Startup SC divulga as 50 selecionadas para o Programa de Capacitação
Após recorde de inscritos, além de acesso à ferramentas para acelerar o crescimento do negócio, parte das empresas receberão investimento de R$1,25 milhão, por meio de parceria com a Fapesc
Estão definidas as 50 empresas que farão parte da 11º turma do Programa de Capacitação Startup SC em 2021. As startups terão direito a mentorias sobre diversos temas, como pitch, marketing digital, gestão financeira e de pessoas, todas ministradas por especialistas do mercado. Empreendedores de todas as regiões do Estado passarão pelas capacitações, nas cidades de Florianópolis, Joinville, Chapecó e Blumenau, a partir de 23 de abril e até 27 de novembro de 2021.
O Programa chega na 11º edição com um recorde de inscrições: 441 startups de 50 cidades catarinenses. Devido à procura expressiva e o alto grau de maturidade das startups interessadas no Programa, o Sebrae em parceria com a Associação Catarinense de Empresas de Tecnologia (ACATE) lançarão um programa inédito para 200 empresas, com potencial escalável e inovador, que se candidataram mas não estão entre as 50 primeiras colocadas. Mais informações sobre a iniciativa serão anunciadas em breve, nos canais das entidades.
Luc Pinheiro, diretor técnico do Sebrae, ressalta que “nosso Estado é, naturalmente, inovador e empreendedor, e ultrapassar mais de dez edições de uma iniciativa que contribui para fomentar esse cenário nos dá a certeza de que estamos cumprindo com a nossa missão, que é proporcionar os meios de desenvolvimento o desenvolvimento econômico de micro e pequenas empresas e incentivar a criação de novos negócios.” Das startups selecionadas, 10 possuem cofundadoras mulheres e, de acordo com Pinheiro, é um número inédito na história do programa. “Ainda temos muito espaço para crescer e muitas empresas para ajudar”.
Modelos de negócio e aceleração
Os modelos de receita e segmentos dos inscritos na 11ª turma são: empresas de software como serviço (45%); B2B, ou seja, startups que oferecem soluções para outras empresas (44%); negócios B2C, que oferecem produtos diretamente para o consumidor final (12%); e modelos mistos que vendem tanto para empresas quanto para consumidor final (29%). As cidades com os maiores números de inscritos são: Florianópolis (38%), Blumenau (9%), Joinville (8%), Chapecó (7%), Criciúma (3%), Balneário Camboriú (3%), Itajaí (3%), Palhoça (3%), Rio do Sul (2%) e São José (2%). Dos projetos submetidos, 56% possuem clientes pagantes.
Esta edição conta com um edital no valor total de R$ 1,25 milhão, em parceria com a FAPESC, para acelerar as 25 empresas com melhor desempenho, entre as participantes do projeto. “O Startup SC é um programa maduro e com essa articulação, a Fapesc objetiva fomentar novos negócios e gerar inovação dentro do ecossistema estadual, incentivando novos participantes e criando condições de crescimento para os projetos maduros. Queremos atrair talentos e gerar riqueza, desenvolvimento e oportunidades”, salienta o presidente da Fapesc, Fábio Zabot Holthausen.
O Programa de Capacitação do Startup SC teve início em 2013 e, desde então, já impactou 270 empresas, de 28 municípios de Santa Catarina. Os mantenedores do Projeto Startup SC são: AMBEV, FEPESC, Bossanova, a55, Nuvini, 49 Educação, Invisto, Central Ailos, Associação Empresarial de Florianópolis (ACIF), Silvana Santana & Teston Advogados, DOT e a Questum. Contam ainda com o apoio da ACATE, Abstartups, Beta-I, Ágora Tech Park, Chapecó@, Blusoft e do Centro de Inovação de Blumenau.
Confira a lista de empresas selecionadas:
Turma de Blumenau
- Ambisis (Blumenau)
- Berkan Sistemas (Blumenau)
- CloudPark (Blumenau)
- Débito Direto (Blumenau)
- FASTBUILT(Blumenau)
- Fidegg (Rio do Sul)
- Magafilio (Rio do Sul)
- SENTYNELA(Rio do Sul)
- Sta.Dica (Blumenau)
- Varejocloud (Blumenau)
Turma de Chapecó
- AUTOMAX (Chapecó)
- Clínica nas Nuvens (Xanxerê)
- CLUBES ASSOCIADOS SOFTWARE (Xanxerê)
- Dr. Snoopy (Pinhalzinho)
- iopoint (São Miguel do Oeste)
- Loy Legal (Chapecó)
- Memoriam(Chapecó)
- Nextransport (Chapecó)
- Prix Tech (Luzerna)
- Razonet (Joaçaba)
Turma de Joinville
- ClienteSmile (Lages)
- Dscomm (São Bento do Sul)
- Eleve CRM (Joinville)
- Erah (São Bento do Sul)
- iTFLEX Tecnologia (Joinville)
- Multipedidos (Joinville)
- Multiplicame (Joinville)
- Serena (Joinville)
- StackX (Joinville)
- Wishbox Technologies (Balneário Camboriú)
Turma de Florianópolis
- API PASS (Florianópolis)
- Auten Energy (Florianópolis)
- Biocelltis (Florianópolis)
- CargoBank (Balneário Camboriú)
- Creditares (Florianópolis)
- Dautin Blockchain Co. (Itajaí)
- Eveclass (Florianópolis)
- FazendaCheia (Florianópolis)
- Guia da Alma (Florianópolis)
- Inside the Box (Florianópolis)
- Keeps Learning (Florianópolis)
- Miner Tecnologia (Criciúma)
- Openbox.ai (Florianópolis)
- PlayBPO (Florianópolis)
- PREDIALIZE (Florianópolis)
- QUIRON (Lages)
- Refera(Florianópolis)
- TASKDO (Braço do Norte)
- Vendee (Florianópolis)
- Wellbe (Florianópolis)
A iniciativa Startup SC é idealizada pelo Sebrae/SC com o objetivo de fomentar o empreendedorismo e inovação no estado de Santa Catarina. Por meio de eventos, como o Startup Summit, missões internacionais com empreendedores catarinenses e do programa de capacitação Startup SC, o projeto incentiva o ecossistema de tecnologia. Em 2020, mais de 28.000 mil pessoas foram impactadas durante os eventos. As dez turmas de capacitação apoiaram 892 empreendedores e 270 startups.