Startups em crescimento: como valorizar a empresa para aumentar sua liquidez
Todos os anos surgem novas empresas e marcas no Brasil, abrangendo diversos segmentos e mercados, incluindo startups em crescimento (scale-ups). Desde que essa modalidade de funcionamento foi descoberta, cada vez mais investidores demonstram o desejo de fazer parte do negócio.
Prova disso são os dados da Associação Brasileira de Startups (ABStartups). Entre 2015 e 2019, o número de startups mais que triplicou, passando de 4.151 para 12.727. Quem atua na área vai lembrar que não faz muito tempo desde que as primeiras inovações começaram a surgir.
O número representa uma quantidade significativa de empreendedores que resolveram bancar o próprio sonho. Para isso, deram vida a inovações tecnológicas, métodos de aprendizado e até mesmo de trabalho.
E a ascensão não para por aí. Conforme dados de um estudo realizado pela consultoria americana McKinsey & Company, o Brasil é um dos principais polos de inovação e crescimento em tecnologia. E este é um dos fatores que mais contribuem com o surgimento de mais startups.
Entretanto, para assegurar a criação e a consolidação desse modelo de negócio, é imprescindível que exista um plano de crescimento. Este plano deve ser capaz de acompanhar a evolução em cada um dos estágios. Ficou curioso? Então continue a leitura e saiba mais sobre startups em crescimento!
Startups em crescimento: importância de pensar sobre liquidez
Quem já atua no mercado de startups em crescimento, entende a importância de pensar sobre a liquidez do negócio. Neste aspecto, estamos tratando sobre as características e variáveis que influenciam no momento de venda de seu negócio.
Além da taxa de crescimento e demais métricas financeiras e operacionais, vale lembrar que “esqueletos no armário” trarão complexidade e penalidades para a negociação. Muitas vezes, podem até deixar a startup sem liquidez (ou sem potenciais compradores).
É importante lembrar de que ter a “casa arrumada” é fundamental para determinar possíveis investimentos. Isso também está diretamente associado ao crescimento das startups. Assim, é fundamental ter aspectos societários, contábeis, trabalhistas, entre outros, em ordem. Um cenário organizado influencia na avaliação de um investidor e/ou comprador antes de assinar o cheque.
Ter as métricas como número de clientes, churn, LTV e o CAC organizadas também é imprescindível para conversar com potenciais investidores ou compradores.
Os números de aportes em startups aumentam ano após ano, demonstrando a quantidade de oportunidades de captação e a maturidade do ecossistema brasileiro. De acordo com o relatório Inside Venture Capital, até maio as startups brasileiras receberam US$ 3,2 bilhões. Esta quantia representa 90% do aporte do ano anterior, finalizado em US$ 3,54 bilhões. O valor é expressivo e abre margem para um cenário de startups em crescimento e aceleração.
Estratégias orgânicas e inorgânicas para startups em crescimento
Já foi possível perceber o quanto o crescimento do projeto pode impactar em diversos aspectos futuros quando o assunto é startups em crescimento.
Por isso, é essencial que você saiba a relevância do método de growth hacking e das estratégias envolvidas nisso. O método envolve são todas as ações que uma empresa pode fazer em busca da expansão. O intuito desse mecanismo é auxiliar na valorização do negócio, contribuindo com a liquidez.
De acordo com Rafael Assunção, um dos mentores do programa de capacitação Startup SC, essa fórmula precisa de um foco central. “O principal pilar deve ser o entendimento de uma estratégia de crescimento baseada, de um lado, na expansão da base de clientes (aquisição de novos clientes) e, do outro lado, na expansão do ticket médio (aumento do ARPU)”, afirma.
Vale mencionar que essas estratégias podem ser orgânicas ou inorgânicas. No primeiro caso, acontecem por meio de soluções pensadas dentro da própria startup — com melhorias de processos e novos serviços. Já no segundo, se dão com a aquisição de outras instituições. Conheça a seguir um pouco mais sobre cada um desses caminhos possíveis para startups em crescimento.
Expansão da base de clientes
Para aumentar a base de clientes, o índice do LTV sobre o CAC deve estar positivo. Ou seja, a startup precisa pagar um valor aceitável para conquistar novos clientes. Otimização de processos, melhorias no modelo de vendas e atendimento são algumas soluções que podem contribuir com bons índices.
Expansão do ticket médio
No caso da expansão do ticket médio, uma alternativa pode ser a implementação de novas utilidades. “Esses serviços podem contemplar algum tipo de set-up da solução, implementação e treinamento, de forma a aumentar a chances de seu cliente usar a solução da maneira adequada e ter melhores resultados”, aponta Rafael.
Outra ideia é investir em modelos que priorizam soluções capazes de reduzir os custos e aumentar o lucro. Planejar uma expansão com serviços financeiros ou com o crescimento de vendas é o caminho mais indicado e que pode agregar valor para a startup e para o cliente.
Além de manter startups em crescimento e a rentabilidade, o foco é oferecer para o cliente sempre mais do que ele precisa, mesmo que seja necessário entregar outro serviço ou solução. Essa decisão será capaz de criar um vínculo nessa relação.
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