#SWFloripaWomen fecha com legado empreendedor e empoderamento feminino
Evento encerrou na noite deste domingo (08/10), após 54 horas de atividade. Mais de cem pessoas participaram do evento.
A segunda edição do Startup Weekend Women Florianopolis movimentou o Sebrae Santa Catarina ao longo do fim de semana. Promovido pela Techstars e Google Entrepeneurs, em parceria com o Sebrae/SC e Governo do Estado de Santa Catarina, o objetivo do evento foi criar em 54 horas uma startup, como são chamadas as empresas iniciantes na área digital.
Em seu último dia, o #SWFloripaWomen começou com as dicas sobre o pitch com a empreendedora da empresa 33 e 34, Tânia Gomes, que indicou a necessidade do foco no modelo de negócio. Durante o pitch as dicas de Tânia Gomes foram:
- Mostrar a validação: mostre como e com quem foi valido, assim você apresenta que há pessoas realmente interessadas em seu negócio.
- Mostrar a execução e design: mostre o que você já fez, qual a cara do seu MVP? As pessoas conseguem usar?
- Modelo de negócio: deixe claro como você vai ganhar dinheiro! Quais são as necessidades que seu negócio ainda precisa?
O Startup Weekend conta com a metodologia ZERO TO HERO que é constituído de fases que permitem transformar a ideia em negócios. Ao longo do final de semana as startups passam da ideia (ZERO), hipótese de problema, problema validado, hipótese de solução, solução validada e finalmente o pitch para ser um HERO!
O aprendizado do SW
Dentre os aprendizados do startup weekend pode-se citar as novas parcerias que são surgidas durante o evento! Muitas equipes seguem suas atividades na mesma ideia ou ainda em ideias diferentes abrindo novos negócios. O evento abre oportunidades pois possibilita a aproximação das pessoas a realidade empreendedora fortalecendo o ecossistema catarinense, afirma Milena Maredmi Correa Teixeira – uma das organizadoras do evento.
Segundo Carlos Chiodini, secretário da Secretaria de Estado Desenvolvimento Econômico Sustentável “Mais do que construir um negócio em 54 horas o Startup Weekend gera oportunidades de melhorar seu comportamento empreendedor. É possível competir, buscar clientes, errar, acertar, desistir do negócio e começar outro. A intenção do Governo em participar do projeto é que Santa Catarina tenha uma rede de empreendedores preparados para gerar novas oportunidades negócios, emprego renda e riquezas para nossa gente”.
A edição women 2017
Em sua segunda edição em Florianópolis, as mulheres ganham espaço no mundo do empreendedorismo. A principal diferença é que 75% dos organizadores, mentores, jurados e participantes são mulheres. Com os números crescentes de mulheres empreendedoras, uma edição Women se justifica claramente, buscando mostrar a essas mulheres que tecnologia e inovação estão intimamente ligadas com empreendedorismo. Esse é o foco da edição Women.
O evento contou com mais de 100 participantes e, no último dia, as três equipes vencedoras foram premiadas. Esse ano, foram 52 ideias com 13 equipes que pivotaram e chegaram em soluções que resolvem problemas reais.
As equipes vencedoras foram:
- 1º lugar: Memorizze – Aplicativo para melhorar a vida de pacientes com Alzeimer e seus familiares;
- 2º lugar: Sobrou na Obra – Plataforma onde pessoas possam vender materiais que sobraram de obras;
- 3º lugar: Nave Onboarding e Perfomance – SaaS para onboarding e acompanhamento da performance dos colaboradores;
- Menção honrosa: Valoriza Artesã – Plataforma que aproxima o artesão do consumidor final, vendas de produtos.
O Startup Weekend já teve edições em mais de 1.200 cidades ao redor do mundo. A edição de Floripa teve como patrocinadores o Sebrae/SC, Governo do Estado de Santa Catarina, Senior Sistemas, Unisul, Pipz Automation, Sofplan, Scaliot, Darwin Starter, Foresee, Pague Veloz, e portal StartSe.
Gostou? Não conseguiu participar? Então fique ligado que ainda esse ano tem mais edição por ai! #SCStrong #GoGoGo