Atualmente Santa Catarina tem um papel privilegiado nacionalmente no setor de tecnologia, com empresas de diferentes portes, incluindo aí startups.
As startups são feitas em sua maioria por ideias, mas os projetos que alcançam sucesso são aqueles cujas ideias são baseadas em problemas reais. Essencialmente uma startup existe para resolver um problema, de algum cliente, seja ele B2B ou B2C. Se não há um problema ou necessidade, provavelmente não há mercado para o produto que essa startup quer oferecer. Quanto mais difícil de enxergar esse problema, mais inovador é o negócio. Então uma startup para se diferenciar precisa entender quem é o cliente que ela quer atender, qual o tamanho do mercado, e principalmente, como resolver a ‘dor’ que este cliente possui. Encontrar essa combinação de problema/solução deve ser a preocupação principal do empreendedor nos momentos iniciais da startup.
Como gerente de inovação do Sebrae Santa Catarina, recebo diversos e-mails com dúvidas sobre qual a melhor forma de iniciar uma startup, como tirar uma ideia do papel, como prospectar clientes, como encontrar um programador ou sócio, etc. E para todas estas perguntas, minha resposta é sempre a mesma: Participe de uma edição do Startup Weekend.
O Startup Weekend é um evento de três dias que reúne empreendedores, desenvolvedores, designers e especialistas em diferentes áreas para trabalhar em projetos de criação de startups. Durante o evento, os participantes têm a oportunidade de transformar suas ideias em protótipos, aprender novas habilidades e conhecer outros empreendedores. Além disso, eles têm acesso a mentores experientes e palestrantes convidados que compartilham seus conhecimentos e experiências. O objetivo do Startup Weekend é acelerar o processo de criação de startups, fornecendo um ambiente colaborativo e altamente concentrado para testar e validar ideias de negócio em um curto período de tempo. O evento é realizado regularmente em várias cidades pelo mundo e tem sido um sucesso em todos os lugares.
Entretanto, em um startup weekend só podem participar projetos que estão em fase inicial, ou seja, em ideias. Projetos que já foram implementados no mercado, não são aceitos, pois a ideia é justamente identificar e desenvolver ideias inovadoras.
O Startup Weekend geralmente é realizado durante um fim de semana, de sexta a domingo. No primeiro dia, os participantes apresentam suas ideias de negócio e formam equipes com outros interessados. Em seguida, os participantes trabalham juntos em seus projetos durante o fim de semana, com o apoio de mentores experientes e palestrantes convidados. No final do evento, as equipes apresentam seus protótipos e recebem feedback de um painel de avaliadores.
O Startup Weekend foi criado em 2007 por Andrew Hyde, que organizou o primeiro evento em Boulder, Colorado. Desde então, o evento se expandiu para várias cidades pelo mundo e já ajudou a lançar dezenas de startups de sucesso.
Em todo o mundo, o Startup Weekend já impactou mais de 428 mil pessoas, sendo o Brasil o país com o maior número de eventos; em Santa Catarina, o Sebrae é o parceiro da Techstars, por meio do projeto Sebrae Startups. Todas as edições do estado contam com patrocínio da AWS, Lab 365, Questum, Invisto, Investidores.VC, Zendesk, 49 Educação, Ailos, BossaNova / Inova Startups, KLab, Senior Sistemas, SST Advogados, Tiflux e Zoho. Além disso, uma particularidade importante do evento é que a organização é 100% voluntária. Os organizadores, staff, mentores e palestrantes trabalham durante o evento em prol da disseminação do empreendedorismo.
Quer tirar sua ideia do papel? Participe do Startup Weekend!