passe, no mínimo vai aprender com as perguntas que serão feitas. 

A decisão de ir para Europa é a certa? Não sabemos, mas estamos dispostos a correr este risco. Afinal, quem não arrisca, não petisca.

Startup SC

A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina.